Proteja sua lavoura das principais pragas do milho
Conheça as estratégias de manejo de pragas mais eficazes para combater algumas das principais pragas do milho, como a cigarrinha-do-milho, a lagarta-do-cartucho e o percevejo-barriga-verde.É desde a origem da lavoura de milho que o produtor precisa redobrar a atenção. As pragas do milho podem surgir logo após o plantio, quando o cereal está mais vulnerável.
Entre a germinação e o aparecimento das primeiras folhas, a lavoura de milho torna-se um alvo fácil para ataques. Por isso, o monitoramento constante é fundamental para garantir o manejo de pragas e evitar prejuízos causados pelas principais pragas do milho cigarrinha-do-milho, lagarta-do-cartucho e percevejo-barriga-verde.
Cigarrinha-do-milho: uma das maiores inimigas da lavoura
Entre as principais pragas do milho, a cigarrinha-do-milho se destaca por atuar como vetor das bactérias que causam o enfezamento pálido, o enfezamento vermelho e a virose Rayado Fino.
O problema é que, embora a infecção ocorra nos estágios iniciais da lavoura de milho, os sintomas só aparecem na fase de produção. As plantas infectadas ficam menores, com folhas avermelhadas ou apresentando estrias esbranquiçadas, e os grãos tornam-se chochos, comprometendo a produtividade.
Para o manejo de pragas e o controle da cigarrinha-do-milho, as principais recomendações incluem o vazio sanitário, a rotação de culturas, o tratamento de sementes para proteção inicial e o manejo químico.
A Bayer oferece uma solução definitiva para o controle de pragas do milho: a combinação de Curbix® e Connect®.
"O Curbix® é um produto de contato que tem o poder de se fixar em superfícies cerosas e gordurosas. Por isso, quando o inseto passa por cima ou coloca o tarso, que é equivalente à pata, ele também pode se contaminar. Já o Connect® entra no vaso de circulação de água da planta e, quando o inseto sugador insere seu estilete para se alimentar, acaba puxando o produto com a saliva, causando sua morte", explica o engenheiro agrônomo e pesquisador Paulo Garollo.
Lagarta-do-cartucho pode causar grandes perdas de produtividade
Entre as principais pragas do milho, a lagarta-do-cartucho é uma das mais destrutivas, podendo atacar em qualquer fase da cultura, desde a germinação até a colheita. Seus danos vão desde a murcha e o tombamento das plantas até a morte da lavoura de milho, comprometendo diretamente a produtividade.
Para o manejo de pragas e o controle da lagarta-do-cartucho, a Bayer disponibiliza os inseticidas Belt® e Certero, que oferecem alta eficácia e maior proteção para a lavoura de milho.
"Vale mencionar que a lagarta-do-cartucho, quando mal controlada, pode causar perdas de produtividade acima de 35%", destaca Garollo.
Percevejo barriga-verde: danos e estratégia de manejo
Entre as principais pragas do milho, o percevejo barriga-verde é uma ameaça que pode atacar tanto na fase de ninfa quanto na fase adulta. Em ambas, esse inseto sugador se alimenta da seiva, deixando a planta murcha, seca e perfilhada, o que pode levar à morte da lavoura de milho e a grandes perdas de produtividade.
Para o manejo de pragas e o controle do percevejo barriga-verde, é fundamental adotar práticas integradas. Além da eliminação de plantas daninhas que servem de abrigo para os insetos, a aplicação de inseticidas é recomendada para proteger a lavoura de milho.