Bulas e rótulos de defensivos agrícolas mudam para atender novo marco regulatório da Anvisa
Brasil passa a seguir padrão internacional de classificação e rotulagem. Fórmulas, qualidade e segurança dos produtos continuam os mesmos22 de julho de 2022A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo marco regulatório para defensivos agrícolas no Brasil. Com essa medida, será possível atualizar e tornar mais adequados os critérios de avaliação e de classificação toxicológica dos produtos utilizados no país. As mudanças foram propostas com base nos padrões do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), e fazem com que o Brasil passe a seguir os mesmos critérios regulatórios internacionais.
O país passará a ter regras harmonizadas com as da União Europeia e da Ásia, por exemplo, fortalecendo a comercialização de produtos nacionais no exterior. Desta maneira, as empresas fabricantes de defensivos agrícolas no Brasil terão que adotar mudanças importantes na rotulagem e nas bulas, até julho de 2020. Os rótulos passarão a conter informações, palavras de alerta e símbolos (pictogramas) que facilitem a identificação de perigos à vida e à saúde humana.
A Bayer começa a adequar os primeiros rótulos e bulas no padrão GHS nesse início de 2020. Essas alterações modificam apenas os rótulos e as bulas, uma vez que a fórmula, a qualidade e a segurança dos produtos continuam os mesmos.
O que é GHS
O Sistema Globalmente Harmonizado para Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (substâncias e misturas) e de comunicação de perigos, por meio de rótulos e fichas de dados de segurança padronizados, foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é considerado uma abordagem lógica e abrangente para a definição dos perigos dos produtos químicos, bem como sua classificação e comunicação de perigo por meio da Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) e de rótulos e bulas. Com a adoção do GHS, o setor promoverá:
- Melhor comunicação em relação aos possíveis efeitos toxicológicos esperados;
- Facilitação do Comércio Internacional;
- Auxílio na construção e aproveitamento de políticas nacionais de segurança química.
Para entender mais sobre o que é o GHS e o que muda na prática nos rótulos e bulas dos produtos de proteção de cultivos no país, veja o infográfico abaixo. Em caso de dúvidas sobre as mudanças em rótulos e bulas de defensivos agrícolas da Bayer, fale com nossa central Converse Bayer: 0800 115560.