Blog do Agro

Retrospectiva Impulso News: os fatos que marcaram o agro em 2021

Secas, geadas, alta nos custos de produção e falta de contêineres foram alguns dos fatos que impactaram o agro brasileiro em 2021. Acompanhe o balanço dos principais acontecimentos que marcaram o setor21 de julho de 2022 /// 5 minutos de leitura

O Impulso News chegou à sua última edição de 2021. Foram 44 programas ao longo deste ano para mostrar tudo o que acontece no agro para você, produtor rural.

E para marcar o último programa do ano, preparamos uma retrospectiva com os principais fatos do agronegócio, falando dos desafios no campo; tecnologias e inovações no agro; iniciativas e movimentos de sustentabilidade; além de mercado e economia.

Desafios no campo

A seca foi um dos grandes desafios no campo em 2021 e afetou diversas culturas, como o milho safrinha e a laranja. Não muito tempo depois, mais um evento do clima com a queda das temperaturas e a chegada das geadas. Vale ainda incluir nesta lista o impacto causado pela falta de contêineres, diretamente relacionado com os problemas com custos logísticos e de transporte, aumentando os custos de produção das lavouras. Por falar nesse assunto, outro fato marcante foi a alta dos preços de insumos agrícolas, algo que foi muito comentado por especialistas.

Inovações no agronegócio

O interesse dos agricultores pela agricultura digital e o uso de plataformas online tem crescido no país. Tanto que 1 a cada 2 produtores já está usando algum tipo de tecnologia de precisão, segundo um estudo da consultoria Mckinsey. Além disso, o tema sustentabilidade ganhou ainda mais força neste ano, com iniciativas como hotel de abelhas. Fizemos também a cobertura da COP-26 e falamos sobre títulos verdes . Outro ponto para essa lista foi a crescente no desempenho das cooperativas e como isso contribuiu para o fortalecimento dos produtores.

Mercado e economia

Mostramos que uma fábrica de defensivos falsificados foi fechada neste ano em Goiás e mais de 9 toneladas de produtos foram apreendidos. Apresentamos também, em detalhe, a divulgação do novo Plano Safra pelo Ministério da Agricultura e que o volume destinado para crédito rural cresceu mais de 6% em 2021. Mostramos ainda que a Organização Mundial do Comércio (OMC) indicou que o comércio global de mercadorias estava desacelerando neste final de ano.

Balanço do ano, com o olhar em 2022

Para lidar com esses acontecimentos, além dos muitos outros que marcaram o ano, o programa trouxe, ao longo de 2021, diversas dicas essenciais para os produtores rurais. Falamos sobre eventos climáticos e Seguro Agrícola . Mostramos as melhores tecnologias para controle de pragas, como o caso da lagarta cartucho. Apresentamos dicas para identificação dos defensivos falsificados e para o controle da cigarrinha do milho .

Já de olho em 2022, o professor Marcos Fava Neves destaca os temas que merecem a atenção dos produtores rurais no próximo ano. "Pensei em 10 palavras para manter em mente em 2022: clima; insumos; custos; preços; resultados; câmbio; economia; política; consumo e impulso", comenta o Doutor Agro.

Para encerrar, o programa apresenta alguns números e agradece a cada um de vocês, produtores, especialistas e profissionais que ajudaram a construir o Impulso News deste ano:

  • Mais de 100 produtores participaram dos programas do Impulso Bayer;
  • Foram 98 especialistas dando dicas essenciais para o campo;
  • Rodamos por mais de 11 estados diferentes e Distrito Federal, além de mais de 60 cidades em todo o Brasil;
  • Conquistamos dois prêmios: Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e Abmra (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio).

Agradecemos sua participação e desejamos um excelente ano novo para você, produtor e produtora, e para toda a sua família. Contamos com a sua companhia em 2022!

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.