Como a produção de grãos impacta a cadeia produtiva da carne?
Neste Impulso News, vamos ver como comportamento do mercado de grãos causa impactos na cadeia produtiva de proteína animal. 21 de julho de 2022A soja e o milho são duas importantes commodities para o ser humano em nível global, e não apenas pelo consumo direto desses grãos, mas também por participarem ativamente da cadeia produtiva da carne. De acordo com dados do USDA em relação à safra 2019/2020, 63% do milho foi destinados à produção animal ao redor do mundo. A soja segue o mesmo rumo, sendo que quase 78% do consumo global tiveram o mesmo destino.
Este é um padrão mundial: as cadeias de proteína animal representam a maior parcela no consumo desses grãos, e isso também tem relação com os movimentos comerciais internacionais. A China, país mais populoso do mundo, compra mais de 60% dos produtos agropecuários do Brasil, especialmente os grãos, explica Roberta Paffaro, especialista em commodities agrícolas. Isso se dá, principalmente, pelo fato de ser o país que mais consome carne de porco no mundo, o que gera uma demanda de rações para nutrição dos animais.
Um estudo realizado pela OCDE/FAO aponta que as produções de carne suína, bovina e de frango tendem a crescer até 2029, devido a fatores como o aumento da renda per capita e do PIB de alguns países, além do crescimento da população global. Por consequência, esse comportamento indica um crescimento na demanda por grãos, o que gera oportunidades aos agricultores.
E por falar em agricultor, o programa conta, ainda, com a participação de Roberto Oliveira, de Rio Verde – GO, que atua tanto na produção de grãos, como na pecuária. Ele conta a sua experiência nessas cadeias e como a integração tem contribuído para a redução de custos.
Tudo o que acontece no mundo agro, você acompanha no Impulso News!
No quadro Giro de Notícias, você confere:
Consumo mundial de carne bovina que deve bater recorde em 2021
Exportações brasileiras de carnes também foram destaque no mês de abril
Ritmo de plantio da safra 2021/22 nos Estados Unidos segue acelerado
E tem mais: O Prof. Marcos Fava Neves, fala sobre as perspectivas para produção de soja e milho no país, considerando a seca que atinge o Brasil e os Estados Unidos. Fala também sobre as crises a serem gerenciadas pelos brasileiros nos próximos anos.
Confira também o Impulso Responde, com as principais dúvidas enviadas pelos espectadores; o Boletim do Clima; e a Agenda da Semana, com os eventos especiais da Bayer!