10 MIN DE LEITURA

Agricultura digital avança no Brasil

22 de dezembro de 2023

Alimentar a crescente população global com o uso mais eficiente de recursos é o principal desafio do setor agropecuário. Para isso, é fundamental o desenvolvimento de inovações tecnológicas que possibilitem o incremento de produtividade no campo. São elas que ajudam os produtores a evoluírem em conjunto com as mudanças do ambiente e do mercado, aumentando o conhecimento sobre o impacto de diferentes fatores na safra, facilitando o monitoramento e o manejo das culturas e melhorando os resultados na lavoura.

Cada cultura e área têm suas próprias características e necessidades, por isso, a inovação na agricultura desempenha um papel relevante. Nesse sentido, a agricultura digital ajuda a entregar produtos e soluções cada vez mais personalizadas, a fim de atender as demandas de cada propriedade e promover o crescimento sustentável dos negócios.

Em uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi observado que 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção.


Principais aplicações da agricultura digital

As tecnologias digitais podem ser utilizadas para vários fins na agricultura. Um exemplo é a obtenção de dados para o planejamento de atividades, como:

  • Gestão do negócio
  • Compra e venda de insumos
  • Produção
  • Mapeamento e monitoramento do uso da terra
  • Previsão climática.

Além disso, os produtores que acompanham essas inovações conseguem se desenvolver mais facilmente em um mercado competitivo.

A especialista em agronegócio, Roberta Paffaro, analisa este cenário e conta como o produtor pode se preparar para o futuro com a agricultura digital. "Em 2022, uma pesquisa realizada pela Mckinsey & Company, que entrevistou mais de 5.500 produtores ao redor do mundo, mostrou que a América do Sul está atrás apenas da Europa e dos Estados Unidos em termos de adoção de novas tecnologias. Além disso, o Brasil é líder mundial na utilização de controles biológicos."

Ainda de acordo com a especialista, uma forte tendência nessa área é a utilização de inteligência artificial na agropecuária. Ela recomenda que os produtores fiquem de olho para saberem como utilizar essas tecnologias a fim de tornar a produção mais eficiente, sustentável e rentável.


Impulso Bayer faz aniversário e quem ganha presente é você!

Em janeiro, o Impulso Bayer vai completar quatro anos e, para comemorar essa data, todos os nossos clientes, de uma a cinco estrelas, terão benefícios. Entre os dias 10 de janeiro e 10 de fevereiro de 2024, os clientes Impulso Bayer que tiverem as notas fiscais cadastradas e aprovadas na Orbia, vão receber 50% a mais de pontos. Além disso, com a mesma compra, você ainda garante cashback direto na conta com a campanha Safra Turbinada.

E você, que é cliente Impulso Bayer, já conferiu a sua área logada aqui no site Agro Bayer Brasil? Ela está repleta de conteúdos exclusivos e personalizados, como boletins do clima diários por região e muito mais! Acesse, confira e aproveite!