Blog do Agro

Práticas de preservação, crise energética na China e outras notícias do agro

Conheça algumas iniciativas de preservação no campo, como o Hotel de Abelhas do Impulso Bayer. Acompanhe a entrevista especial com a produtora Sônia Bonato, além de outras notícias e os destaques do agronegócio brasileiro21 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

O programa começa destacando algumas iniciativas que promovem a sustentabilidade na produção agrícola brasileira. Uma delas é da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que desenvolveu um novo método para monitorar a expansão de áreas com sistemas integrados no país. Entre as funcionalidades dessa ferramenta, que atua por meio de satélites, uma se destaca por identificar áreas que foram cultivadas com diferentes plantas em uma mesma safra, ou seja, que passaram por rotação de culturas.

Um exemplo desse sistema é a área do produtor César Leal, de Primavera do Leste (MT), cultivada com girassol, uma das espécies usadas na rotação, e utilizada para fabricar ração e outros produtos. Ele mostra que a plantação está no meio de seu ciclo, faltando aproximadamente 40 dias para a colheita. Leal também explica algumas curiosidades sobre as flores do girassol e como funciona o processo de polinização.

Por falar em polinização, no dia 03 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional das Abelhas, e outubro é o mês dedicado para a preservação desses importantes insetos. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), cerca de 70% das culturas agrícolas alimentares dependem das abelhas para serem produzidas.

O Hotel de Abelhas é um serviço do Impulso Bayer que tem por objetivo proteger as espécies de abelhas solitárias. Para falar sobre esse assunto, o programa recebe uma convidada especial: a produtora rural de Ipameri (GO), Sônia Bonato, muito querida pelo agro brasileiro e carinhosamente chamada de “Soninha”.

A produtora conta que foi até a TecnoShow, feira de tecnologia em agronegócio que acontece em Rio Verde (GO), e lá conheceu a iniciativa do Hotel de Abelhas, realizada pela Bayer, e ficou encantada com o que viu. Sônia conta que, ao receber o Hotel de Abelhas para ser instalado em sua propriedade, uma profissional da Bayer especializada foi até a fazenda para explicar todo o processo e a importância das abelhas e de sua procriação para agricultura.

A estrutura do Hotel de Abelhas instalada na fazenda de Sônia ajuda a proteger as várias espécies de abelhas solitárias, colaborando ainda com a polinização de plantas frutíferas e flores, e contribuindo para aumento da produtividade das lavouras. Para conhecer mais sobre o Hotel de Abelhas.

Produtora de soja e milho, Sônia Bonato diz ainda que a expectativa para a safra que está começando é positiva. Ela acredita que o Brasil quebrará novamente o recorde de produção, e o uso de tecnologias e novas cultivares são fundamentais para produzir com qualidade.

Crise energética na China e outras notícias

Um assunto que tem causado preocupação é a crise energética na China. Nos últimos dias, algumas indústrias de insumos no país informaram que estão parando as atividades devido a restrição energética. Vale lembrar que o Brasil importa grande parte dos insumos agrícolas da China.

Sobre isso, o professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, explica que a parada de fábricas que produzem componentes para produtos químicos e fertilizantes pode gerar estresse de abastecimento, em um momento em que o Brasil está aumentando a sua área produtiva. Outras fábricas que podem trazer problemas e mudanças são as de processamento de grãos para a geração de ração e, nesse caso, o Brasil poderá vender mais carnes e menos grãos. Fava Neves lembra que embora seja preocupante, o problema é recente, sendo necessário acompanhá-lo.

No top 3 das notícias de destaque do agro, vemos que segundo o Cepea, o número de empregos no agronegócio brasileiro voltou a ser maior do que antes da pandemia, pois o setor foi responsável por 18 milhões de ocupações no segundo trimestre de 2021; o governo federal negocia recursos para o programa de crescimento verde no Brasil e a expectativa é de que US$ 2,5 bilhões sejam aportados para investimentos na área de preservação ambiental e dos recursos naturais; de acordo com o USDA, as colheitas de soja e milho avançaram nos EUA e chegaram a 16% da área plantada, o que implica em um desempenho acima da média dos últimos cinco anos. Acompanhe ainda as cotações para soja, milho, café arábica e algodão em pluma.

O programa também traz uma grande novidade para você: entre os dias 1º a 15 de outubro, os clientes Impulso Bayer que cadastrarem uma nota fiscal válida terão um crédito de 5 mil pontos no programa. A ação faz parte da campanha Impulso Turbinado. Aproveite essa oportunidade, cadastre suas notas no programa e tenha acesso a diversos serviços e soluções que irão ajudar a impulsionar os seus resultados no campo.

Para terminar, os pontos importantes para ficar de olho na próxima semana, segundo o DoutorAgro, são: acompanhar o clima e a velocidade de plantio no Brasil; acompanhar o clima e a velocidade de colheita nos Estados Unidos; a variação do câmbio; e as crises energética e imobiliária na China.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.