Blog do Agro

Adílson Olivatto e Gerson Stein: histórias de dedicação ao cultivo de tomate

Os produtores do interior de São Paulo falam sobre suas trajetórias e contam quais são suas estratégias para manter a produtividade das lavouras02 de agosto de 2023 /// 7 minutos de leitura

O tomate pode ser cultivado durante o ano inteiro, mas para isso é necessário realizar o manejo adequado, adubar, controlar pragas e fornecer a quantidade ideal de água. Na região de Campinas, no interior de São Paulo, dois produtores se dedicam à produção dessa fruta de sol a sol: Adílson Olivatto e Gerson Stein.

Adílson cresceu em contato com a terra, já que o pai dele sempre trabalhou em fazendas. Seguindo os mesmos passos, ele passou a trabalhar como tratorista em um sítio vizinho, quando ainda era bem jovem. Com o tempo, tornou-se encarregado e chegou a sócio, até começar seu próprio negócio em Monte Mor.

A primeira plantação de Adílson, nessa trajetória de mais de 40 anos na agricultura, foi justamente uma lavoura de tomate. Atualmente ele também produz grãos como soja e milho.

"A tecnologia avançou muito desde quando começamos. Não existia a técnica de mulching que, além de gerar economia de água, evita plantas daninhas. A Bayer também lançou um dos primeiros herbicidas para tomate. Usamos produtos sempre respeitando o meio ambiente, a saúde dos nossos colaboradores e a do consumidor final", conta.

Para manter a saúde e produtividade de sua lavoura, Adílson diz que ajusta a estratégia de manejo de acordo com a época do ano, com mais atenção para doenças no primeiro semestre e controle de pragas no segundo semestre, considerando as características do clima da região.


Anos de conhecimento e parcerias sólidas

Outro sistema essencial na plantação de tomate a céu aberto, tanto de Adílson como de Gerson Stein, é a irrigação por gotejamento. Gerson explica que, para o cultivo de tomate, a temperatura do solo deve ser amena, nem muito quente, nem muito fria, e é aí que a irrigação faz sua parte.

Aliás, ele tem conhecimento de sobra sobre a fruta, já que sua família possui um histórico de 70 anos nessa atividade.

"Começou com meu avô na década de 1950 e continuou com meu pai nos anos 70. Eu me formei como técnico em eletrônica, mas em meados de 1990 vim trabalhar com meu pai, gostei e fiquei. Meu filho também está comigo, então iremos para a quarta geração na cultura do tomate."

Com tanta experiência na agricultura ao longo desses anos, Gerson enxerga uma maior aproximação na relação entre produtores rurais e consumidores. Para ele, de modo geral, o caminho para os produtos agrícolas é a certificação, a fim de mostrar ao consumidor que ele pode consumir aquele alimento em segurança. "Nós usamos, sim, defensivos agrícolas, mas com responsabilidade", acrescenta.

E para que isso seja possível, Gerson e Adílson sabem que é preciso ter parcerias confiáveis. Neste ponto, eles podem contar com o portfólio de produtos Bayer para suas lavouras, como Belt®, Antracol®, Bayfolan e Sencor®.

"Essa parceria com a Bayer vem desde os anos 1990, sempre desenvolvendo produtos que respeitam o meio ambiente, a carência e a segurança humana, isso é muito importante", conclui Adílson.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.