2 MIN DE LEITURA
Novos casos de geadas prejudicam lavouras pelo Brasil!
21 de julho de 2022
Infelizmente, as geadas voltaram a causar estragos em várias lavouras pelo Brasil. Culturas como café, cana-de-açúcar, citros, hortifrútis e até mesmo a produção animal foram fortemente afetadas.
No café, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que mais de 300 municípios produ-tores e cerca de 170 mil hectares foram prejudicados. O Representante Técnico de Vendas da Bayer, Lelio Vilela, de Araxá (MG), mostrou um cafezal atingido pelas geadas, considerada a mais severa dos últimos 40 anos.
Ele explica que é difícil quantificar os prejuízos, visto que a cultura também passou por um forte pe-ríodo de seca nessa safra. Para tanto, será preciso aguardar o retorno das chuvas, que deve aconte-cer daqui a 30 e 60 dias, para que os cafeicultores possam tomar a decisão mais adequada.
No estado São Paulo, no município de Pirangi, outra cultura que teve perdas devido as baixas tempe-raturas foi a cana-de-açúcar. O produtor Marcos Coviello está realizando a colheita da safra 21/22 e vê os resultados de produtividade caindo, devido aos impactos recentes da frente fria na cultura, além da estiagem ocorrida no ano passado.
E você que teve sua propriedade afetada pelas geadas, sabia que o Climate FieldView™ pode te aju-dar nesse momento delicado? O Caio Lazarini, consultor da Educampo, de Patrocínio, Minas Gerais, usa e recomenda a tecnologia.
Ele explica que a ferramenta é muito útil para mapeamento das áreas afetadas, mensuração das perdas e fornecimento de informações para tomada de decisão em relação ao manejo das lavouras.
As principais notícias do mundo agro!
Ao longo dessa semana aconteceu a reunião de pré-cúpula dos sistemas alimentares da ONU (Orga-nização das Nações Unidas), em Roma, na Itália. O Brasil esteve presente e foi representado pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Junto aos outros países da América do Sul, o Brasil apresentou um documento com 16 tópicos para reforçar a sustentabilidade e a baixa emissão de carbono no setor agropecuário.
O professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, comenta que a participação do Brasil foi muito importante para reforçar que a agricultura não prejudica o meio ambiente, mostrando que é possível expandir globalmente as áreas e a produção de alimentos de maneira sustentável.
O programa destaca, ainda, uma super novidade para os produtores. A partir de agora, o maquinário da Bayer, o mais preciso do mercado para o tratamento de sementes, está disponível em 57 parceiros espalhados por todo o país.
Para saber mais sobre os diferenciais do maquinário e os parceiros habilitados, que fazem toda a diferença na qualidade de seu plantio, basta consultar o seu Representante Técnico de Vendas.
Entre outros destaques, o programa mostra que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou uma plataforma de monitoramento das geadas no Brasil, que pode ser consultada no site oficial da organização.
Vamos acompanhar que as colheitas de milho e algodão avançaram e ganharam ritmo, e que a Or-plana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) estima que a safra de cana-de-açúcar deve ser 15% menor neste ciclo devido às adversidades climáticas com as secas e as geadas, alcançando 530 milhões de toneladas.
Confira também as cotações para o café arábica, soja e milho, e os principais eventos da próxima semana, incluindo a live de lançamento do Verango Prime, que será no dia 06 de agosto, às 08h30, on-line e transmitido pelo canal oficial. Para saber mais clique aqui.
O programa faz, ainda, um agradecimento especial, pois no dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor. A vocês, homens e mulheres do campo, que se dedicam diariamente a essa nobre missão de produzir alimentos, fica aqui a homenagem do Impulso News: Parabéns pelo seu dia!