Blog do Agro

Chuvas impactam a colheita de trigo

Entenda como o excesso de chuvas tem impactado a produtividade do cereal. Confira ainda, a queda na venda de soja no Brasil e mais destaques do agro06 de novembro de 2023 /// 3 minutos de leitura

As operações de colheita de trigo da safra 2023/2024 já atingiram mais de 67% de progresso. Contudo, os desafios climáticos decorrentes do fenômeno El Niño têm prejudicado as lavouras do grão, tanto em produtividade como em qualidade.

No Paraná, o segundo maior estado produtor de trigo do Brasil, o Departamento de Economia Rural projeta que serão produzidas quase 3,9 milhões de toneladas nesta temporada, representando uma queda de 17% ou 300 mil toneladas a menos do que o estimado em setembro. Ainda assim, a perspectiva é que a produção nacional cresça, em virtude do aumento da área.

Por outro lado, o excesso de chuvas aumentou a incidência de doenças e dificultou a colheita do grão com o teor de umidade ideal. Esse cenário acabou restringindo as aplicações do trigo pela indústria moageira ou na destinação de volumes para a alimentação animal.

Quanto ao impacto nos preços, segundo a consultoria Cogo, o valor da saca de trigo ficou 10% acima do registrado um mês atrás, indicando a busca pelo grão colhido antes da chuva.

O professor Marcos Fava Neves analisa esse cenário e comenta as perspectivas para a safra atual: "O Brasil está caminhando para sua autossuficiência no trigo e isso vai ser extremamente importante para a nossa balança comercial. O problema é a incidência de chuvas, que está atrapalhando o processo de colheita, a umidade no grão, a armazenagem e a questão operacional. São complicações que podem comprometer o resultado esperado para o trigo.


Venda da soja sofre retração no Brasil

O mercado interno de soja tem registrado uma divergência entre os preços solicitados pelos vendedores e as ofertas dos compradores, o que levou a uma retração no ritmo das vendas.

Conforme apontado por especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores estão concentrados no plantio, agindo com cautela frente aos desafios climáticos. Dessa forma, eles têm demonstrado pouco interesse em vender grandes quantidades de soja no mercado nacional.

Enquanto isso, os compradores indicam estarem abastecidos com a oleaginosa a curto prazo e estão monitorando o excesso da safra recorde obtida em 2022/23.


Prêmio Mulheres do Agro celebra a força feminina no campo

A sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro aconteceu no dia 25 de setembro, no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. A iniciativa idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio, destacou as práticas de nove produtoras rurais em pequenas, médias e grandes propriedades, nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e governança.
Além disso, foi lançada a categoria de “Ciência e Pesquisa”, estreando o reconhecimento de uma pesquisadora do setor.

As vencedoras que ficaram em terceiro lugar foram: Alessandra Barth, Cláudia Sulzbach e Mariana Veloso; em segundo lugar: Rossana Aboud, Claudia Araújo e Maíra Coscrato; e em primeiro lugar: Ana Paula Curiacos, Ingrid Graziano e Flavia Saldanha.

Por fim, a pesquisadora Patrícia Monquero conquistou a vitória na nova categoria.

Parabéns a todas essas mulheres que são referência e inspiram o protagonismo da mulher no campo a crescer cada vez mais!


Giro de notícias

O plantio de milho na Argentina atingiu 22% da área planejada, com um avanço semanal de 2,1 pontos percentuais, mas ainda 9 pontos abaixo da média dos últimos cinco anos.

As usinas do Centro-Sul do Brasil planejam estender a temporada de moagem da safra 2023/2024 até meados de dezembro, devido à safra recorde e preços elevados do açúcar.

Foram reportados focos de gripe aviária no México, Romênia e Bulgária em cepas de alto potencial de transmissão. O Brasil ainda mantém o status livre da doença.

Impulso Turbinado: transforme pontos em benefícios para sua lavoura

A Bayer preparou uma campanha imperdível: com o Impulso Turbinado, os produtores ganham 50% a mais de pontos em todas as notas fiscais cadastradas e aprovadas na Orbia. São pontos extras para você turbinar a sua lavoura com muitos benefícios. A campanha vai até o dia 10 de novembro, então aproveite e cadastre suas notas. E atenção: a campanha é válida para todos os clientes do Impulso Bayer de 1 a 5 estrelas. Para mais informações, consulte o regulamento.


Agenda da semana

O uso de tecnologia e a digitalização das fazendas têm sido fundamentais para a evolução e o crescimento da agricultura. No “Impulso Bayer Talks - Edição Digital”, que será realizado no dia 7 de novembro, serão debatidos os rumos desse mercado. O evento é presencial, mas será possível acompanhar a um bloco online, com um lançamento especial. Não perca! O evento começa às 15 horas, com transmissão pelo canal de Climate Fieldview no Youtube.

Por fim, o Doutor Agro destaca os pontos mais importantes para os produtores ficarem de olho na próxima semana:

- Operação de plantio no Brasil;
- Fechamento da safra norte-americana;
- Escalada da crise no Oriente Médio e seus efeitos no petróleo;
- Efeitos do clima na colheita do Brasil;
- Câmbio e logística.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.