Blog do Agro

Milho verão: manejo para altas produtividades

Entenda como o ambiente influencia o manejo e a produtividade do milho na safra verão. Conheça, ainda, os novos híbridos da Bayer para alavancar sua lavoura!
21 de agosto de 2025 /// 3 minutos de leitura

A interação entre a planta e o ambiente em que ela está inserida é essencial para o sucesso no manejo e para alcançar altos níveis de produtividade. No cultivo do milho, entender profundamente as características dos híbridos escolhidos, o histórico produtivo da área e as particularidades de cada talhão é fundamental.

O potencial produtivo da lavoura depende da combinação entre o material genético da semente e os fatores ambientais. “Identificando esses ambientes, ou seja, entendendo o quanto cada talhão é apto a produzir, é possível recomendar o híbrido mais adequado e a população ideal para cada situação", Roberto Favaretto, Representante de Desenvolvimento de Mercado na Bayer.

Safra de milho verão 24/25

A safra de milho verão 2024/2025 terá como destaque os estados do Centro-Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Juntos, esses cinco estados deverão produzir cerca de 16,9 milhões de toneladas, o que representa aproximadamente 70% da produção nacional da primeira safra, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Este período é marcado por chuvas mais regulares, maior radiação solar e temperaturas elevadas, condições ideais para o milho expressar todo seu potencial produtivo. No entanto, isso não significa que o manejo pode ser negligenciado.

“No final, a combinação de todas essas práticas faz com que o agricultor tenha sucesso na produtividade. Não se trata mais de ações isoladas, mas sim de uma integração que começa no pré-plantio e vai até a colheita do milho. Esse é o verdadeiro segredo da produtividade”, acrescenta o profissional da Bayer.

Por que cada propriedade exige um manejo específico?

Cada propriedade tem características únicas que influenciam diretamente no desenvolvimento da lavoura de milho. Conhecer bem essas particularidades, como tipo de solo, regime hídrico, histórico de pragas e doenças, permite planejar estratégias personalizadas, maximizando o aproveitamento da cultura.

Como planejar a lavoura de milho para o verão

Veja os principais pontos que devem ser considerados para um manejo eficiente da lavoura de milho na safra verão:

1. Monitoramento climático Garanta que a semeadura ocorra em uma janela que ofereça disponibilidade hídrica nas fases críticas do desenvolvimento da planta.

2. Semeadura correta Utilize velocidade de plantio adequada e profundidade uniforme. Isso favorece o desenvolvimento inicial, o crescimento do sistema radicular e a eficiência no uso da luz.

3. Fertilidade equilibrada Adapte a nutrição da lavoura conforme o ambiente de produção, garantindo que os nutrientes estejam disponíveis nos momentos certos do ciclo.

4. Controle de plantas daninhas, pragas e doenças Implemente um manejo integrado para evitar perdas significativas na produtividade.

5. Escolha do híbrido certo Opte por híbridos de milho adaptados à sua região, considerando fatores como ciclo, produtividade, sanidade, tolerância a doenças e resposta ao ambiente.

Lançamentos Bayer para a safra verão: alta performance no campo

Com foco em produtividade e adaptação às condições do verão subtropical, a Bayer traz dois novos híbridos de milho ao mercado.

O primeiro é AS 1901 PRO4 , um híbrido hiper precoce da Agroeste , ideal para quem busca agilidade no ciclo e viabilidade de sistemas agrícolas pós-milho. Com alto teto produtivo, sanidade e eficiência de manejo, é ideal para ambientes de alta performance.

O DKB 252 PRO4 é o híbrido precoce da Dekalb, com excelente estabilidade produtiva. Atende tanto produtores de grãos quanto de silagem de alto rendimento, entregando resultados consistentes nos melhores ambientes.

Bayer Valora: tecnologia de prescrição personalizada para o milho

Para apoiar o agricultor no momento do plantio, a Bayer oferece o programa Bayer Valora , que gera uma prescrição de taxa variável para posicionamento dos híbridos e manejo de nitrogênio conforme o ambiente produtivo.

Com o Bayer Valora, o produtor recebe recomendações personalizadas de

• Densidade populacional por talhão

• Dose ideal de nitrogênio para cada híbrido

• Melhor época e local para cada material genético

Tudo isso com o apoio da equipe técnica Bayer, ajudando você a identificar as demandas específicas da sua lavoura e escolher os híbridos que melhor se adaptam às condições da sua propriedade.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.