Estimativas para a safra de soja 2023/2024
Saiba o que esperar desta temporada e confira os números projetados pelos principais agentes de mercado19 de abril de 2024 /// 2 minutos de leituraAs estimativas para a safra de soja 2023/2024, divulgadas na última semana, movimentaram o mercado. Enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) relata queda de 5,2% em relação ao último ciclo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), manteve a estimativa do mês anterior: 4,3% menor do que o resultado estimado da última temporada.
Esse cenário configura uma diferença de 8,5 milhões de toneladas entre as estimativas.
O volume projetado pelo órgão americano para a safra atual, se confirmado, ficaria maior do que as 154,6 milhões de toneladas registradas pela Conab na temporada 2022/2023, que foi um recorde para a produção de soja no Brasil.
A projeção brasileira, no entanto, é quase 10% menor do que o volume divulgado no primeiro levantamento da safra, feito em outubro de 2023. A expectativa era de 162 milhões de toneladas de soja, e essa redução reflete as adversidades climáticas enfrentadas pelos produtores em decorrência do fenômeno El Niño.
A discrepância entre as projeções já ocorre há meses. O mercado esperava um corte mais robusto no relatório americano, em torno de 152 milhões de toneladas, mas como isso não aconteceu, os preços da soja na bolsa de Chicago não reagiram.
Projeções para a safra global
A safra americana está praticamente finalizada, mas a principal mudança observada foram os estoques finais do país, que devem ser 8,1% maiores em relação à última estimativa divulgada. Enquanto isso, a produção de soja dos Estados Unidos foi mantida em 113,3 milhões de toneladas e a previsão de exportação reduziu em 1,2%.
Agora, o que está nos holofotes é a safra argentina, com uma projeção de 50 milhões de toneladas, mas que pode sofrer novos cortes por conta do clima.
"O USDA praticamente não mexeu nos números divulgados para os mercados mundiais porque eles mantiveram a estimativa para a safra de soja brasileira.
A Conab, por outro lado, tem uma perspectiva menor para o Brasil. Vamos aguardar os próximos números que estarão mais evidentes, principalmente para a segunda safra de milho, para a qual são esperadas variações e cuja expectativa de produção é de até 100 milhões de toneladas", comenta o professor Marcos Fava Neves sobre as últimas estimativas divulgadas.
Giro de notícias
O alto volume de chuvas afetou a produção de grãos e forragens na região Sul do Brasil. A quebra chegou a 50% na produção de sementes do Rio Grande do Sul.
As exportações do agro brasileiro bateram mais um recorde no primeiro trimestre do ano. Foram 37,4 bilhões de dólares em receita, valor que é 4% maior do que os 35,8 bilhões registrados no mesmo período de 2023.
A produção argentina foi afetada pelo clima e pela incidência da cigarrinha. O inseto causou perdas de 70% em algumas regiões do país vizinho.
Imersão Impulso Bayer Academy em Singapura
Está acontecendo a viagem internacional imersiva do Impulso Bayer Academy, edição Academia do Infinito. Os participantes estão em Singapura e visitam grandes empresas de tecnologia, startups e o porto de Singapura, locais que fazem a diferença no agronegócio do país asiático.
Você também quer fazer parte dessa jornada? Resgate essa experiência por meio dos seus pontos do Impulso Bayer.