6 MIN DE LEITURA

Como ficam os custos de produção em 2024?

02 de janeiro de 2024

Os preços dos fertilizantes em 2023 retornaram aos patamares históricos, após a elevada valorização nos últimos anos. Segundo relatório do Rabobank, para o próximo ano, as projeções indicam um aumento no volume das entregas desses insumos. Café, cana-de-açúcar e citrus devem demandar bons níveis em 2024, uma vez que melhores margens são esperadas por causa dos preços mais atrativos.

Neste ano, os altos custos de produção e a queda nos preços das commodities prejudicaram a receita dos produtores, mas os custos devem retrair na safra 2023/2024, com as principais culturas do Brasil apresentando uma redução anual de 36% nos gastos com adubação. Mesmo assim, os agricultores devem ficar atentos a todos os custos operacionais e às vendas da produção para manter, ao máximo, as margens positivas.


O que esperar do mercado de fertilizantes?

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) da Mosaic fechou o mês de novembro em 0,95, representando uma queda mensal de 8% - quanto menor o índice, melhor é a relação de troca para o produtor, ou seja, o momento é favorável para a aquisição do insumo.

Além disso, os preços dos fertilizantes caíram 3% no último mês, principalmente por conta da ureia, que retraiu 12%. Em seguida está o cloreto de potássio que recuou 4%, enquanto o fosfato monoamônico valorizou 2%.

O professor Marcos Fava Neves comenta as expectativas das margens dos produtores para 2024. "A cadeia de fertilizantes está funcionando bem. O bom preço gerou aumento de capacidade produtiva e há estoque do produto. Houve apenas um distúrbio de transporte porque o produtor postergou demais a compra, mas os fertilizantes devem continuar contribuindo para melhores margens aos produtores em 2024 e os custos de produção devem cair."


Ganhe pontos e cashback no aniversário do Impulso Bayer

Em janeiro, o Impulso Bayer vai completar quatro anos! Para comemorar essa data, temos benefícios para os nossos clientes, de uma a cinco estrelas. Entre os dias 10 de janeiro e 10 de fevereiro de 2024, os clientes Impulso Bayer que tiverem as notas fiscais cadastradas e aprovadas na Orbia vão receber 50% a mais de pontos. Além disso, com a mesma compra, você ainda garante cashback direto na conta, com a campanha Safra Turbinada.


Expectativas para o agro em 2024

Para fechar o ano, o Doutor Agro destaca as expectativas para o agro em 2024.
Apesar das instabilidades geopolíticas e desafios climáticos, ele acredita que deve haver estabilidade no câmbio e nos preços das commodities. O ponto de atenção fica por conta dos resultados da segunda safra no Brasil, a depender dos impactos do clima sobre a produção.

"Na minha análise, teremos um bom momento de consumo no planeta, com margens razoavelmente boas por causa dos custos de produção. Além disso, teremos uma efervescência de inovações e investimentos internacionais no Brasil visando a segurança alimentar. Aproveitem 2024 para melhorar a gestão por metro quadrado, para tornarmos o nosso agro cada vez mais competitivo e sustentável para abastecer o planeta."