Blog do Agro

Benefícios técnicos da sinergia dos princípios ativos no Cropstar

É fundamental o uso de ferramentas completas e confiáveis para proteger as fases iniciais no estabelecimento da lavoura de soja e milho
22 de julho de 2022 /// 2 minutos de leitura

O uso do tratamento de sementes com inseticidas é hoje prática fundamental para um adequado estabelecimento de lavouras de milho e soja. É uma prática com custo reduzido se formos comparar ao custo da semente e todo o potencial produtivo que ela carrega embarcado. Dentre das diversas opções de inseticidas que se tem disponível no mercado para este fim, o produtor rural precisa analisar quais são os benefícios técnicos que cada solução oferece e a qual se adequa mais ao seu cenário.

Imidacloprido é um inseticida do grupo dos neonicotinoides que atua no sistema nervoso do inseto, imitando os efeitos do neurotransmissor acetilcolina.

O tiodicarbe é um inseticida do grupo dos metilcarbamato de oxima que também atua no sistema nervoso central, porém inibindo a ação da acetilcolinesterase, enzima responsável pela degradação da acetilcolina e bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos.

Ambos os inseticidas provocam no inseto transmissão ininterrupta de impulsos nervosos, o que desencadeia uma hiperexcitação, tremores, com consequente convulsão, paralisia e morte do inseto.

A combinação desses ingredientes ativos está contida no produto Cropstar®. Veja abaixo alguns dos benefícios técnicos do produto para uso em tratamento de sementes:

  1. Alta tecnologia de formulação: garante rápida secagem, excelente recobrimento e aderência as sementes de soja e milho.
  2. Amplo espectro de ação: a combinação desses ativos proporciona ação no controle de lagartas iniciais e também sobre percevejos. Especialmente no milho, a fase crítica para ocorrência de percevejo-barriga-verde é da emergência até V4, ou seja, o inseticida no tratamento de semente é fundamental.
  3. Proteção da parte aérea: tanto o imidacloprido como o tiodicarbe apresentam capacidade de serem absorvidos pelas raízes e serem translocados para a parte aérea da planta. Especialmente no caso do imidacloprido, devido à sua boa sistemicidade e redistribuição nos tecidos, resulta em um bom efeito residual de proteção das plantas após emergência.
  4. O Tratamento de sementes é essencial para o manejo integrado da tecnologia BT de soja e milho, como mostrado na figura abaixo:
  5. Ação sobre nematoides na soja: é bem conhecida a ação de tiodicarbe sobre fitonematoides. O tiodicarbe possui efeito nematostático atrasando o ciclo de desenvolvimento dos nematoides na soja, o que reflete em redução dos danos e do aumento populacional na área. Vale ressaltar que o tratamento de semente ajuda reduzir os danos dos nematoides na soja, mas não elimina o problema da área, devendo ser associado outras estratégias de manejo.
exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.