Conheça os riscos do percevejo do milho para a qualidade da sua safra e as melhores estratégias de controle
O percevejo do milho é um inseto sugador que ocorre principalmente na fase inicial da lavoura. Saiba como evitar os danos causados pelos diferentes tipos dessa praga.Fazer o manejo e o controle do percevejo do milho é um dos principais desafios do produtor. Afinal, o ataque desses insetos tem se tornado cada vez mais frequente, comprometendo a rentabilidade da lavoura.
A presença desses insetos na lavoura prejudica o estabelecimento das plantas, reduz a produtividade, afeta a qualidade dos grãos, entre outros danos.
Por conta disso, assim como a cigarrinha do milho, os percevejos se tornaram uma das principais preocupações dos produtores em diversas regiões de cultivo no Brasil.
Para evitar os problemas causados por essa praga, o primeiro passo é entender as características e comportamentos dessa praga.
Neste artigo, explicaremos as diferenças entre os principais tipos de percevejos do milho e como controlar essa praga.
O que é o percevejo do milho?
O percevejo do milho é um inseto sugador polífago que apresenta uma alta capacidade de dispersão. Ele também é considerado uma praga inicial da cultura do milho.
A estrutura vegetal e o período no qual o percevejo ataca variam de acordo com a espécie. Geralmente, o período crítico de infestação começa na fase de emergência de plântulas e se estende até o estágio V5, que ocorre em torno de 25-30 dias após emergência da cultura.
Nesse período, a praga suga os nutrientes da planta. Para isso, ela introduz seu aparelho bucal no colmo do milho, retirando da planta os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e causando sintomas de desnutrição.