Como aumentar a produtividade em cultivos protegidos por estufas
A tecnologia aplicada em estufas pode trazer ganhos de até 30%. Entenda como criar um ambiente protegido e conheça as inovações Bayer para o setor30 de agosto de 2023 /// 6 minutos de leituraA aplicação de tecnologia na agricultura e no cultivo em ambientes controlados tem se tornado cada vez mais comum ao longo dos anos. Um exemplo disso é a aposta crescente em estufas ou casas de vegetação. Os nomes podem ser diferentes, mas a ideia é a mesma: criar um ambiente protegido, onde as condições para o desenvolvimento das plantas sejam ideais.
"Cada vez mais, temos grandes variações climáticas em períodos mais curtos. Então, uma das principais vantagens do cultivo protegido é permitir um controle dessas condições, algo que você não consegue ter no campo", afirma Simone da Costa Mello, professora do departamento de produção vegetal da Esalq/USP.
7 benefícios da infraestrutura tecnológica em estufas
- Automação e controle: sistemas automatizados para controlar e ajustar parâmetros como temperatura, umidade, ventilação, irrigação e fertilização. Os agricultores podem monitorar e controlar à distância o ambiente das estufas.
- Sistema de climatização: cultivos protegidos possuem sistemas de aquecimento e resfriamento que mantêm as temperaturas internas dentro da faixa ideal para o cultivo de hortaliças e mudas, especialmente em regiões com climas extremos ou durante as estações frias.
- Controle de umidade: as casas de vegetação são equipadas com sistemas como nebulizadores ou irrigação por aspersão fina.
- Iluminação artificial: em áreas com pouca luz natural ou em estufas sem acesso direto à luz solar, as estufas inteligentes utilizam iluminação artificial com LEDs para fornecer a quantidade e qualidade adequada de luz para as plantas.
- Irrigação controlada: sistemas de irrigação automatizados fornecem água de forma precisa e eficiente, garantindo que os cultivos recebam a quantidade adequada de água sem desperdícios.
- Monitoramento e controle de nutrientes: permite uma fertilização precisa e adequada às necessidades das plantas.
- Sistemas de controle de pragas e doenças: por meio do uso de sensores e armadilhas, é possível detectar a fazer o manejo de pragas e doenças reduzindo os custos.
A importância do investimento em insumos
O principal objetivo das estufas inteligentes é maximizar a eficiência no uso dos recursos e potencializar a produtividade. Mas para isso, o investimento em insumos de qualidade também é necessário.
"O cultivo protegido tem um custo muito mais elevado do que o cultivo em campo. Portanto, você precisa otimizar o sistema de cultivo, elevar a produtividade e a qualidade, inclusive com o objetivo de diferenciar cada vez mais o seu produto no mercado. Para que você consiga realmente ter um alto rendimento, é necessário trabalhar com insumos de alta qualidade", destaca a professora da Esalq.
A plataforma global Vegetables by Bayer une duas importantes marcas de sementes comprometidas com esse propósito: a Seminis e De Ruiter.
"O produtor conta com informações sobre nossas variedades e orientações de manejo. Temos materiais relevantes disponíveis para download, como guias de doenças e sessões de notícias. Além disso, compartilhamos depoimentos e opiniões de produtores sobre os nossos produtos em todas as regiões do Brasil”, comenta Daniela Augustinho, gerente de marketing da Seminis no Brasil.
A Seminis é especializada em soluções que oferecem altas produtividades aos agricultores. A marca atua nos segmentos de frutas, verduras e legumes, além de possuir em seu portfólio soluções de alta tecnologia como o porta-enxertos de tomate, que une duas plantas para aproveitar ao máximo as qualidades genéticas das variedades.
Já a De Ruiter é dedicada a servir os produtores de culturas protegidas com desenvolvimento e programas de produção inovadores. Assim, a Bayer lidera consistentemente o campo em tomates, pimentões, pepinos e outras culturas adequadas para o ambiente protegido.