Blog do Agro

Novas estimativas do USDA para a safra global

Confira os números projetados para as principais commodities agrícolas e outros destaques do setor
18 de outubro de 2024 /// 7 minutos de leitura

Relatório USDA: produção global de milho


O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apresentou novas projeções para a safra global da temporada 2024/2025. As poucas alterações para a soja e o milho não foram suficientes para grandes movimentações no mercado após a divulgação dos dados.

De acordo com o relatório USDA, a produção global de milho foi ligeiramente revisada para baixo, totalizando 1,217 bilhão de toneladas, enquanto o consumo subiu para 1,223 bilhão de toneladas. Nos Estados Unidos, porém, a produção foi ajustada para cima, alcançando 386,2 milhões de toneladas, com exportações e estoques finais acima das expectativas do mercado. Já no Brasil, a previsão foi mantida em 127 milhões de toneladas, com pequena elevação no consumo interno.

A tabela USDA também apontou redução na estimativa para a safra global de soja, agora projetada em 428,9 milhões de toneladas. Com isso, os estoques globais aumentaram para 134,6 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, a colheita de soja caiu para 124,7 milhões de toneladas, mantendo exportações e estoques inalterados.

Para o Brasil, a produção estimada segue estável, em 169 milhões de toneladas, reforçando o papel do país como um dos principais produtores globais.

Relatório USDA: quebra na safra americana de laranja e algodão


Os principais destaques do relatório USDA ficaram por conta do algodão e da laranja.

O órgão norte-americano reduziu a estimativa de colheita de pluma nos Estados Unidos para 3,1 milhões de toneladas, resultado dos danos causados pelo furacão Helene, especialmente nos estados da Geórgia e da Carolina do Norte.

No Brasil, a produção foi projetada em 3,7 milhões de toneladas, consolidando o algodão brasileiro como um dos mais requisitados do mundo.

No caso da laranja, o USDA estima que a produção na Flórida deverá cair 16% na safra 2024/2025, chegando a 15 milhões de caixas — número que ainda não considera os danos provocados pelos recentes furacões que atingiram o país.

A produção total de laranjas nos Estados Unidos foi projetada em 2,6 milhões de toneladas, uma queda de 5% em relação à temporada anterior, causada principalmente pelo avanço do greening.

“Esse relatório trouxe prejuízo para a safra de laranja, além de impactos dos efeitos climáticos sobre a produção de algodão nos Estados Unidos. No entanto, isso é fator positivo para a pluma brasileira. No caso dos grãos, houve poucas interferências nos mercados, mas não deixam de ser sinais importantes para o que vem pela frente”, comenta o professor Marcos Fava Neves sobre as novas estimativas para o agro mundial.

Giro de notícias

A primeira projeção da Conab para a safra de grãos 2024/2025 indica um recorde de 322,5 milhões de toneladas, mais de 8% superior ao registrado na temporada 2023/2024. Esse crescimento resulta de uma área cultivada quase 2% maior e de um ganho de produtividade média de aproximadamente 6%.

As exportações agropecuárias brasileiras também alcançaram um marco histórico, totalizando US$ 14 bilhões em setembro, alta de 3,6% em relação a 2023. Os principais destaques foram soja, carnes, setor sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais e café.

Na região Sul, a colheita de trigo tem pressionado os preços para baixo. Enquanto os vendedores flexibilizam valores para liquidar estoques da safra anterior, compradores aguardam o aumento da oferta da nova produção.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.