11 MIN DE LEITURA

Preços do café atingem os menores níveis dos últimos meses

25 de agosto de 2023

O mercado do café experimenta um período de incertezas no comércio global, com quedas significativas de preços, que chegaram a atingir os níveis mais baixos dos últimos sete meses. Países da Europa, os Estados Unidos e o Japão - que concentram boa parte das compras dos grãos brasileiros - estão demonstrando uma demanda mais tímida neste ano, de acordo com dados da consultoria Safras e Mercado.

Além disso, a alta na taxa de juros americana ajuda a desencadear a valorização do dólar. Por conta disso, o movimento de aversão ao risco dos investidores acaba retraindo os preços das commodities como um todo.

Ainda de acordo com a consultoria, a colheita de café da temporada 23/24 já havia atingido 91% até o dia 15 de agosto, ou seja, está quase finalizada.

Apesar de ter iniciado com atraso, por falta de mão de obra e chuvas que atrasaram a maturação, os trabalhos se encaminham para o fim, com o tempo seco favorecendo as atividades.

O professor Marcos Fava Neves analisa o cenário de retração global nos preços das commodities agrícolas e analisa as perspectivas para o café. "Nesse mesmo período do ano passado, o preço da saca de café era de R$ 1.300 e caiu para R$ 800, fora a correção da inflação e o custo de produção mais elevado na safra passada. Além disso, a oferta de café cresceu, mas a ponta do consumo apresentou problemas. Com certeza teremos custos menores para a próxima safra, mas será necessário muito controle nos custos de produção e eficiência produtiva."


Colheita de milho safrinha é concluída com aumento na produção

Com a colheita do milho safrinha praticamente concluída no Brasil, a produção deve ficar em quase 130 milhões de toneladas. O volume produzido será 15% maior do que em 21/22, como indica a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O órgão havia projetado pouco mais de 127 milhões de toneladas na primeira estimativa.


Impulso Bayer Academy: ajudando os produtores a terem mais resultados

O Impulso Bayer Academy realizou mais um encontro do Master Program. O curso tem como foco ampliar as formas de fazer os agricultores terem mais resultados em seus negócios por meio da conexão com grandes players do mercado. A jornada é finalizada com uma experiência internacional imersiva em Israel, por meio dos pontos do programa Impulso Bayer.

"Junto com os produtores, temos uma grande quantidade de conteúdo que nos ajuda a entender melhor o que pode ser inovação, a fazer novos modelos de negócios, além de sermos mais sustentáveis e rentáveis", comenta Everson Zin, diretor comercial de Climate FieldView™, sobre a experiência proporcionada pelo encontro.


Conexão Mulheres no Agro

O programa Conexão Mulheres no Agro realizou a etapa final da Jornada do Conhecimento, em São Paulo. Essa é mais uma iniciativa da Bayer para agricultoras de todo o Brasil trocarem experiências, participarem de discussões e se capacitarem com conteúdo relevante para o seu negócio. Uma oportunidade de aprendizado exclusivo para produtoras rurais e profissionais do agro.

"Foi uma das melhores oportunidades que já tive de interação, conhecimento e de receber informações referentes a vários temas muito importantes", destacou Carminha Missio, produtora da Bahia. 

Para a produtora Rayssa Araújo, da Paraíba, a troca de experiências gerada pela Jornada do Conhecimento agrega valor não só às participantes do evento, mas também a todos que fazem parte da equipe de produção no campo.

Congresso Brasileiro de Nematologia

Cuiabá recebeu o 38º Congresso Brasileiro de Nematologia. O evento foi voltado à sustentabilidade e tecnologia no setor, assunto necessário para a realidade do campo. A Bayer participou do congresso, com várias novidades, como o nematicida Verango® Prime, que é imbatível contra os nematoides e permite o método de aplicação plante/aplique. Por meio dele, o agricultor pode fazer a aplicação em barra, em área total, facilitando a operação e adoção do produto. A Bayer também lançou o programa de agricultura digital Bayer Direct, que oferece prescrição customizada para a cultura da soja e vai ter compartilhamento do risco do investimento em Verango® Prime.“O evento foi um sucesso. Contamos com visitas de clientes de diversas regiões do Brasil, tivemos um palestrante internacional falando sobre o futuro do controle químico de nematoides e mais uma série de interações únicas”, disse Guilherme Hungueria, Gerente de Inseticidas Latam.


Giro de notícias

A produtividade dos canaviais no Centro-Sul foi 24% maior em julho, alcançando 98 toneladas por hectare. Por outro lado, a qualidade foi inferior por causa do grande armazenamento de água no solo.

Nos Estados Unidos, as chuvas favoreceram o desempenho da soja durante o início de agosto. O tempo mais firme nas próximas semanas deve contribuir com áreas cultivadas dentro da janela ideal.

Já na Argentina, a quebra da safra de soja é projetada em 43%. A produção é estimada em 25 milhões em 22/23 contra as 44 milhões de toneladas colhidas em 21/22.


Agenda da semana

Para a próxima semana, o Doutor Agro destaca os temas nos quais os produtores devem ficar de olho:

  • Câmbio;
  • Os rumores de proibição das exportações de açúcar pela Índia;
  • As condições das lavouras de soja, milho e algodão nos Estados Unidos;
  • O andamento da colheita de milho e algodão no Brasil, que apresenta atraso até o momento;
  • O movimento dos produtores por insumos.