Blog do Agro

Quais as perspectivas para o mercado do café?

Apesar de desafios como preços e fatores climáticos, boas perspectivas são apontadas para a cultura. Entenda qual é o cenário para o mercado brasileiro de café
17 de julho de 2022 /// 5 minutos de leitura

Os fatores climáticos exercem papel decisivo sobre a lavoura, e, no caso da produção de café no Brasil, representam um dos principais desafios da safra 2021/22. De acordo com Renato Ribeiro, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o custo de produção tende a ser um dos grandes obstáculos, especialmente porque várias regiões cafeeiras do país enfrentaram geadas e longos períodos de seca no último ciclo produtivo.

Outro desafio importante é a alta na cotação do café, impulsionada pelo crescimento do consumo no Brasil e no exterior — que vem aumentando entre 2% e 2,5% ao ano em escala global, segundo dados do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA).

Um estudo realizado pelo Cepea apontou que os preços das sacas de café arábica e conilon tiveram valorização superior a 100%. "Os preços vêm atingindo patamares bastante altos nos últimos meses, refletindo essas condições de produção tanto no Brasil como na Colômbia e no Vietnã, os principais concorrentes do café nacional no mercado externo. Além disso, fatores logísticos têm impactado bastante o fluxo de mercadorias e consequentemente dificultado os embarques e a movimentação de café no mundo", acrescenta Ribeiro.

Operações para comercialização no mercado do café


Com a alta expressiva na cotação do café, produtores têm buscado alternativas para reduzir riscos e garantir previsibilidade financeira. Uma das principais estratégias é o sistema de Barter, mecanismo de comercialização que vem ganhando espaço na agricultura brasileira.

De acordo com Renato Ribeiro, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o Barter permite ao produtor rural planejar melhor sua produção de café, assegurando uma estimativa mais estável do valor de venda ao longo do tempo. “Assim, ele pode ter uma ideia de qual é o valor que pode conseguir com a sua produção, considerando um período mais longo de tempo", explica Ribeiro.

Nesse contexto, a Bayer oferece ao cafeicultor o programa Café com Valor, uma iniciativa voltada à inovação e valorização da produção de café no Brasil. O programa contempla três modalidades de operação:

  1. Operação física: o preço da commodity café é fixado antecipadamente e, ao final da safra, o produtor realiza a entrega do volume acordado;

  2. Operação física com participação de alta: semelhante à anterior, mas com a vantagem de o produtor participar da valorização do mercado caso a cotação do café aumente, ampliando sua rentabilidade;

  3. Operação financeira: o pagamento dos insumos é atrelado ao preço futuro do café, sem necessidade de entrega física da produção.

Essas modalidades trazem diversas vantagens, como maior controle sobre os custos da fazenda, mitigação de riscos econômicos, possibilidade de utilizar o café como moeda de troca, valorização do produto e um planejamento de safra mais estratégico e eficiente.

Em parceria com a Agrinvest, uma consultoria em comercialização de grãos, a Bayer ainda possui um serviço de inteligência de mercado que oferece parcerias para negociação dos grãos de café e maior comodidade para seus investimentos. Quem é cliente Impulso Bayer pode utilizar os pontos que possui no programa para trocar em serviços voltados à comercialização da sua produção.

Serviços e produtos para o cuidado com sua lavoura de cafe


Os clientes do programa Impulso Bayer podem utilizar seus pontos para trocar por serviços da plataforma Farmbox Scout, uma ferramenta voltada à gestão inteligente da lavoura. "O Farmbox Scout ajuda o produtor a entender como está a evolução e dispersão de pragas dentro do talhão. As principais vantagens de utilizar uma ferramenta como essa é ter todas as informações organizadas em um único lugar, criando um histórico ao longo do tempo, que fica acessível à palma da mão", esclarece o especialista em sucesso do cliente da CheckPlant, Renato Xavier.

Produtores que já utilizam a plataforma Climate FieldView™ recebem esses mapas de forma automatizada e integrada, o que facilita a tomada de decisão sobre o manejo e o momento ideal de aplicação de defensivos.

Entre as soluções disponíveis, o Curbix® se destaca no controle da broca-do-café (Hypothenemus hampei) — uma das principais pragas da produção de café no Brasil. "O Curbix® vai trazer eficiência porque ele mata a broca e também por ter características químicas que dão a ele um residual muito maior para o controle dessa praga", conta Rodolfo San Juan, coordenador de pesquisa da Bayer.

Outra alternativa para o manejo é o Sivanto® Prime 200 SL, inseticida indicado para o controle do bicho-mineiro do café (Leucoptera coffeella), que afeta diretamente o vigor das plantas e o rendimento por hectare.

É importante para o mercado de café brasileiro estar atento aos vários fatores que agregam valor ao produto, desde o sistema de produção até o marketing. Apesar dos desafios que virão pela frente, boas perspectivas são apontadas para a cultura. Para isso, é essencial se atentar ao planejamento, à gestão e ao manejo das lavouras.

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