7 MIN DE LEITURA

5 dicas para uma colheita de cana mais eficiente

18 de abril de 2023

Saiba quais são as estratégias que vão ajudar a otimizar essa etapa e como evitar perdas ao colher cana

 As perdas ocorridas na colheita da cana-de-açúcar podem ser originadas tanto no período inicial de estabelecimento da cultura como nos manejos adotados ao longo do seu desenvolvimento, ou até mesmo no próprio momento da colheita.     Por ser uma cultura semi perene, a implantação da cana envolve uma série de cuidados. Por isso, listamos as 5 principais dicas para a colheita da cana ser um sucesso!    

1- O que considerar ao planejar a safra

Na etapa inicial do estabelecimento do canavial, é preciso considerar as variedades de cana utilizadas e as condições climáticas no período st/stronga colheita, especialmente para se fazer uma previsão mais precisa do tempo de colheita.  

2- Dê atenção especial ao plantio

São vários os fatores que interferem na qualidade do plantio da cana, desde sua densidade, preparo do solo, época do ano, escolha da variedade, qualidade, idast/stronge da muda e paralelismo das fileiras de plantio.  

3- O melhor momento para a colheita

A colheita da cana deve ser feita quando a planta está com o máximo teor de açúcar possível. Portanto, a operação deve ser planejada para o período de pico da maturação da cultura, que varia conforme o sistema de cultivo adotado.Para verificar se está no ponto ideal para colher, você pode utilizar o refratômetro que mede o Brix da cana-de-açúcar, que nada mais é do que a porcentagem de sólidos solúveis dissolvidos no caldo bruto da cana - o teor de sacarose, glicose, frutose e outros compostos não-açúcares como aminoácidos, gorduras, ceras e minerais que são absorvidos pela cana durante seu processo de maturação. Assist/strong, a média dos resultados obtidos da base, meio e ponta do colmo deve ser maior que 18. 

4- Colhedoras devem estar bem reguladas

As colhedoras devem estar bem equilibradas e seus componentes como as pás da hélice, o eixo do ventilador e das faquinhas devem estar em perfeitas condições de uso. É necessário manter a rotina de limpeza em dia, especialmente dos pontos de graxeira.No momento da colheita, é fundamental atentar para a velocidade da colhedora, lembrando que o foco é a qualidade da operação. Outro ponto de atenção é que o tráfego nos talhões deve ser regulado e bem-planejado para evitar deslocamentos desnecessários, prevenindo a compactação do solo. Nesse aspecto, o preparo do solo também é muito importante porque ele deve estar bem nivelado para a máquina poder ter condições de se deslocar de forma adequada, alerta Rouverson Pereira da Silva, professor da Unesp."Na hora da colheita da cana também é fundamental estar atento às regulagens das colhedoras. As colhedoras são máquinas muito complexas, o operador tem que estar atento às condições do canavial onde ele está trabalhando como, por exemplo, o porte dessa cana para saber se vai ser necessário realizar o desponte, ou seja, cortar as ponteiras. As máquinas já têm o controle automático, mas isso, às vezes, pode não estar funcionando, então, ele tem que estar por dentro", acrescenta o professor.  

5- Invista no manejo

A quinta e última dica é investir no manejo durante todo o ciclo da cultura para obter sanidade, produtividade e resiliência diante das adversidades que podem surgir ao longo do desenvolvimento da planta. Para isso, a Bayer conta com um portfólio completo para aplicações, tanto em cana-planta como em cana-soca. Os produtos vão desde herbicidas como Alion, Roundup®, Gladium e Sencor® 480, ao fungicida Nativo® para o controle de doenças, até inseticidas para manejar pragas, como Evidence, Curbix®, Belt® e Certero.Além disso, o Ethrel é um regulador de crescimento responsável por efeitos fisiológicos que melhoram o manejo agronômico."Usar alta tecnologia desde o início até o final da cultura dá oportunidade de ampliar o ciclo da cana. Então, em vez de você ter uma idade média do canavial de 3 anos e meio, ao utilizar produtos de alta tecnologia, é possível ampliar essa longevidade para 4 anos e meio a 5 anos e meio. Isso é muito importante porque você consegue diluir os custos iniciais de implementação para manter a produtividade ao longo do tempo", conclui Gustavo Abrão, gerente de marketing de cana-de-açúcar da Bayer.