Blog do Agro

Foi dada a largada para o plantio de soja e de milho no Brasil!

Saiba como está o progresso dessas atividades no país e como a antecipação do plantio pode beneficiar os produtores, entre outros destaques do agro22 de setembro de 2023 /// 8 minutos de leitura

As operações de plantio da safra 2023/24 de soja tiveram início na última semana. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o progresso do plantio da oleaginosa no Brasil atingiu 0,2% até o dia 17 de setembro. No mesmo período dos ciclos anteriores, os trabalhos ainda não haviam começado.

Entre os principais estados produtores estão o Paraná, que avançou em 1% os trabalhos no campo até o momento, e o Mato Grosso, que semeou 0,3% da área total pretendida.

A empresa AgRural pontua que o ritmo mais lento observado no Mato Grosso se dá por conta das previsões de baixos volumes de chuva na região, até o fim deste mês. Enquanto isso, no Paraná, a boa umidade do solo encoraja os produtores a acelerarem as operações do plantio de soja.

Este cenário de antecipação pode ser explicado por conta dos impactos do fenômeno climático El Niño, que altera o regime de chuvas nas regiões produtoras, fazendo as precipitações chegarem mais cedo que o esperado.


Estimativas para o plantio do milho

Já para o milho verão, ou primeira safra, a Conab estima que a semeadura alcançou 15% da área total prevista. Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná despontam nas atividades, seguidos por Santa Catarina. No mesmo período do ano passado, o progresso no plantio de milho era de quase 13%.

O professor Marcos Fava Neves analisa como a antecipação do plantio de soja e de milho pode beneficiar o produtor e impactar os mercados. "No geral, acredito que superado o estresse com diesel e fertilizantes, teremos boas operações de plantio no Brasil. Devemos ter estabilidade dos preços considerando a expectativa de produção no Brasil e na Argentina, além do crescimento da oferta e da demanda de grãos. Contudo, é muito importante começar a operação de forma antecipada para evitar riscos com o El Niño. O Brasil precisa dessa grande safra, mais uma vez, para abastecer os mercados interno e externo."


Giro de notícias

O número de trabalhadores atuando no agro atingiu recorde no segundo trimestre do ano. São 28 milhões e 300 mil empregos, o que representa quase 27% da força de trabalho do Brasil.

Produtores de cebola relataram perdas de até metade das lavouras no Rio Grande do Sul por conta das chuvas. Só na segunda quinzena de setembro, os níveis chegaram a 400 milímetros.

As importações de soja pela China somaram quase 10 milhões de toneladas em agosto, um aumento anual de 30,5%. No acumulado do ano, o país asiático comprou mais de 71 milhões de toneladas da oleaginosa, ou 16,8% a mais do que em 2022.


Agenda da semana

Atenção, produtor: está acontecendo a campanha Bônus Impulso Especial. Clientes 4 e 5 estrelas do programa Impulso Bayer poderão resgatar o que quiserem no site da Orbia. Para isso, basta usar os cupons "BAYER50K" para clientes 4 estrelas e "BAYER100K" para clientes 5 estrelas. Esses códigos dão acesso a descontos exclusivos em produtos e serviços que podem auxiliar em toda a sua jornada. Mas fique ligado porque o tempo é limitado! A campanha vai até o dia 30 de setembro. Essa é a grande oportunidade de usar o Bônus Impulso deste ano! Resgate agora mesmo neste link.

Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro traz os pontos nos quais os produtores devem ficar de olho:

  • Progresso do plantio de grãos no Brasil
  • Colheita nos Estados Unidos
  • Momento positivo no mercado da cana
  • Reação do preço da arroba do boi
  • Ponto de atenção na logística de fertilizantes
exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.