Produção de laranja terá baixa na safra 2024/25
Volume de produção deve ser menor do que na temporada passada. Entenda quais fatores podem influenciar os resultados e outros destaques do agro17 de maio de 2024 /// 10 minutos de leituraO cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo e Sudoeste Mineiro deve produzir 232,4 milhões de caixas de laranja na safra 2024/25. O volume é 24% menor em relação à safra anterior, de acordo com a primeira estimativa divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Se confirmada, essa será a pior colheita dos últimos 36 anos, ou seja, a segunda menor safra de laranja desde 1988, quando começaram a ser realizadas as estimativas.
As condições climáticas desfavoráveis impactaram a produção das laranjeiras, com altas temperaturas e falta de chuvas após florescimentos. Por conta disso, houve uma redução de 29% no número de frutos por árvore. Além disso, a incidência de greening é maior e já é possível observar a queda prematura de frutos, especialmente nas variedades precoces de laranjas.
Vale lembrar ainda que o Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo, sendo responsável por 75% do comércio mundial do produto. Com isso, a baixa oferta brasileira, aliada a colheitas menores nos Estados Unidos, vem sustentando máximas nos preços globais do suco de laranja, o que acontece desde o fim de 2023. O valor da caixa chegou próximo de R$ 90, o maior registrado em toda a série histórica.
Estoques de suco de laranja e perspectivas de mercado
Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que o estoque de suco de laranja brasileiro corre risco de se esgotar, mesmo com queda nas exportações. Os estoques registrados em junho do ano passado pela Associação Nacional de Exportadores de Suco Cítricos (CitrusBR), totalizam 84 mil toneladas. Contudo, durante a entressafra, que pode durar de três a quatro meses, são necessárias cerca de 85 mil toneladas por mês para abastecer o mercado internacional.
"O fato mais relevante é que está faltando laranja no planeta. O greening devastou a Flórida e está criando problemas na nossa estrutura produtiva em São Paulo. Ao mesmo tempo, há as questões climáticas, com isso, o preço do suco, que normalmente fica ao redor de 2.500 dólares na Europa, foi para mais de 5.500 mil dólares. A citricultura está com problemas e precisamos de um foco brutal para resolver essa questão do greening", avalia o professor Marcos Fava Neves.
Giro de notícias
A colheita de soja alcançou 95,6% da área total no Brasil. No mesmo período do ciclo anterior, as máquinas tinham avançado em 97,2% das lavouras dedicadas à oleaginosa.
O aumento da incidência de pragas, como a mosca branca, deve impactar a produtividade das lavouras de tomate industrial. A produção é estimada em 1,7 milhão de toneladas, com colheitas próximas aos números de 2022.
Agenda da semana
Sementes Agroceres, Agroeste e Dekalb patrocinam a segunda Conferência sobre Silagem para Gado de Corte. O Configem acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Este é um dos mais importantes eventos para bovinocultores que produzem silagem de milho.
A agenda de feiras também estará agitada na próxima semana! Entre os dias 21 e 23 de maio, a Bayer estará presente na Showtec, em Maracaju, no interior de Mato Grosso do Sul. E de 21 a 25 de maio ocorre a AgroBrasília. As duas feiras apresentarão as principais soluções de produtos a serviços da Bayer, além de várias palestras exclusivas nos estandes.
Impulso Bayer Academy na China
O Impulso Bayer Academy, edição Master Program, realizou a viagem internacional imersiva para Pequim e Xangai, na China. Os produtores fizeram importantes visitas técnicas em empresas que fazem a diferença no agronegócio chinês e impactam no Brasil.
"A Bayer nos proporcionou uma grande oportunidade de estarmos na China, juntamente com outros produtores do Brasil, para uma interação com esse país tão importante comercialmente para o agro brasileiro. Conhecemos o destino da nossa soja em uma grande esmagadora e processadora, um conglomerado chinês que está entre os maiores do mundo", contou o produtor Alexandre di Domenico, que participou da imersão.
Para fazer parte dessa jornada, é preciso resgatar por meio dos pontos do Impulso Bayer.
Reinauguração do SeedGrowth Center Brasil
A Bayer reinaugurou o Seedgrowth Center Brasil, o centro de tecnologia em tratamento de sementes, com foco em oferecer serviços e soluções customizadas aos parceiros comerciais e multiplicadores de sementes.
"Esse dia foi muito importante para conhecer novos produtos que vão levar para nossos cooperados muitas oportunidades e soluções para os seus problemas", comentou Roberto Destro, gerente de produção de sementes da Coamo, que esteve presente no evento.
A reinauguração é o reflexo do compromisso da Bayer em desenvolver soluções de qualidade desde a semente para os agricultores.