Blog do Agro

Algodão: quando aplicar reguladores de crescimento?

Confira as principais recomendações de manejo para garantir uma fibra de alta qualidade e maior produtividade na sua colheita de algodão.
17 de abril de 2024 /// 10 minutos de leitura

O que são os reguladores de crescimento?


No cultivo de algodão, os reguladores de crescimento são ferramentas essenciais. Eles atuam no balanço hormonal do algodoeiro para controlar seu crescimento e arquitetura, visando um aumento na produtividade.

Ao reduzir a concentração de ácido giberélico, que é o hormônio vegetal responsável pela divisão e expansão celular, os reguladores de crescimento tornam a planta de algodão mais compacta.

O algodão tem hábito de crescimento indeterminado: em condições com adequada disponibilidade de água e nutrientes, uma plantação de algodão com alta fertilidade pode ter seu crescimento vegetativo excessivo, favorecendo o aparecimento de frutos e queda de botões. Portanto, o correto equilíbrio entre o crescimento vegetativo e reprodutivo é fundamental para a qualidade e produtividade da safra de algodão, bem como para o bom andamento da operação de colheita de algodão.

"Deve haver esse controle para o equilíbrio entre o desenvolvimento vegetativo e o reprodutivo. Caso contrário, o manejo da plantação de algodão fica mais difícil, as estruturas reprodutivas apodrecem e a qualidade, a produtividade da fibra e a safra de milho são comprometidas", acrescenta Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, pesquisador da Embrapa Algodão.


Quais os efeitos dos reguladores de crescimento no algodão?

A aplicação correta de reguladores de crescimento no cultivo de algodão promove benefícios visíveis na planta. Veja os principais:

  • Redução da altura das plantas de algodão;
  • Diminuição do número de nós na haste principal;
  • Queda do intervalo entre os nós;
  • Equilíbrio do número de nós e do comprimento dos ramos vegetativos e reprodutivos;
  • Aumento da espessura da folha;
  • Maior intensidade da coloração verde das folhas;
  • Aumento da retenção de frutos nas primeiras posições dos ramos produtivos;
  • Crescimento do peso de capulho e do peso de 100 sementes;
  • Uniformização da abertura das maçãs, otimizando a operação de colheita de algodão.

Benefícios dos reguladores de crescimento no algodoeiro


O uso estratégico de reguladores de crescimento resulta em um algodoeiro mais uniforme e produtivo. Veja os principais benefícios para a sua plantação de algodão:

  1. Fibra de maior qualidade: plantas bem formadas produzem fibras mais longas e finas, elevando o valor de mercado do seu algodão;
  2. Aumento de rendimento: o regulador de crescimento promove plantas com mais vigor e sanidade, que resulta em mais frutos e garantem uma safra de algodão mais pesada;
  3. Colheita de algodão mais eficiente: a uniformidade da lavoura facilita a operação das máquinas, agilizando a colheita de algodão e reduzindo a contaminação das fibras;
  4. Menos perdas na colheita: com hastes mais curtas e fortes, o risco de danos mecânicos aos capulhos durante a colheita de algodão é significativamente menor;
  5. Plantas mais resistentes: O algodoeiro tratado com reguladores de crescimento se torna mais tolerante ao estresse hídrico e às infecções causadas por doenças.

Qual o melhor momento para aplicar os reguladores de crescimento?


A aplicação do regulador de crescimento deve ser feita no período de maior desenvolvimento da cultura, que ocorre entre o surgimento dos primeiros botões florais e a fase de florescimento pleno.

1. Primeira aplicação: varia conforme o vigor da cultivar:

  • Cultivares de porte alto (crescimento vigoroso): aplicar quando as plantas de algodão atingirem de 30 a 35 cm de altura.
  • Cultivares de porte baixo (crescimento menor): aplicar quando as plantas de algodão atingirem de 40 a 45 cm de altura.

2. Aplicações sequenciais: após a primeira dose, o algodoeiro cresce rapidamente e exige máxima atenção. Para as demais aplicações, basta fazer a divisão entre a altura da planta de algodão e a quantidade de nós da haste principal. O resultado deve se manter entre 3 e 3,5 cm - caso se aproxime desses valores, uma nova dose deve ser aplicada.

"As doses seguintes dependem da retomada do crescimento. A cada 10 ou 12 dias, monitoramos fatores técnicos para avaliar o desenvolvimento da planta de algodão. As doses são crescentes, e de 3 a 4 aplicações costumam ser suficientes", destaca o especialista da Embrapa.

3. Condições ideais de aplicação: para garantir a eficácia do produto, é importante seguir algumas recomendações:

  • Não aplicar em plantas de algodão sob estresse hídrico;
  • Garantir um período mínimo de 4 horas sem chuva após a aplicação;
  • Realizar a atividade pela manhã para evitar a queima das folhas.

Um ótimo aliado nesse processo é o regulador de crescimento de algodão Aplic®, da Bayer, que oferece dois modos de ação para o manejo do algodoeiro, resultando em mais precisão, produtividade e qualidade de fibra.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.