Blog do Agro

Mercado de grãos: o que esperar em 2024?

Confira o que pode favorecer o mercado, além de dicas para se proteger dos riscos e mais destaques do agro10 de novembro de 2023 /// 4 minutos de leitura

Com o fim do ano se aproximando, os produtores rurais querem saber: o que esperar para o mercado de grãos em 2024? Uma coisa é certa, a safra 2023/2024 vai ser impactada por diversas variáveis. Alguns aspectos que podem favorecer o mercado são:

1) O crescimento do consumo global, com os grãos sendo cada vez mais demandados para produção de alimentos, ração e biocombustíveis. Um destaque vai para a evolução do etanol de milho que, segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), deve chegar aos 6 bilhões de litros, representando um crescimento de 36% em relação ao ciclo anterior.

2) O aumento da demanda chinesa por soja e milho, dando tração às exportações do Brasil. Uma análise feita pela consultoria Datagro indica que as exportações do complexo soja devem ter aumento em volume, com 128,4 milhões de toneladas sendo embarcadas, ou seja, 2,4% acima do registrado em 2023.

3) As margens tendem a ser melhores por conta da queda nos custos de produção, puxada, principalmente, pelos menores preços dos fertilizantes.


Pontos de atenção para a próxima temporada

Por outro lado, existem fatores que merecem atenção e devem ser acompanhados de perto pelos produtores, como:

1) A expectativa de maior oferta global por conta da recuperação da produção de importantes países produtores e mais uma boa safra esperada para o Brasil, estimada em 162 milhões de toneladas para soja e 119,4 para o milho, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

2) A maior relação entre estoques e uso global, o que tende a segurar os preços dos grãos para o próximo ano. Porém, mesmo em um cenário de queda, não deve ter a mesma intensidade observada em 2022 e 2023.

3) Por fim, a situação climática pode tanto favorecer como prejudicar as lavouras, dependendo da região. Alguns locais sofrem com o excesso ou a falta de chuvas, o que atrasa as operações de plantio no Brasil. Ao mesmo tempo, outras regiões podem, inclusive, aumentar a produtividade pelo favorecimento do clima.


Segundo a especialista em agronegócio, Roberta Paffaro, o efeito climático pode afetar a produtividade dos grãos da maioria dos estados brasileiros. O mundo está de olho na América do Sul, afinal, esse impacto pode influenciar os preços em Chicago.

"Os vencimentos do contrato futuro de soja em Chicago, de março e maio, estão com ganhos superiores aos vencimentos mais próximos, perto de bater os 14 dólares do bushel. Este pode ser um bom momento para uma estratégia de hedge, lembrando que os contratos futuros são mais interessantes quando a perspectiva é de queda nos preços. Uma proteção para você, produtor, é garantir a rentabilidade. Já os contratos de opções são mais flexíveis e podem ser usados em diversos cenários", observa. Roberta reforça para os produtores usarem a bolsa a seu favor e destaca que, em tempos de incerteza, o hedge pode ser a melhor saída para se proteger dos riscos.


Giro de notícias

Mais de 60% dos produtores rurais não têm estruturas de armazenagem nas fazendas. A dificuldade no acesso a crédito, outras prioridades e falta de capital são as principais razões pela falta do investimento.

A irregularidade das condições climáticas ainda impacta a evolução do plantio de soja no Brasil. Até o dia 4 de novembro, as operações atingiram 48,4% do total, contra 57,5% em 2022.

A frente fria que se desloca da Argentina para o Brasil pode levar a formação de geadas na região Sul e em Mato Grosso do Sul. As temperaturas podem ficar abaixo de zero grau em alguns locais.


Edição do Impulso Bayer Talks tem conteúdos sobre inovação e agricultura digital

A Bayer realizou nesta semana o “Impulso Bayer Talks - Edição Digital”. Um time de especialistas em inovação e agricultura digital apresentou conteúdos exclusivos sobre o uso da tecnologia na evolução diária na agricultura, além das perspectivas para o futuro e o presente da inteligência artificial. O evento contou ainda com o lançamento oficial de um novo combo Climate Fieldview™.

"Um dos lançamentos são os relatórios focados em pulverização. Agora, é possível gerar um relatório de cada talhão e comparar as pulverizações com a produtividade. Além disso, o grande lançamento deste ano é o FieldView™ Cab para Android, o que vai permitir usar o celular para coletar dados de forma fácil, segura e com a qualidade FieldView™", conta Luiz Vicenzi, Gerente de Produto de Climate FieldView™.

Para o produtor Rogério Ferrarin, de Lucas do Rio Verde (MT) eventos como esse são de grande importância porque mostram ferramentas que permitem coletar dados desde o plantio até a colheita. "Com isso, conseguimos evoluir em cada atividade. Hoje, as pessoas estão nesse ecossistema nos mostrando tendências de futuro e plataformas que podemos utilizar no dia a dia", acrescenta.

Agenda da semana

No dia 22 de novembro vai acontecer a campanha mais esperada do ano: a Agrofertas. Serão 24 horas de resgate de produtos e serviços na Orbia, em condições imperdíveis. E não para por aí: quem é cliente Impulso Bayer tem ainda mais benefícios, com descontos oferecidos pela Safra & Cifras.

"Os produtores que acessarem o planejamento tributário terão desconto de 10% na contratação. O planejamento consiste em proporcionar economia tributária e focar em segurança, além de permitir que o produtor conheça o seu custo tributário de forma antecipada para, de fato, contribuir com a gestão fiscal de sua propriedade", diz Alessandro Costa, sócio-consultor da Safras & Cifras.

Por fim, o Doutor Agro destaca os principais pontos para os produtores rurais na próxima semana:

  • Clima e plantio no Brasil;
  • Câmbio;
  • Mercado do açúcar (ATR);
  • Fechamento de safra dos Estados Unidos;
  • Clima extremo na China, afetando as regiões produtoras de milho.
exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.