As novas projeções para a próxima safra de grãos
Acompanhe a situação do plantio de soja no Mato Grosso e a análise dos impactos esperados no mercado de grãos, entre outras notícias do agroA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o segundo levantamento da safra de grãos 2023/2024. A estimativa agora é de 316 milhões e 700 mil toneladas, quase 1 milhão de toneladas a menos do que o divulgado em outubro. Esse número também é quase 5 milhões de toneladas menor, em comparação com o último ciclo, o que representa 1,5% de queda. Esta é a primeira redução de safra em três anos.
As culturas que mais devem apresentar crescimento na próxima safra são arroz, com 7,8% de avanço, e soja com 5,1%. Por outro lado, mamona, milho - principalmente de segunda safra -, sorgo e trigo devem ter produção retraída.
Os dados do consumo interno de milho indicam que, em 2024, 84,5 milhões de toneladas do grão serão utilizadas no mercado doméstico, ou seja, um aumento de 6%. Assim, a diminuição da produção nacional, combinada com uma oferta maior no mercado internacional, pode resultar em uma queda nas exportações brasileiras do cereal no próximo ano. Já para a soja em grãos, as exportações entre janeiro e outubro estão aproximadamente 25% acima das registradas no mesmo período de 2022. Em virtude deste aumento, a Conab revisou para cima a previsão das vendas externas, de 97,5 milhões de toneladas para 98,1 milhões de toneladas.
Condições das lavouras pelo Brasil
Os holofotes agora estão voltados para o progresso do plantio e as condições das lavouras. A área total semeada ainda está abaixo da observada em anos anteriores. Isso principalmente por conta do excesso de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, além das baixas precipitações no Centro-Oeste. Em Mato Grosso, por exemplo, a estiagem prolongada já acendeu um alerta: em certos locais do maior estado produtor de soja, o atraso das operações de plantio chega a ser de um mês, o que preocupa a situação da safrinha de milho, causando, inclusive, a desistência de alguns agricultores por conta da janela apertada e maiores riscos de baixa produtividade.
O professor Marcos Fava Neves analisa essa situação e os possíveis impactos no mercado: "Já perdemos 5 milhões de toneladas em relação à primeira estimativa. Era um valor bruto que o Brasil estava esperando e vem se deteriorando em decorrência das condições climáticas. Isso atrapalha também o setor de carnes, que precisa de farelos para ração. Temos que torcer para que essas perdas não aumentem, mas já sabemos que vai ser muito difícil alcançar o recorde da safra anterior."
Ganhe cashback com a Safra Turbinada Bayer
Já pensou em ganhar cashback? Agora você pode! A Safra Turbina da Bayer é uma campanha de benefícios criada para potencializar seus resultados no campo. As compras de diversos produtos selecionados geram cashback, ou seja, é dinheiro direto na sua conta, para você usar como quiser. Uma oportunidade imperdível, feita especialmente para você, produtor!
Para participar é só se cadastrar no Impulso Bayer.
Bayer marca presença na Agritechnica
Nesta semana, a Bayer marcou presença na Agritechnica, a maior feira de maquinários agrícolas do mundo. Produtores que fazem parte da rede do projeto Bayer Forward Farming foram convidados a participar do evento, que proporciona muitos conteúdos e trocas de experiências. É mais uma iniciativa da Bayer para promover a agricultura moderna e sustentável em fazendas de todo o mundo."A gente vê aqui algumas tecnologias que estavam em fase de experimento, principalmente na área de agricultura de precisão, e agora estão sendo entregues de forma comercial, como drones que tratam imagens e permitem fazer aplicações localizadas", comenta Aline Vick, parceira do Bayer Forward Farming. Henrique Fiorese, que também é parceiro do projeto, conta que as máquinas mais verdes, voltadas para uma energia limpa, chamaram sua atenção. "Se tem lançamento aqui, logo chega no Brasil, que é uma grande potência da agricultura."
Giro de notícias
A comercialização da safra soja 22/23 atingiu 88,1%, número abaixo dos 91,4% registrados no ciclo passado e da média de 94,4% dos últimos cinco anos. Isso é reflexo da retração dos preços e menor necessidade do uso de recursos.
Mais de nove mil mudas irregulares de citros foram retiradas de circulação no estado de São Paulo. De sete locais fiscalizados, quatro tinham mudas sintomáticas para greening.
A receita com exportações de carne bovina em outubro registrou queda de 20%, ficando em 982,6 milhões de dólares. O principal problema são os preços pagos pelos importadores do produto brasileiro.
Agenda da semana
No dia 22 de novembro vai acontecer a campanha mais esperada do ano: a Agrofertas! Serão 24 horas de resgate de produtos e serviços na Orbia, em condições imperdíveis. E não para por aí: quem é cliente Impulso Bayer tem ainda mais benefícios: a Coopercitrus é uma das nossas parceiras e terá novidades para você."Geofert é um serviço de coleta e armazenagem de solo em pontos georreferenciados e com recomendações para correções de fertilidade em taxa variável. Assim, o produtor fará a melhor gestão do uso dos seus insumos e a correção exata do perfil do seu solo para maior lucratividade" explica Lucimar Gomes, supervisor de agricultura de previsão da Coopercitrus.
Ele destaca ainda que, na Agrofertas, o agricultor que resgatar serviços acima de 50 mil pontos receberá 20 mil pontos de volta.
Por fim, o Doutor Agro chama a atenção para os pontos em que o produtor rural deve ficar de olho na próxima semana:
- Impacto do clima no plantio da safra brasileira
- Situação da cana e mercado do açúcar
- Câmbio
- Geopolítica internacional