O crescimento e sucesso da lavoura de hoje pode estar na eficiente administração rural

25 de fevereiro de 2019

Administração rural 9 práticas para aplicar em sua propriedade

na maioria das vezes, produtores de sucesso encontraram na administração rural a chave para salvar ou manter sua fazenda ativa e produtiva.

Esse sucesso é resultado da aplicação prática dos princípios da administração e economia rural.

E ao contrário do que prega o senso comum, esses princípios não se resumem apenas à redução de custos, embora isso também seja importante.

O bom gerenciamento da fazenda pode até reduzir os custos de produção, mas essa não é sua única função.

Na verdade, a gestão rural, assim como a administração se baseia no fato de que não se controla aquilo que não se conhece e não se conhece aquilo que não se mede.

Ou seja, ela fornece ferramentas que permitem ao agricultor conhecer melhor sua propriedade, verificar o que está dando certo ou não, traçar planos e tomar decisões mais acertadas para aumentar a rentabilidade da lavoura.

Mas como a administração de propriedade rural pode ajudar o produtor, na prática, a melhorar seu gerenciamento e o rendimento de sua fazenda?

Para responder essa pergunta, o agricultor precisa entender o conceito, os princípios, a importância e as dicas práticas de administração.

O que é administração rural?

A administração rural diz respeito ao conjunto de atividades que permitem o planejamento e o controle de todas as operações de uma propriedade agrícola.

Todas essas atividades são realizadas a partir de uma visão mais ampla da fazenda, especialmente do setor financeiro e de gestão de pessoas, que são pilares importantes de qualquer empresa.

Para muitas pessoas, essa visão de negócio da agricultura pode parecer óbvia, mas a verdade é que ela começou a ser tratada de forma mais séria apenas no século XX.

E isso mudou completamente o modo de produção e de avaliação da atividade agrícola.

Qual a importância da administração rural?

Embora o surgimento de princípios da administração e as práticas agrícolas se confundem como a origem do próprio ser humano, o termo administração rural foi criado apenas no século passado.

O conceito começou a ser empregado por estudiosos de ciências agrárias de universidades americanas e inglesas, que perceberam a necessidade de avaliar a viabilidade econômica da lavoura.

Para isso, eles aplicaram conceitos administrativos para melhorar o gerenciamento das operações, aumentar a produção e a lucratividade da fazenda.

Ou seja, a lavoura passa a ser administrada de forma mais profissional, com uma visão empresarial mais definida.

a agricultura moderna tornou as propriedades rurais mais tecnificadas e complexas, que podem ser modificadas em função da aplicação de vários insumos, tecnologias, investimentos e mão de obra especializada.

Para fazer cada uma dessas etapas da melhor forma possível e facilitar a tomada de decisões, é preciso, necessariamente, ter um rigoroso controle dos gastos, dos preços e dos manejos.

Nesse contexto, surge a necessidade não só do investimento na administração da propriedade rural, mas também no auxílio de um administrador rural.

Qual a função de um administrador rural?

O administrador rural é o profissional responsável por executar todos os processos administrativos da fazenda. Esses processos podem ser colocados em práticas de diversos métodos.

Entre eles, se destaca o método PDCA, que reúne os conceitos básicos da administração, distribuídos em 4 fases distintas: planejamento, execução, verificação e ação.

Os objetivos, metas, estratégias e ações projetadas e realizadas com o auxílio desse método devem atingir todos os setores da fazenda, isto é, produção, finanças, comercialização e recursos humanos.

Nesse contexto, o administrador rural deve gerenciar a fazenda de modo que a produção atenda as demandas do produtor e do mercado.

Além disso, esse profissional deve mostrar que as propriedades rurais dependem de elementos de toda a cadeia produtiva do agronegócio. Assim, é mais fácil pensar e apresentar soluções para problemas do presente e do futuro.

Mas lembre-se: apesar de atuarem em áreas semelhantes, o administrador e o gestor rural desempenham funções diferentes.

