Blog do Agro

Soja: vendas antecipadas estão aquecidas!

Apesar do ritmo acelerado nas negociações desta temporada, a comercialização da safra 22/23 segue abaixo do esperado. Entenda os motivos e os impactos no mercado15 de setembro de 2023 /// 7 minutos de leitura

A comercialização de soja na temporada 2023/24 tem avançado em ritmo mais acelerado do que na safra anterior. Às vésperas do plantio no Brasil, as vendas antecipadas alcançaram 18% da produção esperada para o período, que está projetada em mais de 163 milhões de toneladas, segundo dados da consultoria Datagro. O progresso era de 16% em agosto de 2022.

Com a alta dos preços em agosto, as vendas de soja em 2023/24 tiveram um aumento de 4 pontos percentuais. No mesmo período do ano passado, o avanço foi de apenas 1,3 ponto percentual.

Enquanto os contratos futuros começam a ganhar fôlego, as negociações da safra atual estão mais lentas. Embora mais de 80% do volume já tenha sido comercializado, as vendas da soja colhida neste ano ainda seguem abaixo da média dos últimos cinco anos, quando 88,8% havia sido vendido.

O atraso nas vendas da temporada 2022/23 se deve:

  1. À retração dos preços da soja;
  2. Aos custos de produção elevados;
  3. Às inseguranças climáticas;
  4. Às incertezas políticas e econômicas.

Quem explica esse comportamento da comercialização de soja no Brasil é a especialista em agronegócio, Roberta Paffaro. "As perguntas que mais escutei nesta semana foram: devo vender soja agora? O preço vai subir? A resposta é simples: use o mercado a seu favor! Lembrem-se dos três pontos para formação do preço da soja no Brasil: CBOT (Chicago Board of Trade) mais o prêmio, que é o preço na região do Brasil em que está localizada a soja, e o dólar."

Nas últimas semanas, as cotações da soja em Chicago ganharam fôlego, principalmente em relação a março de 2024. Lembrando que março é considerado o mês de colheita de soja brasileira, porém, é o período de entressafra americana. 

Ainda de acordo com a especialista, os preços sinalizam que os fechamentos do mercado estão com mais ganhos que perdas.

Mas, na opinião de Roberta, será difícil superar os quatorze dólares por bushel. "Se você, produtor, ainda tem soja para vender, fique atento a estas janelas de oportunidade. Se prefere estocar, fique de olho no custo de armazenamento, que pode afetar a sua rentabilidade. Sem contar que, quando resolver vender, o frete pode abocanhar boa parte do valor da saca."

Isso porque, de acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o frete da soja de Cascavel, no Paraná, para o Porto de Paranaguá, subiu 13,8% de julho para agosto, e atingiu o valor médio de R$ 180 por tonelada - é o maior registrado desde março de 2021.


A família Dekalb cresceu!

Tem novidade para você, produtor: a família Dekalb ganhou mais um híbrido de milho. O DKB 242 PRO4 é um superprecoce que vai surpreender você! O material, que oferece estabilidade com mais competitividade, precocidade e sanidade de grãos, foi desenvolvido para ambientes de médio e maior potencial. Além disso, tem todas as características e benefícios da biotecnologia VTPRO4. Invista em um material com genética de excelência e desafie os limites da produtividade com DKB242 PRO4.


Giro de notícias

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou novamente a safra brasileira de grãos para quase 323 milhões de toneladas. O ciclo 2022/23 deve ser concluído com alta de 18,4%.

No Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo foram afetadas pelas chuvas intensas que atingiram o estado. As plantas em fase de floração e início de formação dos grãos foram prejudicadas, mas os danos ainda estão sendo avaliados.

Os preços do açúcar na Índia atingiram o patamar mais alto em seis anos. A falta de chuvas nas principais regiões produtoras é o principal motivador das altas.




Agenda da semana

Começa, no dia 18 de setembro, a campanha Bônus Impulso Especial. Cientes 4 e 5 estrelas do programa de fidelidade Impulso Bayer poderão resgatar o que quiserem no site da Orbia, usando o cupom do Bônus Impulso. São diversos produtos para a sua casa, fazenda e serviços. Utilize os códigos "BAYER50K" para clientes 4 estrelas e "BAYER100K" para clientes 5 estrelas. Mas o tempo é limitado e essa é a sua oportunidade de usar o Bônus Impulso deste ano. Resgate agora mesmo aqui.

Por fim, o Doutor Agro destaca os principais pontos para os produtores ficarem de olho na próxima semana:

  • Logística em relação a grãos e insumos;
  • Safra norte-americana;
  • Plantio da safra brasileiro de soja e milho.
exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.