Blog do Agro

Safra de trigo: incertezas agitam mercado

Confira o que o esperar para o mercado do cereal e outros destaques do agro12 de julho de 2024 /// 16 minutos de leitura

O mercado do trigo passa por um período de volatilidade e incertezas, impulsionado por uma combinação de fatores climáticos, econômicos e geopolíticos. Existem preocupações crescentes com a safra em importantes países produtores: o calor intenso acende alertas para a colheita na Rússia e Ucrânia, ao mesmo tempo em que o excesso de umidade chama a atenção na França. Essas variações do clima, aliadas à instabilidade do dólar, vêm trazendo volatilidade nas cotações.

No Brasil, a semeadura do trigo avança. A produção desta safra é projetada para ser 12% maior do que a anterior, mesmo com as condições adversas do clima, totalizando 9,1 milhões de toneladas. Apesar da queda de 11,4% em área, a produtividade deve crescer 26,3%, atingindo uma média de 2,9 toneladas por hectare.

Agora, a principal preocupação do produtor brasileiro é com o clima. Isso porque o excesso de chuvas durante os estágios finais de crescimento do trigo pode reduzir a qualidade do grão, bem como aumentar a incidência de doenças fúngicas. Portanto, o monitoramento da lavoura e um bom manejo são de extrema importância para bons resultados.


Perspectivas de mercado

Em junho, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), observou que a baixa oferta global de trigo e a valorização do dólar sustentaram a alta dos preços no Brasil. Por outro lado, olhando para a demanda, os agentes de moinhos se mostram abastecidos, sem intenção de adquirir grandes volumes.

"O Brasil está recuperando a defasagem de grande importador de trigo. Com o desenvolvimento de novas variedades e o estímulo a essa cultura tão importante na alimentação, nossa produção vem subindo. Agora, a expectativa da Conab para essa safra é um pouco maior do que a anterior, no entanto, houve atraso no plantio, além de uma série de problemas climáticos, e consequentemente operacionais, que podem derrubar essa estimativa. Mas, de fato, o trigo vem sendo uma das culturas de destaque no Brasil. Vamos torcer para logo nos tornamos um grande exportador", comenta o professor Marcos Fava Neves sobre a situação do mercado do trigo.


Vendas de soja estão aquecidas

No Brasil, as vendas de soja da safra 2023/2024 atingiram 71,8% do total, superando os 66% do ano passado e a média dos últimos 5 anos. Enquanto isso, a comercialização antecipada também aumentou, chegando a 14,6% da produção estimada, acima dos 11% do ano anterior.


Inscrições abertas para o Prêmio Mulheres do Agro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro! A iniciativa é idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio, para reconhecer produtoras rurais que realizam uma gestão sustentável. Podem participar gestoras de fazendas de todos os tamanhos, regiões e culturas do Brasil.


Intacta: há uma década revolucionando a sojicultura

Há 10 anos, Intacta revoluciona a história da sojicultura brasileira. A biotecnologia trouxe inovação no manejo de pragas e plantas daninhas. Com anos de pesquisa e desenvolvimento, dobramos a média produtiva e, agora, com a plataforma Intacta2 Xtend, tornamos possível um novo patamar de produtividade, chegando a resultados acima de 100 sacas por hectare.


Proteja-se contra falsificações no agro!

Produtor: previna-se contra a falsificação! A Bayer criou um selo de segurança para proteger sacarias de sementes.
Para identificar a originalidade, baixe o aplicativo gratuito Bayer Seal Scan, disponível no Google Play ou App Store. Trata-se do mesmo app utilizado para as embalagens plásticas de defensivos agrícolas Bayer!

Fique atento ao selo de segurança Bayer que contém um holograma e um QR code. Com o aplicativo, escaneie o código QR code do selo de segurança, se o código é válido, é original. Caso contrário, o produto é falsificado!

Qualquer dúvida ou problema, entre em contato pelos canais de atendimento, disponíveis de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, no Converse Bayer, número 0800 011 5560 (telefone e Whatsapp), ou em nosso site.


Fungicidas premiados

Nesta semana, uma premiação destacou as marcas mais lembradas do agro. Os fungicidas da família Fox foram os mais mencionados pelos produtores rurais. Além disso, Roundup levou dois troféus: por mais um ano, o herbicida mais conhecido, e um especial pelos 50 anos da marca.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.