Mercado de fertilizantes: é hora de redobrar a atenção
Custos de importações no setor cresceram 130% nos 2 primeiros meses do ano. Saiba o que fazer diante deste cenário. Veja ainda a cobertura do Show Safra 202217 de julho de 2022 /// 5 minutos de leituraAtualmente, o Brasil é o 4° maior consumidor global de fertilizantes, ficando atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos. Do total consumido no mundo, nosso país tem uma participação de 8% na demanda por fertilizantes. No entanto, o que tem preocupado muitos agentes do setor é a alta dependência brasileira pelas importações. Com um consumo de fertilizantes estimado em aproximadamente 42 milhões de toneladas, o Brasil importa 33, ou seja, cerca de 80% de todo o volume que consome, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
Este cenário exige maior atenção na hora de planejar os custos e investimentos na lavoura, especialmente agora, diante do contexto geopolítico global. Nos 2 primeiros meses de 2022, as importações de fertilizantes caíram 8,2% no Brasil, para 5,2 milhões de toneladas; mas os custos cresceram 130%, com compras em 2,8 bilhões de dólares, segundo a Secretaria do Comércio Exterior (Secex).
Mas os custos cresceram 130%, com compras em 2,8 bilhões de dólares, segundo a Secretaria do Comércio Exterior (Secex).
* Dado referente ao acumulado de janeiro a outubro de 2021
Para contribuir com a tomada de decisão, há 5 pontos que, você, produtor, pode adotar na sua propriedade:
1 - Manejo para aumentar a eficiência das aplicações. Isso pode ser feito com auxílio de tecnologias de aplicação, softwares de gestão, mapeamento de áreas ou até mesmo por meio da avaliação das necessidades de correção do solo e nutrição das plantas;
2 - Uso de insumos alternativos, como os orgânicos, os bioinsumos e outros;
3 - Cálculo diário dos custos de produção e acompanhamento constante do mercado;
4 - Comercialização antecipada de parte da produção, a fim de garantir o pagamento dos custos da lavoura;
5 - Adoção de práticas sustentáveis de manejo para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, como a rotação de culturas, adubação verde e o plantio direto.
Show Safra 2022 e as perspectivas para o agro
Nesta semana está acontecendo o Show Safra 2022, feira agropecuária em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Com um estande no evento, a Bayer reuniu produtores e profissionais do setor para interagir com o professor Marcos Fava Neves, o DoutorAgro, que respondeu perguntas sobre o mercado. Confira:
Pensando na falta de insumos na próxima safra, tanto de fertilizantes, químicos e até sementes, você acha melhor tirar o pé dos investimentos ou podemos continuar investindo, mesmo com riscos?
Guiverson Bueno, produtor rural de Lucas do Rio Verde
DoutorAgro - Esta deve ser uma decisão muito balanceada. Quem está com caixa, segue investindo, mas deve tentar construir margem, isso é importante nos investimentos agora
DoutorAgro - Esta deve ser uma decisão muito balanceada. Quem está com caixa, segue investindo, mas deve tentar construir margem, isso é importante nos investimentos agora.
Cristiano Castaman, representante comercial Agroeste
Tendo em vista as muitas decisões e dificuldades que o agricultor precisa enfrentar, como o time Bayer pode contribuir para que ele tenha ainda mais sucesso?
Paulo Jeronimo, gerente regional da Bayer em Lucas do Rio Verde
DoutorAgro - A filosofia é construir valor, construir margem para os produtores rurais, buscar o máximo possível de inovação e tecnologia. É preciso fazer uma gestão por metro quadrado, tentando entregar resultado para o produtor porque assim o Brasil exportará mais e teremos uma condição cada vez melhor no agronegócio brasileiro.
Mais notícias do agronegócio
O Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (Ipea) reduziu as estimativas do PIB agropecuário em 2022 de 2,8% para 1% de crescimento. O comportamento é resultado, especialmente, da redução na produção de soja, principal cultura no segmento de produção vegetal.
Nas exportações, o suco de laranja concentrado alcançou quase 1,1 bilhão de dólares nos oito primeiros meses da safra 2021/2022, alta de 9,2%. Apesar do crescimento, o volume embarcado foi 1% menor no período, de acordo com a Citrusbr
Além disso, o Governo Federal anunciou medidas para estimular o uso do biogás e biometano no Brasil. Um dos planos é a criação do programa Metano Zero, a fim de reduzir as emissões do gás por meio do consumo de fontes alternativas de bionergia, segundo informações do Ministério de Minas e Energia.
Seguindo ainda com a divulgação das feiras do agro pelo Brasil, vem aí a Tecnoshow 2022, entre os dias 4 e 8 de abril, em Rio Verde, Goiás. O evento é uma vitrine tecnológica de máquinas e equipamentos agrícolas, experimentos de campo, palestras técnicas e muito mais. A Tecnoshow 2022 será realizada no Centro Tecnológico Comigo (CTC), das 8h às 18h. A Bayer estará presente no evento com o Espaço Bayer para apresentar novidades, inovações e serviços. Para mais informações, acesse o site oficial da feira.
Para a próxima semana, o DoutorAgro recomenda monitorar o câmbio, os fertilizantes, a mega safra e o plantio dos Estados Unidos, além do andamento da segunda safra de milho do Brasil.