Mercado do algodão segue aquecido
Confira os resultados da safra 2023/2024, as estimativas para o mercado de algodão e outros destaques do agroEm uma safra considerada desafiadora, o algodão deve crescer tanto em área quanto em produção. O Brasil pode colher 3,4 milhões de toneladas da pluma na temporada 2023/2024, representando um aumento de 5,9% em relação ao ciclo anterior. Já a área plantada deve ser 12,5% maior, atingindo um total de 1,9 milhões de hectares.
Os dados fazem parte da 17ª Previsão de Safra, organizada pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Embora as negociações do algodão brasileiro estejam lentas no mercado interno, a exportação da pluma está em ritmo acelerado. Até a terceira semana de março, o Brasil exportou 125 mil toneladas da pluma, o que representa uma média diária três vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Só a China importou 185% mais algodão nos dois primeiros meses do ano: foram 640 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Além disso, os custos de produção baixaram e os preços do algodão não caíram tanto. Houve, inclusive, uma recuperação e a rentabilidade da pluma está melhor do que em lavouras alternativas, o que favorece margem para os agricultores, em um cenário importante para equilibrar as perdas com a soja.
Estimativas para o mercado de algodão
Por outro lado, a consultoria Agroconsult ressalta que o escoamento e a comercialização da fibra merecem atenção. Nos últimos dois anos, a quebra da safra de algodão americana contribuiu para os resultados do Brasil, mas o país não pode contar com esse cenário nas próximas temporadas. Portanto, é importante continuar a expansão de mercado.
O professor Marcos Fava Neves analisa as perspectivas para o mercado de algodão brasileiro: "O algodão, tal como a cana, terá uma safra excelente tanto em performance como em ligeira redução dos custos de produção. O Brasil terá bastante produto para colocar justamente em um momento no qual nossos concorrentes terão produções um pouco menores. Agora precisamos torcer para o clima continuar favorável e o processamento seguir no mesmo ritmo para termos estoques sendo cada vez mais exportados e trazer esse caixa para o Brasil."
Giro de notícias
As chuvas registradas na última semana nas regiões Sul e Sudeste atrapalharam a colheita de soja. Esse cenário, aliado à perspectiva de menor produtividade nacional, trouxe preocupação aos sojicultores em novas negociações.
As exportações de arroz caíram 24% nos primeiros dois meses de 2024. O principal motivo foi a alta nos preços do mercado interno, que ficaram acima das cotações internacionais.
O preço da arroba bovina reagiu e deve ter leve alta em algumas regiões. Depois de semanas em baixa, um ajuste técnico do mercado impulsiona a valorização.
Resgate ingressos para eventos do agro com o Impulso Pass
O Impulso Pass é a nova experiência da Bayer para clientes de 2 a 5 estrelas. Você vai resgatar ingressos para os principais eventos e feiras do agro por todo o Brasil.
Serão vários eventos à sua escolha, espalhados ao longo do ano. Funciona assim: clientes Impulso Bayer de 2 e 3 estrelas podem resgatar um ingresso, e clientes 4 e 5 estrelas podem resgatar dois ingressos.
Essa experiência exclusiva é um benefício que você terá a partir da sua classificação de estrelas, ou seja, não vai consumir pontos nem "impulsos"!
Os resgates estarão disponíveis a partir do dia 9 de abril e a quantidade de ingressos é limitada.
Contagem regressiva para a Tecnoshow Comigo
Entre os dias 8 e 12 de abril será realizada Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás. A Bayer estará presente com diversas inovações para a jornada do agricultor, desde o planejamento até a colheita. Além disso, os produtores poderão assistir a uma série de palestras no evento.