Tecnologias de aplicação: sustentabilidade, economia e eficácia
Saiba mais sobre a tecnologia de aplicação e as soluções de agricultura digital que podem oti-mizar o controle de pragas, doenças e plantas daninhas17 de julho de 2022 /// 4 minutos de leituraO uso correto de tecnologias de aplicação de defensivos proporciona a colocação do produto no alvo, na dose certa, de forma econômica e gera o mínimo de contaminação de outras áreas, como explica o pesquisador e diretor do Centro de Engenharia e Automação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Hamilton Ramos.
Segundo ele, a tecnologia de aplicação é o fator mais importante durante o tratamento fitossanitário, porque garante que o defensivo chegue ao ponto de controle da praga, do-ença ou planta daninha de forma efetiva e eficaz. Selecionar adequadamente a tecnologia de aplicação é o primeiro passo para garantir o sucesso e economicidade do processo de trata-mento fitossanitário.
Por outro lado, se esse processo for feito de maneira incorreta, os impactos negativos podem chegar a perdas de mais de 70% no volume de produto aplicado. Além disso, exis-tem as perdas por evaporação em deriva, aplicação em momento inadequado e outras. Os pre-juízos, nestes casos, podem ser expressivos, fora a ineficácia da aplicação e necessidade de reaplicação, onerando os custos de produção.
João Alberto, coordenador de Geração de Demanda e Inovação na Cimoagro, também alerta que a aplicação malfeita gera menor eficiência no controle de patógenos e plantas invasoras. Outro erro comum é não seguir rigorosamente as recomendações das bulas dos produtos para a devida eficácia.
Para ajudar o produtor a ter sucesso na aplicação, aumentando a qualidade da operação e pro-porcionando segurança ao operador e ao meio ambiente, um ponto importante é a capacitação. Para isso, alguns serviços são oferecidos, como o Aplitech, em que um agrônomo é deslocado até a propriedade rural para ministrar um treinamento para toda a equipe envolvida, com o objetivo de debater e levar as melhores soluções para cada situação. O serviço pode ser resgatado na plataforma Orbia, por meio dos pontos do programa Impulso Bayer.
A primeira parte do treinamento é teórica, com apresentação sobre a segurança da aplica-ção, desde o uso correto de EPIs até as classificações toxicológicas dos defensivos, pro-cedimentos a serem tomados diante de possíveis problemas na propriedade, calibração de má-quinas, importância do pH da água, formulações defensivas e ordem de mistura da aplicação.
O coordenador destaca ainda a importância do teste de bicos de pulverização para avaliar se estão em boas condições e regulados de forma adequada. João Alberto explica que são avaliados mais de 40 itens e, no final, é gerado um relatório para o produtor e conferido um certificado para a máquina, atestando que o equipamento foi verificado pelo Aplitech, evitando que os problemas sejam detectados no momento das operações. Isso permite o controle efetivo de plantas daninhas, pragas e doenças, e evita o risco de perda de produto.
O gerente técnico do Grupo Lagoa Bonita, localizado em Itaberá (SP), Sérgio Braun, diz que o grupo realiza manutenções periódicas em seus equipamentos de aplicação, além de contar com o auxílio da Aplitech nas regulagens e calibrações das máquinas pulverizadoras. Esses cuidados têm sido fundamentais para o aumento da produtividade, pois um equipamento bem regulado é responsável por grande parte da eficiência dos produtos utilizados. Consideran-do-se ainda o custo de cada aplicação, é imprescindível que os equipamentos estejam regula-dos para realizar a mistura correta dos ingredientes ativos por hectare.
Vale ressaltar que a tecnologia digital permite a análise de mapas de pulverização e do histórico da área, estabelecendo a comparação entre produtos e manejos, e até o acompa-nhamento real da operação, o que possibilita maior eficiência na distribuição dos defensivos e reduz o desperdício. Com um conjunto de dados confiáveis, você, agricultor, pode verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado e tomar decisões mais precisas.
Soluções de agricultura digital e pulverizadores
O programa traz, ainda, cinco soluções da agricultura digital que otimizam o plane-jamento da pulverização. A primeira delas é utilizar a aplicação por via aérea, e aqui destaca-se o serviço Perfect Flight, que proporciona as melhores condições para alcançar a conformi-dade ambiental em aplicações aéreas de defensivos agrícolas. As outras soluções como análise de dados das safras passadas, customização de aplicações para cada parte do talhão, monito-ramento e armazenamento de dados sobre clima e condições meteorológicas, e o mapeamento com os comparativos de pulverização são ações que podem ser realizadas com o apoio da fer-ramenta FieldView™, que é ideal para esses processos.
Para Ramos, existe uma palavra-chave na qualidade e tecnologia de aplicação: treinamento. Segundo ele, esse processo implica na transferência de conhecimento para o produtor de for-ma adequada. Só assim é possível chegar à uma boa qualidade da tecnologia de aplicação.
Existem vários modelos de pulverizadores comercializados no Brasil. Essa variedade é capaz de proporcionar uma elevação na qualidade de aplicação, além de diminuir os danos ao meio ambiente e maximizar o controle de doenças e pragas nas lavouras.
Matheus Palhano, gerente técnico de Lançamento de Soja, conta que a conexão entre tecnolo-gia de aplicação e meio ambiente é muito forte, pois ao garantir que a técnica de aplicação seja correta e que o produto chegue ao alvo, não haverá movimentação do produto para fora da área aplicada, evitando, dessa forma, atingir áreas de preservação permanente, rios e áreas residenciais.
A pulverização de produtos fitossanitários envolve alguns cuidados. Entre eles estão a seleção de pontas, tipo de equipamento e o cuidado no preparo da calda. A seleção da ponta de pulverização correta, de acordo com as características do produto a ser utilizado é um aspecto de grande importância para garantir a eficiência da aplicação, otimizando os resul-tados. Um bom exemplo é o Roundup, que quando aplicado com técnicas corretas alcança as plantas daninhas, performando a sua eficácia de controle.
Aproveite o programa para aperfeiçoar seus conhecimentos acerca dessa operação tão impor-tante na sua rotina, produtor!