Horário para amostragem de percevejos na soja

27 de fevereiro de 2019

Dependendo do comportamento da espécie de percevejo a ser amostrado, o horário de avaliação poderá interferir na eficiência do monitoramento. Não é exatamente o horário que interfere, mas as condições de ambiente ocorrentes em um determinado horário. As condições ambientais influenciam na facilidade de encontrar os percevejos sobre a planta e na facilidade de contá-lo (menor propensão ao voo).

A eficiência na amostragem irá influenciar no quão próximo está à estimativa da população real. Sabe-se que o método inadequado assim como o horário inadequado podem impactar em estimativas errôneas que podem direcionar à erros de posicionamentos dos inseticidas.

Diversos trabalhos têm evidenciado que os melhores horários para avaliação são no início da manhã (até as 10 h) e no final da tarde (após as 19 h). Pela manhã, devido à presença de orvalho nas folhas, os percevejos sobem na planta para se expor à luz e se secar e as temperaturas mais amenas nesses horários reduzem a sua mobilidade, fatores que possibilitam maior eficiência na coleta e contagem.

O percevejo marrom, Euschistus heros, é um exemplo de espécie cujo comportamento é de maior exposição no topo da planta nos horários mais frescos do dia. Além disso, nos horários mais frescos, os percevejos demoram mais para alçar voo, visto que, para isso eles precisam elevar à temperatura corpórea, o que nos horários mais frescos é retardado.

O horário de coleta entre 12 e 17 horas é o período menos indicado para avaliação devido à dificuldade de encontrar os percevejos. Nesses horários, além do pano-de-batida, o examinador deveria examinar também a superfície do solo, onde os percevejos descem e se abrigam do calor e desidratação. No entanto, a dificuldade de encontrá-lo sobre a palha reduz a eficiência de amostragem.

Tais informações reforçam a recomendação de que as amostragens para percevejos devem ser realizadas preferencialmente nos períodos mais frescos do dia. É muito importante que a estimativa da população seja correta e precisa para que o controle seja feito no momento certo.

Para uma estimativa de percevejos com qualidade e precisa, à Bayer disponibiliza o serviço Patrulha Percevejo que pode ser adquirido através do Programa de Pontos Bayer.