Blog do Agro

Como estão as estimativas para a safra de laranja?

Confira as reações do mercado aos números divulgados e acompanhe a previsão para a nova safra global de grãos, entre outras notícias do agro19 de maio de 2023 /// 7 minutos de leitura

A estimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e triângulo e sudoeste mineiro, divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), aponta uma colheita em 309,3 milhões de caixas, volume apenas 1,55% inferior à produção da safra passada.   Entre os principais fatores que contribuíram para esse resultado na colheita de laranja estão:    1) A bienalidade negativa de produção, o que resulta em menor carga de frutos por árvore 2) O índice de chuvas acima da média histórica 3) O florescimento menos expressivo em algumas variedades tardias 4) A incidência do greening, doença que afeta os pomares   O professor Marcos Fava Neves comenta as reações no mercado global de suco de laranja a essas projeções: "É um número baixo porque o estoque já está baixo, então, essa safra não vai ser capaz de levantar os estoques. Provavelmente, teremos o preço do suco no mercado europeu, que realmente baliza o preço da caixa, ao redor de 2.800, 3.200 dólares, que é um preço relativamente alto. Acredito que a caixa aqui para o citricultor vai ficar entre 38 e 42 reais."   O Doutor Agro diz que é preciso observar os reflexos disso a partir de agora, como, por exemplo, se o envasador europeu vai privilegiar outros sucos em detrimento do suco de laranja e o comportamento do consumidor diante dos preços.   

Projeções para a safra global de grãos

A primeira estimativa para a safra de grãos de 2023/24 foi divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Para o milho, a produção deve aumentar 6% em relação à temporada passada, ficando em 1,22 bilhão de toneladas. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela recuperação do potencial esperado de produção tanto da Argentina como dos Estados Unidos, após os países sofrerem com o clima. No Brasil, a previsão é de uma oferta praticamente igual à observada em 2022/23.   Já na soja, a situação de oferta chama a atenção. O departamento norte-americano estima que a safra mundial de soja em 2023/24 alcance mais de 410 milhões de toneladas, quase 11% maior. Isso porque o Brasil deve produzir 8 milhões de toneladas a mais do que em 2022/23 e a Argentina deve recuperar a sua produção, assim como os Estados Unidos. Se confirmada, esta será a maior expansão de uma safra a outra em mais de uma década.   

Eventos promovem o mercado de milho

Ainda falando em grãos, no dia 17 de maio a Bayer esteve presente no primeiro Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, a Abramilho, que aconteceu em Brasília.    "A Abramilho tem grande representatividade no setor produtivo de milho, de produtores e exportadores do grão, e a Bayer se coloca sempre ao lado de parceiros como a associação", comentou Luiz Bernardes, Diretor de Marketing Milho e Sorgo Bayer, que esteve presente no evento.     No mesmo dia também aconteceu a segunda edição do Fórum Verão 2023, organizado pelo Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap). No evento, foram premiados os principais resultados em produtividade para híbridos de milho e para os agricultores.   No evento, foram premiados os principais resultados em produtividade para híbridos de milho e os materiais Bayer levaram as primeiras posições nacionais.   Diego Mazzur, produtor paranaense, levou o primeiro lugar na categoria Sequeiro, superando 303 sacas por hectare, com o híbrido AG 9021 PRO3. “Esse prêmio se deve aos cuidados, ao capricho e aos tratos culturais que a gente faz na lavoura. É motivo de muito orgulho para nossa família e para as pessoas que trabalham com a gente”, comentou após a premiação.   Tiago Rubert, do Rio Grande do Sul, foi o vencedor na categoria Irrigado, ultrapassando 330 sacas por hectare, com o híbrido AG 9025 PRO3. Ele diz que o prêmio é importante porque incentiva outros produtores, em diferentes regiões do Brasil, a aumentarem a produtividade em suas lavouras. “Acho que o grande intuito desse tipo de evento é compartilhar conhecimento, afinal, os produtores são todos colegas, e poder ajudar a aumentar a produtividade em outras regiões é algo que nos deixa muito felizes.” Resultados impressionantes que reafirmam o compromisso de produtividade dos híbridos Bayer!  

É do Brasil!

A  primeira loja da Bayer no mundo chegou a Rio Verde, no estado de Goiás. Atenção personalizada, com o bom e velho olho no olho, agilidade de processos e entregas, e uma visão integrada para todos os pontos de desenvolvimento da fazenda. Mais uma prova da prioridade da Bayer, que é colocar o cliente no centro de tudo!  

Giro de notícias

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a safra brasileira de grãos 2022/23 em quase 314 milhões de toneladas. Se confirmada, a produção será 15,2% maior do que a do ciclo passado.    As exportações do agro somaram 14,75 bilhões de dólares em abril, o que representou uma queda de 0,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura.   

Viagem Nacional Impulso Bayer

Foi realizada a primeira viagem nacional do Impulso Bayer para Uberlândia, MG. A imersão estava disponível para resgate de clientes 4 e 5 estrelas do programa de fidelidade. Ao todo, 50 clientes tiveram a oportunidade de conhecer os principais centros de tecnologia e polos de inovação da Bayer.   "Recebi o convite da Bayer para essa experiência e achei muito interessante, com gente do Brasil todo. Tivemos a oportunidade de fazer novos amigos, ter acesso a novas experiências e a lugares exclusivos que eles abrem para nos mostrar de onde vem a semente que a gente planta lá no campo. Isso é uma parte fundamental porque nós, produtores, sabemos da realidade do campo, mas não da realidade do desenvolvimento e de como a semente chega até nós", relatou Gustavo Mendes, produtor rural de São José do Ouro, RS que participou da viagem.   

Agenda da semana

No dia 23 de maio tem início a Agrobrasília 2023, feira de tecnologia agrícola que acontece na capital nacional. O evento vai até 27 de maio, das 8h30 às 18h. Ainda na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de maio, acontece a Showtec, maior evento agro do estado do Mato Grosso do Sul. A feira é realizada pela fundação “MS”, na cidade de Maracaju, e reúne os destaques em tecnologias e informações para o agronegócio.   Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro separou alguns pontos para os produtores ficarem de olho:

  • Impactos das estimativas da safra 23/24 divulgados pelo USDA
  • As pandemias em andamento, principalmente a peste suína africana e a gripe aviária
  • Interferência no preço dos combustíveis
  • Incidência do clima sobre a segunda safra de milho brasileira e a safra norte-americana
  • Câmbio
exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.