Blog do Agro

Sidney Fujivara: semeando conhecimento no agro

Conheça o produtor do interior de SP que investe em conhecimento e tecnologia para dar continuidade à uma história que já dura três gerações07 de junho de 2023 /// 6 minutos de leitura

O conhecimento é a principal ferramenta do produtor e engenheiro agrônomo Sidney Fujivara para conduzir a gestão de suas lavouras de grãos em Capão Bonito, no interior de São Paulo.
Ele faz parte da terceira geração da família dedicada ao agro. Tudo começou quando os avós de Sidney vieram do Japão para o Brasil, em 1929, para trabalhar nas lavouras de café. Mas, com o tempo, eles sentiram a necessidade de buscar culturas diferentes. "Os japoneses gostam muito de hortaliças e verduras, por isso, eles procuram um lugar com clima mais ameno. Em 1949 eles vieram para Capão Bonito e começaram o plantio de batata, cebola, tomate, milho", relembra o produtor.

E o que começou com os avós dele, aos poucos, foi envolvendo toda a família. Nos anos 1970, o pai de Sidney entrou para o negócio e deu início à produção de feijão e milho, além da batata.

Sidney, que cresceu acompanhando os trabalhos da família no campo, sempre planejou dar continuidade a essa trajetória. Depois de formado, no início dos anos 1990, ele entrou para os negócios juntamente com seu irmão com o propósito de modernizar a gestão, adicionando novos conhecimentos e tecnologias que potencializaram o trabalho que já era realizado. Atualmente, são cultivados soja, feijão, milho safrinha e trigo nas terras da família.

"Hoje, vemos a nova geração chegando com as tecnologias. Eu acho que isso é um grande motivador porque eles gostam dessa evolução que a agricultura digital proporciona. No nosso caso, meu filho e sobrinhos estão operando bastante o Climate FieldView™ para agregar ao nosso negócio", conta.


Gestão de pessoas é um dos pilares do negócio

Agregar valor, aliás, é algo com o qual o Sidney Fujivara também se preocupa. Para isso, ele não tem dúvidas de que manter uma equipe feliz e motivada é fundamental. "A gestão de pessoas é um dos pontos mais importantes do nosso negócio. Eu gosto muito dessa questão do relacionamento, da conexão entre as pessoas, então fui buscar conhecimento nessa área."
Outro ponto que Sidney considera fundamental para o sucesso dos negócios é a formação de boas parcerias, e uma delas é com a Bayer. "A Bayer é uma empresa que se preocupa tanto com o lado da tecnologia, e o Climate Fieldview™ é uma prova disso, mas também é muito preocupada com a sustentabilidade do agronegócio", opina.


O futuro do agro é sustentável

Além de investir em ferramentas de agricultura digital, o produtor faz parte do programa PRO Carbono e diz que os resultados já começam a aparecer. Ele acredita que iniciativas como essa vão tornar, rapidamente, o agro cada vez mais sustentável.
Cuidar das pessoas, do negócio e da família: para Sidney Fujivara, essa é a missão de quem trabalha com a produção de alimentos. "É isso que traz uma grande satisfação de viver da agricultura, vislumbrar que o setor ainda vai crescer, se desenvolver e o mundo seguramente vai precisar do agronegócio brasileiro."

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.