Blog do Agro

Como as startups estão impulsionando o agronegócio

As agtechs brasileiras cresceram 40% em menos de um ano. Com soluções inovadoras, elas contribuem para o avanço da agricultura digital e para o aumento da produtividade com sustentabilidade11 de julho de 2022 /// 2 minutos de leitura

Em menos de um ano, o número de startups no Brasil voltadas para o agronegócio cresceu 40%. Mas como essas empresas vêm contribuindo com o setor?

As startups são empresas tecnológicas que desenvolvem serviços e soluções inovadoras. No agro, elas são chamadas de agtechs e oferecem diversas tecnologias para apoiar o produtor em seus desafios no campo e impulsionar a competitividade do agronegócio.

As agtechs auxiliam no atual cenário de crescente demanda por produtos agrícolas com menor impacto ambiental. "O avanço em tecnologia foi o principal motivo desse grande crescimento das startups do Brasil, e isso associado à disponibilidade de investimento, mais acesso à informação por meio de programas de incentivo e ao empreendedorismo. Os programas de aceleração de startups também ficaram mais maduros. Enfim, temos um ambiente propício para empreender no Brasil ", comenta André Fukugauti, Gerente de Inovação da Bayer.

De todas as 1.574 agtechs registradas no último Radar Agtech, 718 propõem soluções para as etapas de comercialização e logística de distribuição. De acordo com Fukugauti, os principais impactos imediatos das startups no agro são a otimização de processos e aumento da produtividade. "A maioria das startups já nasce com o propósito de promover uma agricultura mais sustentável, ou seja, produzir mais com menos", acrescenta.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 85% dos pequenos e médios produtores já adotaram tecnologias que auxiliam no gerenciamento das lavouras, o que reforça que essa transformação digital no campo é uma tendência e essencial para suprir a demanda por alimentos. O gerente de inovação da Bayer afirma que a grande vantagem de trabalhar com startups é a oportunidade de experimentar em larga escala, além do impacto do valor gerado pela própria solução.

Neste contexto, as agtechs são um grande estímulo à agricultura digital e têm papel muito importante para intensificar os processos de inovação no campo.

Revolução digital no campo

O produtor está adotando tecnologia do plantio à colheita, o que gera avanços que revolucionam o campo, aumentam a produtividade, reduzem custos e riscos. Essas empresas inovadoras transformaram e continuam transformando o perfil do produtor brasileiro, que agora pode ser chamado de digital.

Em busca de soluções que vão auxiliar o produtor na adoção de práticas de produção com melhor uso dos recursos naturais, a Bayer e a AgTech Garage criaram o Desafio de Sustentabilidade Bayer LATAM. "O desafio é um grande exemplo de como grandes empresas estão colaborando com startups. São definidos temas estratégicos ligados à sustentabilidade, como a questão da emissão de gases do efeito estufa, uso eficiente de água e manejo de ervas daninhas, pragas e doenças", explica José Tomé, cofundador da AgTech Garage.

A iniciativa criou muitas oportunidades em termos de negócios, escala, conexão e visibilidade para essas empresas, potencializando o crescimento de novas ideias e contribuindo com o avanço do agronegócio no Brasil.

Além disso, dentro do programa de relacionamento Impulso Bayer é possível resgatar vários serviços oferecidos, como o da startup de agricultura de precisão Sensix. "O que nós fazemos na Sensix é transformar fazendas em ambientes de gestão orientados a dados. Compilamos uma série de informações que vêm da fazenda, como fertilidade de solo, máquinas, chuva, imagem de satélite e imagem de drone para fazer com que essas informações deem suporte ao produtor no gerenciamento de sua lavoura", conta Carlos Ribeiro, cofundador e diretor dessa agtech.

Os principais resultados obtidos pela plataforma Sensix são geração de economia de insumos, maior produtividade e maior eficiência operacional. "Nosso foco é gerar rentabilidade.Trabalhamos todos esses dados, organizamos a informação para que, lá na ponta, seja prático calcular a redução de custos, aumento de produtividade ou os dois", explica Ribeiro.

Outra startup que traz soluções para o setor é a Aegro. Segundo Pedro Martins Dusso, sócio-fundador da empresa, a Aegro é um sistema de gestão para fazendas de pequeno a médio porte, que atende produtores no Brasil inteiro, com propriedades de 500 a 5 mil hectares. É um sistema que oferece controle da parte produtiva e operacional, como também um controle gerencial e financeiro da fazenda.

Esse sistema de gestão ajuda o produtor a resolver diferentes tipos de problema. "Temos histórias de produtores que começaram a ter uma visão muito mais clara do quão custoso estava sendo a manutenção de certas máquinas, por exemplo. Alguns produtores identificaram baixa margem ou margens negativas de algumas áreas arrendadas, por isso decidiram cancelar os arrendamentos. Temos ainda casos de produtores que, depois de implantarem o sistema, viram a rentabilidade que tinham e conseguiram expandir sua área", destaca Dusso.

Por fim, outro exemplo de plataforma de agricultura digital é a Climate FieldView™, da Bayer, com a qual é possível realizar o acompanhamento do plantio, pulverização e colheita. Além disso, a ferramenta auxilia o produtor na escolha de insumos e correções de operações para uma lavoura mais eficiente.

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