Confira as modalidades e oportunidades do crédito rural
Entenda o que é crédito rural e como esse benefício pode ser utilizado pelos produtores para impulsionar a produção agrícola e apoiar práticas de baixo carbono.Os índices econômicos mostram que a atividade agropecuária é um dos grandes motores da economia brasileira. Para que o setor continue crescendo, o investimento nas propriedades rurais é fundamental.
Nesse contexto, o crédito rural se torna indispensável. "O crédito rural é um mecanismo utilizado por instituições financeiras para cobrir despesas e estimular atividades econômicas do setor agrícola. Ele é disponibilizado para diversos públicos, pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades rurais ou atividades similares", explica Mariana Linhares, gerente Impulso Bayer.
Para quem busca entender o que é crédito rural, especialmente crédito rural para iniciantes ou para pequeno produtor, é importante saber que ele se divide em quatro categorias principais:
- Crédito de custeio;
- Crédito de investimento;
- Crédito de comercialização;
- Crédito de industrialização.
Cada modalidade deve ser usada para uma finalidade específica, definida no momento da solicitação. Entenda mais sobre cada uma delas:
Crédito rural de custeio
Modalidade de crédito rural destinada a cobrir as despesas normais do ciclo produtivo, como a aquisição de insumos, a realização de tratos culturais, serviços na lavoura e custos de armazenamento
Essa opção é útil para quem busca crédito rural para iniciantes ou pequeno produtor, pois garante recursos para manter a produção em dia e com mais segurança financeira.
Crédito de investimento
Linha de crédito rural voltada para a realização de investimentos fixos ou semifixos em bens e serviços ligados à atividade agropecuária. Pode ser utilizada para financiar obras de irrigação, adquirir máquinas, equipamentos, softwares de gestão e monitoramento, além de itens que ampliem a conectividade no campo.
Essa modalidade é relevante para pequenos produtores ou quem busca crédito rural para iniciantes, pois viabiliza melhorias estruturais que aumentam a produtividade e a eficiência da propriedade.
Crédito rural de comercialização
Modalidade de crédito rural destinada a evitar a venda da produção em momentos de cotações desfavoráveis. Permite financiar a estocagem, proteger prêmios e valores de mercado contra riscos, além de equalizar e garantir preços mais vantajosos ao produtor.
Essa linha é útil para quem busca crédito rural para pequeno produtor ou para iniciantes, pois oferece maior segurança na negociação da safra e ajuda a manter a rentabilidade mesmo em períodos de cotações baixas.
Crédito de industrialização
Modalidade de crédito rural voltada à industrialização de produtos agropecuários na propriedade rural, contemplando atividades como limpeza, secagem, pasteurização e refrigeração.
Para solicitar esse benefício — seja crédito rural para pequeno produtor, crédito rural para iniciantes ou por meio de crédito rural online — é preciso atender a algumas exigências, como explica Mariana:
"Para solicitar o crédito rural, primeiramente, o produtor não pode ter nenhuma restrição de crédito, ou seja, ele deve ter o nome limpo. Além disso, o produtor deve se preparar para apresentar um orçamento e um plano de utilização dos recursos que vai solicitar. Em outras palavras, é preciso informar ao banco de que forma pretende fazer uso desse dinheiro."
Soluções Bayer para ajudar na agricultura de baixo carbono
A produção sustentável de alimentos é uma das prioridades do governo federal, que fortalece essa meta por meio do crédito rural. O objetivo é atender diferentes categorias de produtores e segmentos do agronegócio, alinhando-se ao Plano ABC+, indutor das políticas agrícolas brasileiras voltadas para uma agropecuária de baixo carbono. Nesse contexto, o programa PRO Carbono, da Bayer, surge como um importante aliado.
A iniciativa é voltada para produtores que desejam ampliar seu potencial produtivo e aumentar o sequestro de carbono no solo por meio da intensificação de práticas sustentáveis.
"O PRO Carbono é o maior projeto de carbono da agricultura brasileira. É um projeto piloto que iniciou em maio de 2021, com duração de três anos. Temos um trabalho em conjunto em 16 estados, com mais de 1800 agricultores para entender como o PRO Carbono se comporta, por exemplo, no Rio Grande do Sul e no Pará, já que o Brasil tem uma diversidade de clima muito grande, entre outros fatores", afirma Vanderlei Loss Junior, coordenador do programa.
Além disso, o produtor rural participante pode usufruir de diversos benefícios:
Análise de fertilidade e estoque de carbono no solo;
Diagnóstico socioambiental da propriedade;
Acesso a conteúdos e profissionais de referência;
Suporte de consultoria técnica para implementação de práticas de manejo sustentável;
Condições exclusivas para aquisição de insumos e serviços oferecidos por empresas parceiras.