O florescimento é um fenômeno indesejável no canavial devido a intensificar os riscos com a isoporização
O infográfico traz algumas respostas para questionamentos como: o que é e que fatores intensificam os riscos com a isoporização na cana-de-açúcar, bem como formas de prevenção desse dano.07 de março de 2019A isoporização é um fenômeno independente ligada à variedade de cana e às condições de ambiente. O florecismento intensifica a isoporização.
O redirecionamento de açúcares para formação de flores provoca a perda de água nos colmos.
Os colmos adquirem coloração branca de forma progressiva, do centro para a periferia e da ponta para a base, podendo variar conforme a cultivar.
A isoporização pode reduzir o redimento do canavial em até 30%, sendo a redução do volume de caldo o principal fator alterado.
Isso significa que, se a expectativa era colher 100 toneladas/ha, o canavial entrega apenas 70t. Além disso, a extração do açúcar nas usinas é dificultadas.
Para o produtor evitar a isoporização ele precisa se programar. Esta é uma característica genética dos cultivares e algumas variedades possuem maior probalbilidade em isoporar do que outras.
O uso de reguladores de crescimento é uma das principais estratégias utilizadas para previnir o florescimento. Tal práticam quando bem utilizada, no momento certo, minimiza os riscos de isoporização.