Blog do Agro

Proteja sua lavoura de milho das principais pragas da cultura

Confira as estratégias de manejo mais indicadas para combater a cigarrinha-do-milho, a lagarta-do-cartucho e o percevejo barriga-verde20 de setembro de 2023 /// 8 minutos de leitura

É na origem da lavoura de milho que a atenção do produtor deve estar redobrada. Isso porque as pragas que atacam a cultura podem aparecer logo depois do plantio, período em que o cereal fica ainda mais vulnerável.

Entre a germinação e o aparecimento das primeiras folhas do milho, a lavoura, portanto, vira um grande alvo. Para evitar que isso aconteça, o monitoramento constante é fundamental para evitar as três principais pragas do milho que tiram o sono do agricultor.

Cigarrinha-do-milho: uma das maiores inimigas da lavoura

A cigarrinha-do-milho é um inseto que age como vetor das bactérias que causam o enfezamento pálido e vermelho, além da virose Rayado Fino.

Para piorar, apesar da infecção ocorrer nos estágios iniciais de desenvolvimento, os sintomas só vão aparecer na fase de produção. Isso faz com que as plantas reduzam de tamanho, as folhas fiquem avermelhadas ou com estrias esbranquiçadas e os grãos fiquem chochos.

O vazio sanitário, a rotação de culturas, o tratamento de sementes para proteção inicial e o manejo químico são as principais recomendações para evitar essa dor de cabeça.

A Bayer tem uma solução definitiva para o manejo químico da cigarrinha-do-milho: a combinação entre Curbix® e Connect®. 



"O Curbix® é um produto de contato que tem o poder de se fixar em superfícies cerosas e gordurosas. Por isso, quando o inseto passa por cima ou coloca o tarso, que é equivalente à pata, ele também pode se contaminar. Já o Connect® entra no vaso de circulação de água da planta e, quando o inseto sugador insere seu estilete para se alimentar, acaba puxando o produto com a saliva, causando sua morte", explica o engenheiro agrônomo e pesquisador Paulo Garollo.


Lagarta-do-cartucho pode causar grandes perdas de produtividade

A lagarta-do-cartucho pode aparecer em qualquer fase da cultura, do momento da germinação até a colheita. Os danos vão desde a murcha, o tombamento da planta, até a morte do milho.

Contra a lagarta do cartucho, a Bayer oferece como aliados os produtos Belt® e Certero, que aumentam a proteção da sua lavoura.

"Vale mencionar que a lagarta-do-cartucho, quando mal controlada, pode causar perdas de produtividade acima de 35%", destaca Garollo.


Percevejo barriga-verde: danos e estratégia de manejo

Esse sugador pode afetar o milho tanto na fase de ninfa como na fase adulta. Nas duas etapas, o percevejo barriga-verde se alimenta da seiva. Como resultado, as plantas ficam murchas, secas e perfilhadas, podendo levar à morte.

Para o manejo dessa praga, as práticas integradas são essenciais. Portanto, além da eliminação de plantas daninhas que podem abrigar os percevejos, a aplicação de inseticidas também é recomendada.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.