Bicudo do Algodoeiro
O Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) é o inseto de maior incidência e com o maior potencial de dano à cultura do algodão. Essa praga é capaz de destruir até 70% da lavoura em uma única safra, se não for controlado adequadamente.
Dependendo das condições do ambiente, o ataque do bicudo inicia-se por volta dos 40 dias desde seu desenvolvimento, a partir das bordaduras, e pode espalhar-se pela lavoura até a colheita. Um fator que pode afetar a incidência do bicudo nas plantações é a mudança climática, que conforme a elevação da temperatura, acelera o desenvolvimento do inseto e aumenta sua atividade no campo, tornando o controle ainda mais desafiador.
Danos causados:
Os principais danos causados nos botões florais, são resultados da alimentação dos adultos e larvas do bicudo. Além disso, os orifícios abertos com a alimentação e a oviposição realizada pelas fêmeas dentro desses botões, ocasionam o amarelecimento e suas respectivas quedas.
Os botões da parte mediana do dossel das plantas são preferidos para alimentação e os da parte superior para a oviposição. Isso tem um impacto significativo na produção de algodão, já que esses botões são cruciais para a formação de maçãs de algodão.
Como controlar o Bicudo-do-algodoeiro:
O controle do bicudo envolve o uso de inseticidas, a rotação do uso desses inseticidas, as práticas de manejo integrado de pragas e a utilização de variedades de algodão resistentes ou tolerantes ao ataque do inseto. O monitoramento regular da população de bicudos pós colheita, também é um fator essencial para determinar a necessidade de tratamentos eficientes e o uso da biotecnologia como aliada no combate à essa e outras pragas no algodão.
A tecnologia Curbix@ chega como uma ótima opção para o controle do bicudo do algodoeiro, por se tratar de uma tecnologia com modo de ação e ingestão. É projetado para aderir a superfícies cerosas e gordurosas. Portanto, quando os insetos entram em contato ou colocam seus társos, equivalentes às patas, em superfícies tratadas, podem se contaminar.
Além disso, pelo fato de o bicudo do algodoeiro ser uma praga presente durante todo o ciclo fenológico do algodoeiro, é necessário o controle durante, e após cada ciclo.
Para receber mais dicas sobre o manejo integrado do Bicudo, assista ao Impulso Minuto.
Soluções Bayer
As melhores opções de tratamentos e fungicidas para proteção e prevenção em cultivos e, assim, maximizar os resultados de sua lavoura. Confira nossas soluções!
- Curbix é o inseticida da Bayer que chega primeiro no controle de diversas pragas, combatendo rapidamente as infestações e protegendo a cultura por mais tempo graças ao seu efeito de choque de verdade e longo período de controle