Como a plantabilidade pode ajudar a assegurar sua produtividade?
Uma semeadura de qualidade não é apenas usar a melhor semente, a melhor máquina, e possuir uma área bem preparada. É também distribuir corretamente as sementes.17 de julho de 2022O potencial produtivo dos cultivos de grãos está diretamente relacionado aos fatores que afetam o processo de germinação das sementes e estabelecimento das plântulas na lavoura. Dentre esses fatores, a plantabilidade exerce importância fundamental, pois é definida pela distribuição uniforme das sementes no campo, ou seja, a distância de uma semente a outra dentro da linha de plantio, que deverá ser igual, bem como a profundidade de semeadura.
Para exemplificar esse conceito, em um estande de 250 mil sementes/ha de soja, com um espaçamento entre linhas de 50 cm, cada semente deveria estar separada pela distância de 8 cm dentro da linha de plantio e com a mesma profundidade, que no caso da soja, pode variar de 2,5 a 4,0 cm. Visualize no desenho abaixo:
Uma distribuição homogênea das sementes na linha de plantio promove diversos benefícios como:
Todos esses benefícios são refletidos no melhor crescimento das plantas, que se desenvolvem com uma boa estrutura, viabilizando a maior permanência das folhas mais velhas, favorecendo a maior capacidade fotossintética e, portanto, o enchimento de grãos, além reduzir a suscetibilidade a estresses e a possibilidade de acamamento.
Entretanto, para que se obtenha uma plantabilidade adequada é necessário considerar diversos fatores:
- a velocidade de plantio;
- a uniformidade do tamanho das sementes;
- a sanidade, a utilização de grafite, a biomassa de cobertura do solo;
- a regulagem da semeadora.
A velocidade de plantio se destaca como um dos principais fatores responsáveis pela uniformidade do plantio, pois quanto maior ela for, maior será a percentagem de espaçamentos falhos na linha, podendo ocorrer redução do estande de plantas. Além desse prejuízo, velocidades de plantio acima 8 km/h podem reduzir a profundidade de semeadura, prejudicando o processo de germinação.
A quantidade de palha, bem como a sua umidade possuem interferência direta na qualidade do plantio. O disco de corte da plantadeira deve ser adequado ao volume de palha, pois a mesma deverá ser cortada, para viabilizar a deposição da semente na profundidade adequada do solo. A distribuição desuniforme da palha após a colheita também afeta a qualidade do plantio de forma direta, quando relacionada à resistência ao corte da palha sob maiores volumes e, indiretamente, devido à maior retenção de umidade no solo, favorecendo a germinação das sementes.
Com o uso da Agricultura de Precisão (AP) é possível identificar e quantificar a variabilidade espacial dos principais fatores de produção, o que possibilita intervir de maneira localizada nas necessidades de cada talhão. Na AP, vários fatores são importantes, como por exemplo, o ajuste da população de plantas aos locais específicos, de acordo com a sua variabilidade e a distribuição regular (equidistante) das sementes, que irão resultar no ótimo arranjo espacial de plantas na lavoura.
Portanto, para o alcance de maior produtividade de grãos é indispensável dar atenção especial aos parâmetros de plantabilidade como:
- Maior uniformidade de semeadura;
- Sementes de alto potencial de germinação e vigor, depositadas em profundidades adequadas;
- Velocidade de semeadura na faixa ideal;
- Uma boa distribuição de palha.
Caso necessite de ajuda para implementar estes e outros cuidados, acesse a Rede AgroServices resgate serviços como a Agricultura de Precisão. Somos muitos contra às doenças, somos muitos pela produtividade.
Basta clicar no botão abaixo:
Resgate o serviço aqui!
Autor, fotos, textos e ilustrações: Instituto Phytus