Exportações de café devem crescer em 2022
Saiba mais sobre os cenários e tendências para o mercado do grão. Veja também como o uso de tecnologias tem ajudado os produtores no campo, o aumento nas vendas do etanol hidratado e mais destaques do agro18 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraApós baixa na produção de café no ano passado, devido à bienalidade negativa e aos eventos com o clima, os produtores deverão colher a terceira maior safra do grão em 2022, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento. As projeções da Conab apontam uma produção de 55,7 milhões de sacas de café (60kg) que, se alcançada, deve superar em quase 17% o volume colhido no ciclo passado.
Na comercialização, o Brasil exportou 3,4 milhões de sacas de café em fevereiro, 1,6% a mais do que em janeiro, embora esse volume seja 12,8% menor do que os embarques de fevereiro do ano passado. Mesmo assim, as perspectivas são boas: as vendas externas de café devem crescer 3% em 2022/23, e atingir quase 40 milhões de sacas, segundo a consultoria Safras & Mercado.
No campo, além do clima, um dos desafios que tem preocupado os agricultores é o custo de produção. O aumento nos preços dos insumos tem levado os produtores a buscarem por produtos alternativos e por tecnologias que promovam o aumento na eficiência da cultura e a redução dos gastos com a lavoura.
Neste cenário, Climate Fieldview™ é uma ferramenta que vem sendo adotada por diversos produtores de café no Brasil. O produtor Douglas Ferrarini, de Indianópolis, Minas Gerais, mostra como a ferramenta digital auxilia no trabalho em campo, como na pulverização e na aplicação de fungicida.
A família Ferrarini comenta ainda sobre como a Bayer tem contribuído com os resultados no cultivo do café. "A Bayer tem sido uma grande parceira, dado suporte técnico de inovação com o RTV sempre presente junto conosco nos nossos desafios. Isso é muito importante no processo de evolução da categoria", afirma o produtor Gilberto Ferrarini.
E para quem é produtor de café, vem aí a Fenicafé 2022, a maior feira de irrigação em café do Brasil. O evento acontece entre os dias 05 e 07 de abril, em Araguari, Minas Gerais, e é realizado pela Associação dos Cafeicultores de Araguari. Na feira, serão apresentadas as novidades e inovações em máquinas, implementos e serviços, com foco na cafeicultura. A Bayer estará presente com estande para mostrar suas soluções focadas no café. Para mais informações, acesse o site oficial da feira.
Aumento nas vendas de etanol hidratado
Recentemente, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciou que as vendas do etanol hidratado - o etanol vendido nos postos como combustível - cresceram 26% entre janeiro e fevereiro deste ano; de 925 mil litros para cerca de 1,2 milhão de litros. Segundo a organização, esse comportamento demonstra a recuperação no consumo do biocombustível no Brasil devido ao aumento nos preços da gasolina e da retomada econômica no país. Ainda assim, no acumulado da safra 2021/22, as vendas do etanol hidratado somam 15 milhões de litros, 4 milhões a menos que no mesmo período do ciclo passado.
O dia 1° de abril marca oficialmente o início da safra 2022/23 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, principal polo produtor da cultura no Brasil. O professor Marcos Fava Neves comenta se haverá retomada no consumo de etanol: "Essa volta do etanol hidratado é muito importante para o Brasil e para o setor de cana. No ano passado, perdemos cerca de 50 milhões de toneladas de cana, e parte poderia ter se transformado em etanol hidratado para consumo no mercado interno brasileiro. Nesta safra, esperamos cerca de 570 milhões de toneladas de cana e o consumo do hidratado vai voltar até porque o preço do petróleo está alto", analisa.
Curso para manejo do glifosato
Atenção, produtor: você já conhece o curso Educação e Manejo: As Melhores Práticas no Uso do Glifosato? Com ele, você aprende tópicos como o uso correto de EPI's, lavagem e destinação das embalagens, segurança do aplicador e tecnologia de aplicação. O curso é 100% gratuito, online e rápido. Você pode fazer sua inscrição e ter acesso aos conteúdos pelo WhatsApp. Além disso, ao terminar o curso, você tem acesso a um certificado de participação. Para mais informações, acesse o site da iniciativa, afinal, conhecimento também é resultado!
Notícias da semana
As vendas de sementes de milho safrinha cresceram 30% em 2021. Ao todo, a comercialização do insumo movimentou 7,9 bilhões de reais no país (fonte: Spark Inteligência Estratégica).
Já a colheita da soja alcançou 76% da área total do Brasil até 26 de março. As operações seguem em ritmo avançado na comparação com o ano anterior, quando ainda estava em 70%. No milho 2ª safra, o plantio está praticamente concluído no país (fonte: Companhia Nacional de Abastecimento).
O governo federal também anunciou um investimento de 40 milhões de reais para o desenvolvimento tecnológico no agro brasileiro. Os recursos serão destinados para projetos nas áreas de fertilizantes, solos, melhoramento genético de cana, entre outras (fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).
Na agenda de eventos, na próxima semana ocorre a Tecnoshow 2022, entre os dias 4 e 8 de abril. A feira é uma vitrine tecnológica de máquinas, equipamentos agrícolas, palestras técnicas e muito mais! A Tecnoshow será realizada em Rio Verde, Goiás, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), com horário de visitação das 8h às 18h. Este é mais um evento no qual a Bayer estará presente para receber vocês, produtores rurais. Acesse o site e confira a programação completa.
Por fim, o DoutorAgro recomenda ficar de olho nos impactos da redução de impostos para a importação; no plantio nos Estados Unidos; no câmbio; nos grandes números do agro; na segunda safra do Brasil; no clima; e na questão dos fertilizantes.