Qual a diferença entre administração rural e gestão rural?

Embora as duas áreas estejam ligadas à produção agrícola, na prática, esses conceitos se referem a um conjunto de atividades diferentes.

Enquanto a administração de propriedade rural se baseia numa visão mais ampla da fazenda, alcançando todas as atividades que envolvem a lavoura, a gestão rural se baseia numa visão mais restrita.

Afinal, suas atividades estão relacionadas estritamente à parte operacional da fazenda, desde o planejamento até a produção e o desenvolvimento da lavoura.

Essa visão mais focada exige um maior detalhamento das operações, o que torna o trabalho do gestor mais complexo. Por isso, muitos agricultores investem em softwares de gestão da lavoura, como o Climate FieldView.

Para facilitar a diferenciação entre as duas áreas, vale a pena entender o que é e quais são os eixos trabalhados num curso de formação do administrador rural.

O que é curso de administração rural?

Em função da complexidade da cadeia produtiva, de suas demandas específicas e do aumento da demanda por conhecimento técnico e profissionais qualificados, o número de interessados por cursos de administração rural têm aumentado.

Por isso, diversas instituições de ensino têm oferecido cursos de diferentes modalidades para atender o mercado. O principal deles é o curso de graduação específico dessa área.

Por isso, diversas instituições de ensino têm oferecido cursos de diferentes modalidades para atender o mercado. O principal deles é o curso de graduação específico dessa área.

Disciplinas relacionadas a temas como administração em agronegócio, política agrícola, economia, cadeias produtivas, logística e agroindústria, por exemplo, geralmente integram a grade curricular dos cursos.

No entanto, profissionais da administração, agronomia, ciências biológicas, entre outras áreas, também podem realizar uma pós-graduação voltada para a administração e economia rural.

Essa formação deve fornecer informações teóricas e práticas que vão auxiliar no gerenciamento da lavoura.

Agricultores interessados em aprender mais sobre o tema também podem realizar cursos livres, de curta duração, sobre o tema.

O Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR), por exemplo, oferece cursos gratuitos sobre diversos temas, incluindo o curso Administração Rural e Busca por Resultados. Porém, o produtor deve ficar atento para acompanhar a abertura de novas turmas.

De qualquer forma, todos esses cursos devem explicar, com profundidade, os princípios da administração rural moderna, listados abaixo.

Quais os princípios da administração rural?

De modo geral, é possível afirmar que a administração de propriedade rural se baseia em 5 princípios:

  • Aumento da lucratividade da lavoura: ao contrário do que muita gente pensa, especialmente profissionais que não estão familiarizados com o dia a dia do campo, o foco da administração não é a produtividade máxima da lavoura, e sim a receita líquida máxima;
  • Análise de risco: como o sucesso da lavoura depende de fatores climáticos e ambientais, que não podem ser controlados pelo agricultor, o administrador deve pensar muito bem sobre cada etapa da produção antes de começar a investir;
  • Levantamento de custos: é função da administração realizar o levantamento de custos de todo o processo produtivo, incluindo perdas, investimentos custo-benefício, mão de obra e previdência social, rentabilidade, despesas e todas as outras atividades que compõem o orçamento de uma propriedade agrícola;
  • Redução de custos: como os preços de venda da produção agrícola são regidos pelo mercado internacional, um bom administrador deve saber cortar gastos, de modo que essa redução não afete negativamente a qualidade da lavoura e permita que o agricultor diminua seu custo de produção, aumentando sua margem de lucro;
  • Registro de dados: é importante utilizar uma plataforma de registro e acompanhamento de todas as atividades realizadas na fazenda. O ideal é que essa plataforma possa ser acessível a todos os funcionários da propriedade ou pelo menos aos encarregados de cada setor, para que eles registrem o andamento do trabalho, facilitando o monitoramento da produção.

Quais são as 9 melhores práticas de administração rural?

