Abertura de safra: Projeções para 2022
Evento da Datagro reuniu principais associações do agronegócio que abordaram projeções para as próximas safras de soja, milho e algodão20 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraNos últimos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2021 a Datagro Consultoria realizou o evento online Abertura de Safra Grãos - Soja, Milho e Algodão 2021/22.
Na segunda edição da Abertura de Safra foram discutidos diversos temas centrais para o planejamento da próxima safra de soja, milho e algodão.
Os debates e as projeções realizadas no evento incluíram mercado de insumos, cenário econômico, expectativa de consumo e comercialização da soja, milho e algodão.
Temas de importante relevância para todos os atores que fazem parte do agronegócio brasileiro.
Abertura de Safra Grãos Datagro
O evento da Datagro ainda reuniu os principais nomes da cadeia de grãos e algodão, entre eles Glauber Silveira, Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho); Júlio Busato, Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); e Bernardo Nogueira, do Conselho de Liderança da Bayer América Latina.
Os temas discutidos na Abertura de Safra foram:
- Economia mundial e brasileira pós-pandemia;
- Expectativa para a taxa de câmbio;
- Visão dos produtores e compradores de soja;
- Expectativas para o mercado do complexo de carne;
- Consumo, preços e comercialização de soja e milho;
- Perspectivas para o etanol de milho e biodiesel;
- Perspectivas de exportação de algodão;
- Inovação digital no agronegócio.
Produção de etanol de milho deve aumentar
O etanol de milho foi um dos temas discutidos na Abertura de Safra, já que as projeções são de crescimento para o combustível nos próximos anos.
O aumento da produção do grão é o principal fator que irá aumentar o volume de etanol de milho no país.
Durante o painel “O Mercado de Biocombustíveis: Momento e Perspectivas para o Etanol de Milho e Biodiesel”, Glauber Silveira, presidente da Abramilho, falou sobre o aumento da produção do milho Brasil, apesar da quebra da safra em 2020/21 que ocorreu por conta do impacto não só da Covid-19, mas também da seca, pragas e geadas.
Para que o cultivo do grão continue crescendo, e supere a quebra da safra, Silveira mencionou a importância de mais infraestrutura logística e armazenagem para o produtor.
As projeções para a safra 2021/22 de milho são de aumento da área de cultivo e de produtividade. Além disso, cerca de 26% do milho plantado para a próxima safra já foi comercializado para usinas de etanol.
Crescimento área plantada de algodão
No painel “Perspectivas do Segundo Maior Exportador de Algodão do Mundo”, o presidente da Abrapa, Júlio Busato, projetou uma aumento da área plantada do algodão na safra 2021/22, principalmente, por conta da recuperação do preço da cultura e de seu consumo mundial.
Apesar da quebra da safra 2020/21 e da queda de preços provocada pela pandemia, a projeção para a cotonicultura no Brasil é de recuperação na temporada 2021/22.
Um dos principais fatores para a retomada é a volta do consumo do algodão, que representa uma boa oportunidade de cultivo para os produtores.
Segundo a Abrapa, o consumo mundial de algodão antes da pandemia era de 25 milhões de toneladas. Atualmente, as perspectivas de consumo são de 26,3 milhões de toneladas.
O país deve passar os Estados Unidos como maior exportador da pluma e a Índia, como maior produtor.
Busato ainda afirmou que uma das principais vantagens competitivas do Brasil é o algodão de segunda safra, plantado logo após a colheita da soja.
Inovação digital no agronegócio
A expansão da tecnologia da informação no agronegócio foi outra pauta discutida na Abertura de Safra da Datagro.
O painel “Agtech” contou com especialistas na área de agricultura digital que abordaram temas como inteligência artificial, microbiologia e proteínas feitas em laboratório.
Bernardo Nogueira, membro do Conselho de Liderança da Bayer América Latina, mencionou a necessidade de integrar as diversas tecnologias que já existem na agricultura, principalmente, para elevar o padrão das práticas de sustentabilidade do agronegócio.
As novas biotecnologias da Agro Bayer visam oferecer as melhores soluções para o produtor maximizar a produtividade da soja, milho e algodão, sem deixar de lado a responsabilidade com a sustentabilidade do cultivo.
Desafios e Oportunidades para a safra 2021/22
Quer saber mais sobre as tendências para a safra 2021/22? Convidamos o professor Alexandre Mendonça de Barros, especialista em agronegócio para apresentar os cenários no Impulso Negócios: