Como o posicionamento dos milhos híbridos pode impactar o estande final?
Entenda por que essa prática é fundamental para extrair o máximo potencial das cultivares e garantir melhores resultados no plantio de milhoPara obter o máximo potencial dos híbridos de milho, é fundamental posicionar corretamente cada cultivar. Esse fator está diretamente ligado às chances de sucesso da lavoura.
Para alcançar alta produtividade, é preciso considerar a época de plantio de milho, as condições ambientais e os sistemas produtivos adotados.
"É importante que o produtor tenha em mente que a recomendação do posicionamento dos híbridos de milho não é uma receita de bolo. Cada situação de clima, fertilidade do solo, época de plantio, nível de tecnificação, estratégia de rotação de culturas, entre outros, indicará o milho híbrido ideal que, em muitos casos, não será o mesmo recomendado para a propriedade vizinha ou nem mesmo para outro talhão da propriedade", explica Juliano Calonego, professor da Unesp.
Como fazer o posicionamento do milho híbrido?
1. Zonas agroecológicas: é necessário seguir as orientações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele auxilia na definição da melhor época de plantio de milho em diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares em cada município, considerando fatores como clima, altitude, pluviosidade, temperatura e fotoperíodo;
2. Maturidade relativa: refere-se ao número de dias necessários para que a planta atinja a maturidade fisiológica. Esse parâmetro orienta a escolha do híbrido de milho mais adequado para cada período de cultivo, como safra de verão e safrinha;
3. Grupos de adaptação: devem ser analisados aspectos como tolerância a estresse hídrico, resistência a doenças e pragas, além de outras características que influenciam o desempenho do milho híbrido em diferentes ambientes;
4. Características específicas: é importante avaliar potencial de rendimento, espaçamento entre sementes, qualidade dos grãos, resistência a doenças específicas, altura das plantas, entre outros fatores que afetam diretamente a produtividade.
Todas essas informações estão disponíveis nos catálogos de sementes, facilitando a escolha dos híbridos de milho que mais se adequam às necessidades de cada lavoura. Vale lembrar que essas recomendações resultam de anos de pesquisa, testes e conhecimento acumulado pela indústria, oferecendo maior segurança ao produtor.
Programas e ferramentas digitais para maximizar resultados
Para realizar o posicionamento dos híbridos de milho de forma adequada, a Bayer disponibiliza programas e ferramentas digitais que auxiliam na maximização da produtividade e rentabilidade das lavouras, como o programa Bayer VAlora Milho.
Por meio dessa iniciativa, o produtor pode se cadastrar para receber recomendações específicas de densidade de sementes e de aplicação de nitrogênio para cada talhão, com o diferencial de ter o risco do investimento adicional em sementes compartilhado.
Além disso, tanto pela ferramenta quanto com o apoio dos representantes de vendas da Bayer, é possível conhecer melhor as sementes Agroceres, Agroeste e Dekalb, excelentes opções para conquistar alta performance, estabilidade, sanidade e qualidade superior de grãos, colmo e raiz.
A Bayer oferece uma linha completa de milhos híbridos, resultado de anos de pesquisa e tecnologia, desenvolvida para elevar o teto produtivo e maximizar os resultados em diferentes condições de plantio de milho.
O que considerar na escolha do milho híbrido?
No planejamento da safra, é necessário alinhar a experiência da propriedade às características de cada híbrido de milho, levando em conta fatores como:
- Tolerância a estresses hídricos;
- Resistência a pragas e doenças;
- Capacidade de desenvolvimento em diferentes temperaturas;
- Região de cultivo;
- Clima;
- Tipo de solo;
- Disponibilidade de água;
- Outros fatores do ambiente e precocidade.
No atual momento da safra, para o plantio tardio, os híbridos hiperprecoces são a melhor opção, pois oferecem maior versatilidade e reduzem os riscos de perdas relacionadas ao clima.
O posicionamento correto do milho híbrido traz inúmeras vantagens:
● Otimiza a produtividade;
● Economiza recursos como água e insumos;
● Maximiza o potencial genético da semente;
● Aumenta a resistência às adversidades;
● Melhora o rendimento por área cultivada;
● Garante grãos de alta qualidade.
Ou seja, compreender milho híbrido, o que é, e selecionar as melhores cultivares, posicionando-as corretamente no estande, é um passo decisivo para assegurar os melhores resultados no plantio de milho.