Blog do Agro

Como o posicionamento dos milhos híbridos pode impactar o estande final?

Entenda por que essa prática é fundamental para extrair o máximo potencial das cultivares e garantir melhores resultados no plantio de milho
22 de novembro de 2023 /// 6 minutos de leitura

Para obter o máximo potencial dos híbridos de milho, é fundamental posicionar corretamente cada cultivar. Esse fator está diretamente ligado às chances de sucesso da lavoura.

Para alcançar alta produtividade, é preciso considerar a época de plantio de milho, as condições ambientais e os sistemas produtivos adotados.

"É importante que o produtor tenha em mente que a recomendação do posicionamento dos híbridos de milho não é uma receita de bolo. Cada situação de clima, fertilidade do solo, época de plantio, nível de tecnificação, estratégia de rotação de culturas, entre outros, indicará o milho híbrido ideal que, em muitos casos, não será o mesmo recomendado para a propriedade vizinha ou nem mesmo para outro talhão da propriedade", explica Juliano Calonego, professor da Unesp.

Como fazer o posicionamento do milho híbrido?


1. Zonas agroecológicas: é necessário seguir as orientações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele auxilia na definição da melhor época de plantio de milho em diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares em cada município, considerando fatores como clima, altitude, pluviosidade, temperatura e fotoperíodo;

2. Maturidade relativa: refere-se ao número de dias necessários para que a planta atinja a maturidade fisiológica. Esse parâmetro orienta a escolha do híbrido de milho mais adequado para cada período de cultivo, como safra de verão e safrinha;

3. Grupos de adaptação: devem ser analisados aspectos como tolerância a estresse hídrico, resistência a doenças e pragas, além de outras características que influenciam o desempenho do milho híbrido em diferentes ambientes;

4. Características específicas: é importante avaliar potencial de rendimento, espaçamento entre sementes, qualidade dos grãos, resistência a doenças específicas, altura das plantas, entre outros fatores que afetam diretamente a produtividade.

Todas essas informações estão disponíveis nos catálogos de sementes, facilitando a escolha dos híbridos de milho que mais se adequam às necessidades de cada lavoura. Vale lembrar que essas recomendações resultam de anos de pesquisa, testes e conhecimento acumulado pela indústria, oferecendo maior segurança ao produtor.

Programas e ferramentas digitais para maximizar resultados


Para realizar o posicionamento dos híbridos de milho de forma adequada, a Bayer disponibiliza programas e ferramentas digitais que auxiliam na maximização da produtividade e rentabilidade das lavouras, como o programa Bayer VAlora Milho.

Por meio dessa iniciativa, o produtor pode se cadastrar para receber recomendações específicas de densidade de sementes e de aplicação de nitrogênio para cada talhão, com o diferencial de ter o risco do investimento adicional em sementes compartilhado.

Além disso, tanto pela ferramenta quanto com o apoio dos representantes de vendas da Bayer, é possível conhecer melhor as sementes Agroceres, Agroeste e Dekalb, excelentes opções para conquistar alta performance, estabilidade, sanidade e qualidade superior de grãos, colmo e raiz.

A Bayer oferece uma linha completa de milhos híbridos, resultado de anos de pesquisa e tecnologia, desenvolvida para elevar o teto produtivo e maximizar os resultados em diferentes condições de plantio de milho.

O que considerar na escolha do milho híbrido?


No planejamento da safra, é necessário alinhar a experiência da propriedade às características de cada híbrido de milho, levando em conta fatores como:

  • Tolerância a estresses hídricos;
  • Resistência a pragas e doenças;
  • Capacidade de desenvolvimento em diferentes temperaturas;
  • Região de cultivo;
  • Clima;
  • Tipo de solo;
  • Disponibilidade de água;
  • Outros fatores do ambiente e precocidade.

No atual momento da safra, para o plantio tardio, os híbridos hiperprecoces são a melhor opção, pois oferecem maior versatilidade e reduzem os riscos de perdas relacionadas ao clima.

O posicionamento correto do milho híbrido traz inúmeras vantagens:

● Otimiza a produtividade;

● Economiza recursos como água e insumos;

● Maximiza o potencial genético da semente;

● Aumenta a resistência às adversidades;

● Melhora o rendimento por área cultivada;

● Garante grãos de alta qualidade.

Ou seja, compreender milho híbrido, o que é, e selecionar as melhores cultivares, posicionando-as corretamente no estande, é um passo decisivo para assegurar os melhores resultados no plantio de milho.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.