Levando em consideração os princípios apresentados no tópico anterior, é possível listar 9 ações que o administrador rural deve colocar em prática para desempenhar suas funções com eficiência.

Saiba mais sobre cada uma delas abaixo!

1. Invista no planejamento estratégico

Como qualquer outra empresa que busca crescimento e gestão eficiente, é fundamental construir um modelo de negócios da propriedade rural. Esse documento deve conter os valores, recursos, estrutura financeira, perfil de mercado e canais de distribuição da produção.

Com esses dados é possível dar uma visão empresarial à fazenda, profissionalizando a gerência das operações agrícolas.

2. Faça um bom gerenciamento de estoque

Controlar o estoque de todos os produtos relacionados à propriedade agrícola, como fertilizantes, insumos e produção da colheita, é uma das principais funções do administrador.

O objetivo desse controle é reduzir os custos das operações, evitar desperdícios e garantir o abastecimento dos compradores da produção.

3. Tenha responsabilidade financeira

A administração de uma propriedade agrícola pode ser complexa, mas é uma etapa imprescindível para o sucesso do produtor. Por isso, a gestão financeira do agronegócio é fundamental para obter uma safra lucrativa.

4. Monitore os resultados

Embora faça parte da gestão financeira da propriedade, os resultados merecem um tópico especial, já que eles devem guiar as ações do administrador. Nesse caso, é fundamental investir em estratégias de monitoramento de performance da propriedade.

Assim, é possível corrigir falhas detectadas durante o processo produtivo, o que permite a melhoria da execução dos trabalhos na fazenda.

5. Estude o solo da área de cultivo

O solo é um dos protagonistas da produção agrícola, exercendo grande influência para a realização de uma boa safra.

Por isso, é fundamental que o administrador conheça as características do solo da área de cultivo, realize testes de fertilidade, composição, compactação, entre outros parâmetros, para descobrir o que deve ser corrigido e quais culturas podem apresentar melhor desempenho naquela área.

6. Invista nos funcionários

Assim como ocorre em outras empresas, uma fazenda produtiva e eficiente depende da colaboração de vários funcionários. Por isso, para garantir a performance e a segurança da equipe de trabalho, é importante investir na seleção de bons profissionais e na qualificação desses colaboradores.

Para incentivar a equipe de trabalho, o agricultor também pode compartilhar parte dos lucros da safra com os funcionários.

7. Invista em cursos de administração e economia rural

Além dos funcionários da propriedade, o agricultor e o administrador devem investir em cursos de capacitação, como os citados anteriormente, para se atualizar e potencializar seu conhecimento sobre o assunto.

8. Faça o manejo de pragas

Doenças e pragas podem provocar grandes prejuízos à plantação, colocando em xeque todo o planejamento estratégico e financeiro da safra.

Por isso, é fundamental que o administrador invista em consultoria e orientação técnica, com o objetivo de realizar o monitoramento e manejo correto dessas doenças e pragas, utilizando defensivos agrícolas recomendados de forma consciente.

9. Utilize a Agricultura de Precisão como aliada

Sensores, drones, telemetria, Big Data e softwares especializados são algumas das ferramentas que a agricultura de precisão introduziu na lavoura. Com o auxílio dessas tecnologias, o produtor pode reduzir desperdícios, otimizar o uso de insumos, melhorar a segurança e eficiência dos processos, entre outras vantagens.

Somente uma boa administração garante o sucesso da lavoura

Diante de todas as características, funcionalidades e vantagens de uma administração e gestão eficiente da fazenda, é possível afirmar que somente com boas práticas administrativas o produtor conseguirá melhorar sua produtividade, aumentar seus lucros e reduzir seus gastos.

Para atingir esses objetivos, o agricultor pode contar com o apoio dos serviços e soluções da Bayer, desenvolvidas para facilitar o monitoramento, diagnóstico e controle de todas as etapas da produção de diferentes culturas. Como esse apoio, será muito mais fácil alcançar bons resultados na lavoura.

Conheça todos os serviços da Bayer!