O elo entre indústria e campo: distribuidoras fortalecem o agro
A história entre a distribuidora Trisolo, a Bayer e o produtor rural João Manoel Rossato mostra como a parceria e confiança são fundamentais para a transformação do agroDa pesquisa e desenvolvimento à aplicação no campo, as distribuidoras agrícolas são agentes-chave na transformação da agricultura brasileira. Esse elo se mostra cada vez mais estratégico, unindo inovação, relacionamento e resultados na lavoura.
A distribuidora Trisolo, com mais de três décadas de atuação no setor e parceria sólida com a Bayer, é um exemplo de como o setor de distribuição tem evoluído para ser muito mais que um canal de vendas. Para produtores como a Agropecuária Rossato, sediada em Paracatu (MG), o relacionamento com distribuidores confiáveis é parte essencial do crescimento.
“A parceria é uma ferramenta importante dentro do nosso negócio. Entendo que parte do nosso crescimento vem disso. É importante ter parceiros de longa data, em quem a gente confia, para garantir segurança e um produto confiável”, destaca João Manoel Rossato da Cruz, diretor da Agropecuária Rossato.
Distribuidoras no agronegócio: muito mais que logística
Fundada por Sebastião Rodovalho, engenheiro agrônomo e empresário do setor, a Trisolo atua como distribuidora oficial da Bayer há mais de 30 anos. A empresa cresceu acompanhando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, especialmente nas regiões com grande potencial agrícola, como Sudeste de Goiás e Noroeste de Minas Gerais.
“A Bayer é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, sempre investindo em novos produtos e tecnologias. Para que isso chegue ao produtor, é preciso ter um elo competente entre a indústria e o campo. E é aí que entra a distribuição”, afirma Sebastião. Segundo ele, distribuir no agro vai muito além de entregar insumos: é preciso conhecimento técnico, relacionamento com o produtor e entendimento de mercado.
Parcerias estratégicas no agro gera inovação compartilhada
A Trisolo atua com foco em soluções integradas, buscando levar ao produtor rural muito mais do que produtos, mas inovação, capacitação e presença no dia a dia.
“A gente acredita muito nessa filosofia de trabalho. Nosso crescimento em equipe, área de atuação e serviços foi em conjunto com a Bayer e sempre alicerçado em inovação contínua”, explica Yuri Amaral Rodovalho, diretor comercial da Trisolo.
“É uma parceria muito produtiva. A gente cresce junto nessa trajetória”, acrescenta.
Um dos principais diferenciais das distribuidoras agrícolas de sucesso está na proximidade com o produtor rural. A realidade de cada propriedade, as particularidades climáticas e os desafios regionais exigem um atendimento personalizado e técnico.
“Essa proximidade com o produtor é essencial. Não se trata apenas de levar produtos e soluções, mas de conhecer a realidade do campo e os desafios enfrentados na ponta”, pontua Yuri.
“A agricultura brasileira é tropical, muito desafiadora. Exige competência da indústria, do agricultor e nossa, da distribuição. É um trabalho conjunto para que tudo dê certo no final”, completa Sebastião.
Um setor que transforma o país
A Agropecuária Rossato é exemplo de como a agricultura de sucesso se constrói com base em tradição, inovação e parceria. O negócio que começou com avô de João Manoel se transformou a partir da migração familiar de Passo Fundo (RS) para Minas Gerais nos anos 1970, em busca de novas oportunidades agrícolas.
Hoje, a empresa é referência na produção de sementes de soja, milho e trigo, e atribui parte desse sucesso ao suporte técnico e comercial de distribuidores como a Trisolo.
“A agricultura é a âncora dessa nação. O mundo vê o agro brasileiro como um sucesso, e isso é fruto da competência de todos os envolvidos na cadeia”, reflete Sebastião Rodovalho.
Para Yuri, é gratificante acompanhar a transformação no campo: “Olhar para o agronegócio de 33 anos atrás, quando a Trisolo começou, e ver o que ele é hoje nos faz ter orgulho de fazer parte dessa transformação, difundindo tecnologia e informação”, finaliza.