Blog do Agro

Impactos das chuvas na safra de grãos do Brasil

Chuvas retornam ao Centro-Sul do país. Acompanhe os impactos nas safras de soja e trigo, entre outros destaques do agro
25 de outubro de 2024 /// 8 minutos de leitura

As chuvas começaram a se espalhar de forma mais ampla em grande parte do Brasil nas últimas semanas, criando condições mais favoráveis para o plantio da soja, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, mesmo com a aceleração da semeadura na última semana, as operações ainda permanecem atrasadas em relação ao ciclo anterior, evidenciando os impactos das chuvas no calendário agrícola.

Até o dia 20 de outubro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimava que 17,6% das áreas destinadas à soja haviam sido plantadas, contra 28,4% no mesmo período do ano passado — uma diferença de 10,8 pontos percentuais. Na semana anterior, o índice era de apenas 9,1%, o que demonstra um avanço significativo em poucos dias.

A projeção de uma produção recorde da oleaginosa para a safra 2024/2025, com aumento de 12,7%, atingindo 166,1 milhões de toneladas, vem acompanhada do crescimento de 2,8% na área cultivada, que deve chegar a 47,3 milhões de hectares. Esses números indicam uma produtividade superior à registrada na última safra.

Impacto das chuvas: perspectivas para o trigo

Se, por um lado, as chuvas favorecem o avanço da safra de soja, para o trigo o cenário é menos positivo. O excesso de umidade durante a colheita do cereal gerou preocupação entre os produtores. No Rio Grande do Sul, diversos moinhos chegaram a devolver cargas devido às baixas classificações do grão. No Paraná, além dos dias sucessivos de umidade, a safra de trigo já havia sido afetada por estiagem, altas temperaturas e geadas, refletindo os diferentes impactos das chuvas e de outras adversidades climáticas sobre a cultura.

Esses fatores também influenciaram a estimativa de produção nacional. A projeção inicial de 10,2 milhões de toneladas foi reduzida para 8,3 milhões, segundo a Conab. Quanto ao progresso da colheita, até 20 de outubro, 47,7% das áreas haviam sido colhidas, contra 59,2% no mesmo período de 2023, evidenciando atraso nas operações.

"Mesmo com esse atraso das chuvas, que finalmente vieram, a expectativa para a safra 2024/2025 é extremamente boa. Primeiramente porque tivemos previsibilidade, com preços dos insumos e dos grãos estáveis e, ainda, a previsão de aumento de área, que vai significar para o Brasil um resultado muito bom, com 1,5 milhão de hectares a mais plantados em relação à safra anterior. Nossa principal preocupação agora, já que o clima aparentemente será favorável para a primeira safra, é o milho segunda safra. Em alguns locais, o plantio começará atrasado devido à demora nas operações da soja", analisa o professor Marcos Fava Neves, que comenta o andamento da safra de grãos no Brasil.

Última chance do ano para resgatar uma viagem nacional do Impulso Bayer!

Prepare-se! No dia 28 de outubro acontece o último resgate do ano da experiência de viagem nacional do Impulso Bayer. Desta vez, o destino será a sede da Bayer, no Rio de Janeiro.

Você, cliente quatro ou cinco estrelas, terá a chance de resgatar uma vaga para conhecer nosso centro de pesquisa e, ainda, aproveitar passeios incríveis ao Cristo Redentor e ao Maracanã.

O resgate de viagem será às sete horas da noite, horário de Brasília.

Giro de notícias

As exportações de suco de laranja registraram queda no primeiro trimestre da safra 2024/2025. As vendas externas foram 26% menores em comparação ao mesmo período do ciclo anterior. A restrição da oferta eleva o valor do produto e acende o alerta sobre possíveis efeitos no consumo.

No setor sucroenergético, a seca prolongada e os incêndios em canaviais do Centro-Sul do país aumentaram a incidência de pragas e favoreceram o surgimento de doenças, comprometendo a produtividade. A moagem de cana nesta safra deve alcançar 593 milhões de toneladas, representando uma quebra superior a 9% em relação ao ciclo anterior.

Esses desafios climáticos, somados aos possíveis impactos das chuvas em determinadas regiões, reforçam a importância de estratégias de manejo preventivo para proteger a produção agrícola.

Bayer é destaque em prêmio de inovação

A Bayer conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar na categoria Agro do ranking Cem Open Startups 2024, o mais importante da América Latina no reconhecimento de empresas e startups que se destacam em inovação aberta.

Além disso, a Bayer figurou entre as 26 corporações que mais investem nessa prática no Brasil, reforçando seu compromisso com soluções inovadoras para o setor agrícola.

Prêmio Mulheres do Agro reconhece a força feminina no campo

A cerimônia do Prêmio Mulheres do Agro foi realizada nesta semana, durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agro, em São Paulo. A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), , tem como objetivo valorizar e reconhecer a força, a competência e a contribuição do trabalho feminino no desenvolvimento do setor.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.