Projeções para o agro em 2025
Confira análises sobre o setor e os grandes números estimados para soja, milho e carnesA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou as perspectivas para o agronegócio no próximo ano. O PIB do setor deve registrar um terceiro ano consecutivo de queda, mas esse recuo reflete um ajuste natural nos preços, após o expressivo crescimento de 22% em 2020, durante a pandemia.
O Brasil deve ter uma safra robusta em 2024/2025. Para a soja, é esperada uma sobra de quase 20% na produção, o que deve estabilizar os preços. Já no milho, a expectativa é de uma recuperação de 4% na produção após a quebra neste ano na segunda safra, com cenários similares aos da soja em relação à oferta e demanda global.
Setor de carnes também é destaque
O setor de carne bovina também merece destaque: a margem de consumo interno deve permanecer apertada, mas o Brasil continua como principal fornecedor mundial, com exportações de 3,6 milhões de toneladas, bem acima da Austrália. Apesar de desafios, como os altos custos de produção e impactos climáticos, o consumo de carne bovina brasileira recuperou os níveis pré-pandemia, alcançando recordes históricos de exportação.
Desafios e oportunidades no cenário global
Além disso, questões políticas e internacionais devem continuar influenciando o agro brasileiro, como as tensões no Oriente Médio, com impacto nos custos logísticos e no fornecimento de fertilizantes; e a política externa dos Estados Unidos, que pode abrir novas oportunidades de mercado ou trazer desafios.
Em termos de produção, 2025 promete ser um ano melhor. O produtor rural brasileiro deve seguir resiliente, investindo em tecnologia e gestão para superar desafios e aproveitar as oportunidades que o cenário global apresenta.
“Minha visão para a próxima safra é otimista. O Brasil deve produzir um grande volume de soja e milho. Além disso, o câmbio está favorecendo os preços.
Que em 2025 o agro brasileiro avance, conquiste participação de mercado nas exportações mundiais e consolide, cada vez mais, o Brasil como a fábrica de alimentos do nosso planeta" afirma Marcos Fava Neves, professor da USP e da Harven Agribusiness School.
Motivos para celebrar!
Comemoramos um feito histórico na comunicação do agronegócio: a produção e divulgação de duzentos programas Impulso News ao longo de 4 anos, com os conteúdos mais relevantes sobre o setor.
Agradecemos você, produtor, por nos acompanhar e fazer parte desta jornada junto com a Bayer! Desejamos um 2025 de muita prosperidade e união, para que continuemos transformando o agro nacional!