O florescimento é um fenômeno indesejável no canavial devido a intensificar os riscos com a isoporização

07 de março de 2019



O que é isoporização?
A isoporização é a desidratação ou perda de água pelos colmos, os quais se tornam mais fibrosos. Não está diretamente relacionada à redução na quantidade de açúcares nos colmos.


O que causa a isoporização?

A isoporização é um fenômeno independente ligada à variedade de cana e às condições de ambiente. O florecismento intensifica a isoporização.

O redirecionamento de açúcares para formação de flores provoca a perda de água nos colmos.



Quais são os sintomas?

Os colmos adquirem coloração branca de forma progressiva, do centro para a periferia e da ponta para a base, podendo variar conforme a cultivar.



Quais são os danos?

A isoporização pode reduzir o redimento do canavial em até 30%, sendo a redução do volume de caldo o principal fator alterado.

 30 por cento
Perda de rendimento devido à isoporização

Isso significa que, se a expectativa era colher 100 toneladas/ha, o canavial entrega apenas 70t. Além disso, a extração do açúcar nas usinas é dificultadas.



Para o produtor evitar a isoporização ele precisa se programar. Esta é uma característica genética dos cultivares e algumas variedades possuem maior probalbilidade em isoporar do que outras.

O uso de reguladores de crescimento é uma das principais estratégias utilizadas para previnir o florescimento. Tal práticam quando bem utilizada, no momento certo, minimiza os riscos de isoporização.