Blog do Agro

O papel do agro na preservação ambiental, o cultivo de feijão e outras notícias

Saiba mais sobre o estudo da Embrapa que mostra que o agronegócio contribui para a preservação de mais de 30% das áreas no Brasil. Acompanhe também o andamento das lavouras, o crescimento da safra do feijão e outros destaques do agro, em mais um Impulso News!21 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

O agro brasileiro é responsável pela preservação de 33,2% das áreas ambientais no país. Os dados são resultado de um novo estudo divul-gado pela Embrapa Territorial que mostrou que cerca de 1/3 das áreas protegidas no país estão dentro das propriedades rurais. O estudo anali-sou quase 6 milhões de estabelecimentos, por meio de dados do Censo Agropecuário e do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), e concluiu que os produtores preservam 282,8 milhões de hectares.

Outro dado relevante mostra que, em média, 49,4% das áreas das propriedades estão sendo utilizadas para atividade agropecuária, ou seja, praticamente metade fica preservada. Ao todo, o estudo da Embrapa indica que o Brasil possui mais de 66% de áreas protegidas e preservadas. O estudo completo está disponível aqui.

O Professor Marcos Fava Neves ressalta a importância desse estudo para a imagem do agronegócio brasileiro às vésperas da Conferência do Clima da ONU, a COP-26. Na opinião dele, a Embrapa, por sua tecnologia e capilari-dade, é a organização que pode falar com propriedade sobre o tema, e os números apresentados são extremamente positivos, mostrando que a agricultura brasilei-ra é sustentável.

Pegando a estrada rumo às lavouras do Brasil, chegamos a Primavera do Leste, no Mato Grosso, onde a produtora Melissa Leal mostra como funciona a área de produção de sementes de milho, cultivada em um sistema de parceria com a Bayer. "Os machos são cortados depois de terem polinizado as fêmeas, que dão origem as sementes. Então elas são colhidas, vão para as unidades de beneficiamen-to, são ensacadas e repassadas para os produtores para serem plantadas", explica.

Campanha Impulso Turbinado

Até o dia 31 de outubro ocorre a 2ª fase da Campanha Impulso Turbinado, para quem é cliente Impulso Bayer. Com ela, você que possui 1 ou 2 estrelas no programa, terá acesso a um crédito de 20 mil pontos para resgatar em serviços, usando o código “IMPULSO 20K”. Para saber mais sobre essa oportunidade ou conhecer outras opções, é só acessar o site oficial da campanha. Aproveite para impulsionar ainda mais os seus resultados no campo!

Produção de feijão cresce no Brasil

O feijão é um alimento presente no prato de milhões de brasileiros todos os dias. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção dessa leguminosa deve crescer 3,1% na safra 2021/22, alcançando quase 3 milhões de tone-ladas. Já a área cultivada com o grão deve crescer menos, 0,3%, alcançando 2,9 milhões de hectares.

Apesar do crescimento, um dos grandes desafios atuais do feijão é a ocorrên-cia de doenças que podem gerar perdas de até 80% na produção (Fonte: Sindiveg), de-pendendo da intensidade e das práticas de manejo. Pensando nisso, a Bayer apresenta uma novidade para os produtores: agora você também pode contar com o Fox Xpro para controle das principais doenças do feijão.

Thiago Liccioti, Representante de Desenvolvimento de Mercado de Cana e HF da Ba-yer, explica que o Fox Xpro é constituído por uma mistura tripla na qual estão presentes três ingredientes ativos: o bixafem, trifloxistrobina e o protioconazol. Essas moléculas agem de forma complementar, visto que cada uma tem um modo de ação específico. Desta maneira, o Fox Xpro age sobre todos os estágios de desen-volvimento do fungo, proporcionando uma elevada eficácia de controle das doenças, além de contribuir para o manejo de resistência. "Sabendo que o prejuízo causado, principalmente por antracnose e mancha angular, pode comprometer de 80 a 100% da produção, o Fox Xpro pode evitar que esses prejuízos aconteçam, contribuin-do para elevadas produtividades", acrescenta Liccioti.

Mais destaques do agro

Entre as notícias de destaque desta semana para o agronegócio, está a apro-vação de um crédito de R$ 1,3 bilhão de reais, pelo Conselho Monetário Nacional, para atender produtores de café afetados pelas geadas. Os recursos serão dispo-nibilizados por meio do fundo de defesa da economia cafeeira, o Funcafé. (Fonte: Con-federação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Já o plantio de soja no Brasil alcança 35,8% da área e supera a média históri-ca para o período. No milho, a semeadura da safra verão já está em 63,7%, progresso acima da média dos últimos 5 anos, que é de 60,2%. (Fonte: Consulto-ria Safras & Mercado). Além disso, as novas estimativas para a cana-de-açúcar, na região Centro-Sul, apontam uma moagem de 533,1 milhões de tonela-das neste ciclo. Se confirmado, o processamento será 11,9% menor que o da safra 2020/21. (Fonte: Stonex). Confira também as cotações desta semana para a soja, milho, algodão e o boi gordo.

E quando o assunto são doenças no campo, você sabe como o clima pode influenciar no combate a esse tipo de problema? Para auxiliar os produtores a respeito desse tema, o Espaço Bayer vai transmitir a live “Fitopatologia nas Culturas de Soja e Milho versus Clima”, no próximo dia 03 de novembro às 20h (horário de Brasília). A transmissão con-tará com dicas e recomendações de manejo por especialistas no assunto. Participe pelo Espaço Bayer e comece sua safra preparado para enfrentar as doenças da sua lavoura!

Para a próxima semana, o Doutor Agro também pontua uma série de temas que mere-cem atenção, como a paralisação dos caminhoneiros; a disponibilidade de insumos pa-ra segunda safra; a queda do preço do boi gordo, embora possa acontecer a provável reabertura da China para o mercado da proteína bovina; os avanços do plantio no Bra-sil; a colheita nos Estados Unidos; a participação brasileira na cúpula do clima (COP-26); e a performance do clima ao longo da safra.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.