Bulas e rótulos de defensivos agrícolas mudam para atender novo marco regulatório da Anvisa

22 de julho de 2022

Bulas e rótulos de defensivos agrícolas mudam para atender novo marco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo marco regulatório para defensivos agrícolas no Brasil. Com essa medida, será possível atualizar e tornar mais adequados os critérios de avaliação e de classificação toxicológica dos produtos utilizados no país. As mudanças foram propostas com base nos padrões do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), e fazem com que o Brasil passe a seguir os mesmos critérios regulatórios internacionais.

O país passará a ter regras harmonizadas com as da União Europeia e da Ásia, por exemplo, fortalecendo a comercialização de produtos nacionais no exterior. Desta maneira, as empresas fabricantes de defensivos agrícolas no Brasil terão que adotar mudanças importantes na rotulagem e nas bulas, até julho de 2020. Os rótulos passarão a conter informações, palavras de alerta e símbolos (pictogramas) que facilitem a identificação de perigos à vida e à saúde humana.

A Bayer começa a adequar os primeiros rótulos e bulas no padrão GHS nesse início de 2020. Essas alterações modificam apenas os rótulos e as bulas, uma vez que a fórmula, a qualidade e a segurança dos produtos continuam os mesmos.

O que é GHS

O Sistema Globalmente Harmonizado para Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (substâncias e misturas) e de comunicação de perigos, por meio de rótulos e fichas de dados de segurança padronizados, foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é considerado uma abordagem lógica e abrangente para a definição dos perigos dos produtos químicos, bem como sua classificação e comunicação de perigo por meio da Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) e de rótulos e bulas. Com a adoção do GHS, o setor promoverá:

  • Melhor comunicação em relação aos possíveis efeitos toxicológicos esperados;
  • Facilitação do Comércio Internacional;
  • Auxílio na construção e aproveitamento de políticas nacionais de segurança química.

Para entender mais sobre o que é o GHS e o que muda na prática nos rótulos e bulas dos produtos de proteção de cultivos no país, veja o infográfico abaixo. Em caso de dúvidas sobre as mudanças em rótulos e bulas de defensivos agrícolas da Bayer, fale com nossa central Converse Bayer: 0800 115560.