Safrinha de milho a caminho: como está o andamento do plantio?
14 de janeiro de 2023
O plantio do milho safrinha está mais lento neste ano, em decorrência principalmente do atraso na colheita de soja, já que a maior parte das áreas de segunda safra são cultivadas em sucessão.
Até o dia 5 de fevereiro, a colheita de soja alcançou cerca de 9% de progresso, quase 7 pontos percentuais a menos quando comparada com a mesma data do ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com a organização, o plantio de milho alcançou 11% de progresso até o momento, o que representa menos da metade do avanço registrado há um ano, quando o Brasil havia passado de 22% das áreas.
Perspectivas para a produção de milho
Como consequência dos atrasos no plantio, os números da produção já começam a ser revistos. Segundo o dado mais recente da Safras e Mercado, a safrinha de milho deve entregar 125 milhões de toneladas, 1,6 milhão de toneladas a menos do que o levantamento anterior feito pela consultoria. Mesmo assim, o volume total de milho produzido deverá superar as 120 milhões de toneladas colhidas na safra 2021/22, atingindo uma marca histórica.
Exportações do agro
O mês de janeiro foi de números positivos nas exportações do agro brasileiro. Dentre os produtos exportados, o milho merece destaque: ao todo, foram embarcadas mais de 6 milhões de toneladas do cereal, o que possibilitou uma alta de 163% nas receitas com vendas do grão, somando 1,84 bilhão de dólares.
Considerando o atraso na semeadura de milho safrinha, as perspectivas de produção e a alta nas exportações, o professor Marcos Fava Neves analisa o que os produtores podem esperar do mercado: "O milho está com o plantio mais lento devido a atrasos na safra de soja. Além disso, o excesso de chuvas e problemas operacionais estão gerando mais atrasos para a safrinha. Isso faz com que a expectativa inicial de 125 milhões de toneladas de milho fique em risco. Com isso, os preços podem aumentar se houver algum estresse climático na segunda safra", comenta o Doutor Agro.
Dica para controle de daninhas no milho safrinha
Os produtores que irão iniciar o plantio de sua safrinha de milho não podem esquecer da importância do controle das plantas daninhas antes mesmo que elas apareçam! Para isso, a Bayer conta com Adengo, herbicida exclusivo para o milho, que age contra as plantas daninhas tanto de folhas largas, como de folhas estreitas, sendo uma excelente alternativa para rotação de princípios ativos e manejo de resistência. Além disso, Adengo possui uma formulação estável e duradoura que pode ser usada com ou sem palhada.
Top 3 de notícias
- O índice de preços de alimentos da FAO caiu pelo décimo mês consecutivo em janeiro. No mês passado, o indicador alcançou a média de 131,2 pontos.
- A safra de soja foi estimada novamente em 154,2 milhões de toneladas, segundo a consultoria Stonex. A estimativa anterior era de 153,8 milhões de toneladas.
- A relação de troca de milho por fertilizantes deve ser 26% menor na safra 2023/24, no estado do Mato Grosso, segundo o Imea. A retração nos preços dos insumos e menor demanda justificam essa redução.
Agenda da semana
Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro destaca os temas que os produtores devem ficar de olho: plantio do milho safrinha, clima, variação cambial e os impactos dos números do novo relatório da Conab.