Semente de milho: como escolher a melhor? Semente de milho: como escolher a melhor?
Confira as principais estratégias de proteção para a semente de milho, garantindo alto desempenho e produtividade no campo.A escolha da semente de milho pode definir todo o potencial de uma safra. Embora o desenvolvimento da planta de milho dependa das condições ambientais e das práticas de cultivo, o potencial máximo da lavoura é definido já no momento da semeadura.
Por isso, a seleção das sementes de milho mais adequadas, é o primeiro e principal fator a ser avaliado pelos agricultores. Essa decisão garante uma boa performance no campo, a fim de gerar plantas de alto vigor e com desempenhos superiores.
As ações de manejo adotadas após essa escolha visam minimizar as perdas desse potencial produtivo, considerando as condições de estresse sob as quais as plantas podem ser submetidas, como variações climáticas, pragas e doenças.
Características da semente de milho de alta qualidade
Para obter bons resultados na produção, é fundamental utilizar sementes de milho de alta qualidade. Esse conceito envolve diferentes aspectos, como:
- Qualidade genética: assegura a pureza do material, sem misturas varietais;
- Qualidade fisiológica: relacionada ao vigor e à germinação, garantindo a emergência uniforme das plântulas;
- Qualidade sanitária: certifica que a semente de milho para plantio está livre de plantas daninhas e patógenos;
- Qualidade física: refere-se à ausência de impurezas e de danos mecânicos que possam comprometer o desenvolvimento.
Outro ponto importante é o uso de sementes de milho certificadas, que possuem controle de qualidade em todas as etapas de produção. Esse processo assegura o potencial genético da semente de milho, contribui para a preservação da biotecnologia no campo e oferece maior segurança quanto ao controle de pragas, doenças e condições de estresse.
Já a utilização de sementes piratas não traz a segurança de que o que está sendo comprado será de fato entregue ao agricultor. Além disso, essa prática geralmente resulta em custos mais altos, por exigir maior aplicação de defensivos agrícolas e reduzir a eficiência produtiva.
Os diferenciais da semente de milho com biotecnologia VTPRO4
Para garantir a segurança do potencial produtivo, as sementes de milho das marcas Agroceres, Agroeste e Dekalb contam com a biotecnologia VTPRO4®.
Essas sementes de milho representam algumas das soluções mais avançadas disponíveis no mercado, atuando como aliadas estratégicas no controle das principais lagartas que impactam a cultura do milho.
O grande diferencial dessas sementes de milho para plantio está na combinação de dois modos de ação voltados à proteção radicular, aliados a outros três modos de ação que protegem a espiga e a planta. Essa abordagem integrada proporciona um manejo mais eficiente e robusto, favorecendo:
- Maior absorção de água e nutrientes;
- Proteção consistente do potencial produtivo da lavoura;
- Maior estabilidade e desempenho durante todo o ciclo da cultura.
Tratamento de sementes de milho para ampliar a proteção da lavoura
Diversos fatores podem representar desafios para o desenvolvimento das plantas de milho, como:
- Pragas que atacam diretamente as sementes de milho;
- Raízes em formação ou plantas recém-emergidas, incluindo as pragas subterrâneas que já se encontram no solo antes mesmo do plantio.
Por isso, o tratamento de sementes é uma medida extremamente importante para o plantio para ampliar a proteção oferecida pela biotecnologia, assegurando que cada semente de milho tenha o melhor desempenho possível desde o início do ciclo.
Os ingredientes ativos desenvolvidos pela Bayer para o tratamento de sementes garantem alta eficiência na proteção, trazendo segurança e qualidade. Além disso, a empresa utiliza equipamentos de última geração no Tratamento de Sementes Industrial, alcançando níveis de precisão superiores a 90%.
As sementes de milho tratadas com o sistema Bayer SeedGrowth recebem uma aplicação individual, semente a semente, aliado ao treinamento especializado para garantir máxima precisão no processo, resultando em padrões excepcionais de qualidade.
Um destaque desse compromisso é o selo de excelência SeedGrowth, que premia anualmente os parceiros que atingem uma acuracidade mínima de 98% no total de sementes tratadas, garantindo ao produtor uma lavoura mais protegida e produtiva.