8 MIN DE LEITURA

Quais são as novas estimativas para a safra de soja?

14 de janeiro de 2023

Condições adversas para o cultivo da soja afetaram a produção no último mês de 2022, principalmente na região sul do Brasil.

A consultoria Stonex prevê redução de quase 1% na produção, no comparativo com a estimativa feita anteriormente, passando de 155 milhões de toneladas para 153,8 milhões de toneladas. A Safras e Mercados, por sua vez, reduziu a estimativa de oferta em 0,8%, para um total de 153,4 milhões de toneladas.

O principal motivo dessa provável queda na safra de soja é a falta de chuvas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Além de problemas climáticos, existe a preocupação com uma das mais importantes doenças da cultura: a ferrugem-asiática.

Até o momento, dados do Consórcio Antiferrugem apontam 32 casos da doença no país, um aumento de 220% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o Paraná o estado com maior número de casos.

O professor Marcos Fava Neves também comenta as atualizações sobre o mercado de grãos e da soja: "O clima sobre a mega produção brasileira de soja começa a preocupar, principalmente no Rio Grande do Sul, além de algumas áreas com relatos de excesso de chuvas e o crescimento da ferrugem-asiática. Com isso, algumas projeções já indicam uma safra um pouco menor do que o esperado, mesmo assim, muito acima dos números registrados no ano passado. Os preços têm se mantido principalmente com essa expectativa e a seca pela qual a Argentina está passando."

Condição das lavouras de soja

Sobre as condições das lavouras de soja, segundo o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 26% dos campos encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 23% em floração e 42% em enchimento de grãos, ou seja, quase ¾ das áreas de soja no Brasil estão em fase reprodutiva.

A colheita ainda está sendo iniciada, com uma participação pouco expressiva no total nacional.

É neste momento que o sojicultor precisa redobrar a atenção no controle da principal doença da cultura. Para isso, a Bayer oferece o Fox® Xpro, um fungicida que conta com 3 ingredientes ativos diferentes e com formulação inovadora.

Mais destaques do agro

A estimativa de produção da primeira safra de milho 2022/23 foi reduzida para 26,9 milhões de toneladas. Na principal região produtora do país, a redução foi de 2,2% no comparativo com o mês anterior, segundo a Stonex.

Nas exportações, as commodities agrícolas devem crescer 40% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com a Agência do Porto Paranaguá, um dos mais importantes para o setor. Os embarques de produtos como soja, trigo, milho e açúcar podem somar 7 milhões de toneladas.

Além disso, as vendas globais de café cresceram 11% em novembro de 2022. Ao todo, o comércio global do grão superou as 9,2 milhões de sacas, informou a Organização Internacional do Café.

Por fim, o Doutor Agro destaca os pontos que os produtores devem acompanhar na próxima semana: avanço da colheita e plantio da segunda safra no Brasil, clima e a situação política e econômica.